12/03/2010 13h26 - Atualizado em 05/05/2016 11h51

Judocas capixabas serão capacitados durante Desafio Internacional de Judô

Vitória receberá a partir deste sábado (13) mais uma edição do Desafio Internacional de Judô, com presença garantida das principais seleções do mundo, dentre elas, Brasil, Portugal, Inglaterra e França. O evento será no ginásio do Dom Bosco, na Faculdade Salesiana, em Vitória, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). A novidade neste ano não é o desafio em si, mas o curso de capacitação que os judocas capixabas receberão durante uma semana, dos principais atletas da modalidade, dentre eles o capixaba, integrante da seleção brasileira, Nacif Elias Júnior.

O curso foi uma iniciativa da Sesport, que neste ano mais uma vez recebeu da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a solicitação de apoio do Governo do Estado, para que o evento fosse mais uma vez realizado na capital capixaba.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, solicitou que a CBJ oferecesse esse treinamento de campo, para preparar e capacitar os atletas capixabas, visando o ciclo olímpico Rio 2016.

“Solicitamos à confederação que ela nos desse essa contrapartida para prepararmos nossos atletas para o ciclo olímpico, tendo em vista que estamos, desde o ano passado, discutindo como o Estado pode estar inserido nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, que serão realizadas em 2016. A capacitação é fundamental para que nossos atletas se preparem para os jogos. E quando o assunto são nomes renomados do esporte, como o capixaba Nacif Elias e o medalhista Tiago Camilo, temos que aproveitar essa oportunidade”, garantiu o secretário.

Talento descoberto nos tatames capixabas, Nacif hoje é espelho para centenas de jovens judocas do estado. “Para o judô capixaba será uma oportunidade única de treinar e aprender com a seleção brasileira. O que a Confederação Brasileira de Judô está proporcionando ajudará muito no crescimento destes atletas. Isso é valorizar os talentos locais”, diz Nacif.

O presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, aponta o Treinamento de Campo como legado para o Espírito Santo. “Sem dúvida é incentivo ímpar para formação de atletas para os Jogos Olímpicos de 2012 e 2016”.

Além da semana de treinamento e o desafio, o evento ainda será uma das primeiras seletivas que a CBJ estará realizando visando as Olimpíadas de Londres, em 2012. Ao todo serão 44 atletas e técnicos participantes. E nos tatames, o Brasil será representado por estrelas do esporte como os campeões mundiais Tiago Camilo (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg), além do capixaba, campeão dos Jogos da Lusofonia e vice-campeão do Grand Slam do Rio, em 2009, Nacif Elias (-81kg).

Tiago Camilo, que também foi medalha de prata nos Jogos de Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008, ressaltou a importância do desafio e vibrou com a oportunidade de lutar no Brasil. “Todos os Desafios são muito proveitosos, além de ser uma oportunidade de mostrarmos o nosso esporte para o público. Sempre que luto no Brasil sinto o calor da torcida e isso me dá uma energia muito boa. Luto com o coração”.

Confira a escalação completa dos países estrangeiros que participarão do Desafio Internacional de Judô.

O Brasil: Breno Alves (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Walter Santos (+100kg).

Portugal: João Santana (-60Kg), Diogo César (-66kg), João Pina (-73kg), Diogo Lima (-81kg), Hugo Silva (-90kg), António Silva (-100kg) e Diogo Silva (+100kg).

Inglaterra: Nathan Burns (-60kg), Jean-Rene Badrick (-66kg), Jan Gosiewski (-73kg), David Groom (-81kg), Craig Stewart (-81kg), Michael Horley (-90kg), Andrew Burns (-90kg) e Theodore Spalding-McIntosh (-100kg).

França: Lilian Barreyre (-60kg), David Czukiewycz (-66kg), Maxime Le Goanvic (-66kg), Ronald Alger (-73kg), Vincent Boussiron (-81kg), Maxime Aminot (-81kg), Anthony Laignes (-90kg), Roman Wolska (-90kg) Mathieu Thorel (-100kg) e Jean-Sebastien Bonvoisin (+100kg).

Texto: Sérgio Rangel