03/09/2013 07h08 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Jovens atletas do ES embarcam nesta quarta (04) para a maior competição estudantil do país

Atletas capixabas embarcam nesta quarta-feira (04) para a maior competição escolar do Brasil – os Jogos Escolares da Juventude (atual nome das Olimpíadas Escolares) - etapa 12 a 14 anos – que será realizado em Natal (RN), entre os dias 5 e 14 de setembro. Ao todo, 154 atletas do Espírito Santo, de escolas públicas e particulares, participarão da competição, que será dividida em duas fases: modalidades individuais e coletivas. Os atletas participantes do Estado foram os vencedores das regionais dos Jogos Escolares do Espírito Santo.

O grupo das modalidades individuais, composto por atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez embarcam nesta quarta-feira (04) em três voos e estarão à disposição da imprensa. O maior grupo, composto por 51 atletas das modalidades natação, ciclismo e atletismo, viaja às 10h12min. Os atletas de judô, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez embarcam às 06h05min, já o badminton e as ginastas da ginástica rítmica embarcam às 17h20min do Aeroporto Eurico Sales, em Vitória.

"Foram meses de dedicação nas disputas regionais e estaduais para chegarem até aqui, e por isso são motivo de orgulho para nós. É a nova geração do esporte capixaba que embarca para uma competição de extrema importância para o desenvolvimento dos atletas, onde terão uma rica troca de experiência com pessoas de todos os cantos do país. Desejo sorte aos novos talentos e garanto que o Governo continuará investindo das categorias de base ao alto rendimento para que todo esportista capixaba possa brilhar aqui ou em qualquer lugar do mundo", frisa o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, lembrando que desde 2011 o Governo do Espírito Santo realiza o maior investimento na história do esporte capixaba.

Destaques

Entre os destaques do Estado estão Fernanda Andrade, da natação, que somente em 2013 quebrou quatro recordes brasileiros, todos acima de oitos anos que permaneciam. Das 21 provas disputadas neste ano, a nadadora conquistou 18 ouros e três pratas, além de dois troféus de melhor índice técnico e a quebra dos quatro recordes.

A ginasta Mayra Siñeriz, escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a melhor atleta do país nas últimas Olimpíadas Escolares de 2012, também estará novamente na competição. Na ocasião, Mayra destacou-se ao conquistar três medalhas de ouro (no individual) e uma medalha de prata (por equipes). Neste ano, a atleta do Centro Olímpico do Espírito Santo já foi prata no brasileiro juvenil, realizado em julho deste ano, e promete repetir a dose do ano passado nesta etapa em Natal.

No judô, Pablo Tessarollo, medalha de ouro no US Open, realizado na Flórida, Estados Unidos, em julho deste ano, promete estar na disputa por uma medalha para o Espírito Santo, junto com Leonardo Barros e Marcos Paulo Marinho.

No feminino, a promessa é Samara Contarini, 14 anos, que desde que começou no esporte está invicta no estadual nas categorias -42, -44 e -48. Em 2011, a atleta conquistou o 3º lugar nas Olimpíadas Escolares, o 2º lugar no campeonato brasileiro e o 1º lugar no Sulamericano, na categoria -42.

Modalidades coletivas

A segunda fase dos Jogos Escolares da Juventude, destinada para as modalidades coletivas, será do dia 10 a 14 de setembro e contará com os atletas do voleibol, handebol, basquetebol e futsal, todos nas categorias masculino e feminino. O embarque está marcado para segunda-feira (9), também em três horários: 17h20min (futsal masculino e feminino e basquetebol masculino); 19h30min (voleibol e handebol masculino e feminino) e 20h20min (basquetebol feminino).

As passagens de toda a delegação capixaba foram custeadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

Jogos Escolares da Juventude

O maior evento esportivo estudantil do país será realizado entre 5 e 14 de setembro e reunirá mais de 4.300 atletas na disputa de 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento que reunirá representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã.

Assessoria de Comunicação Jogos Escolares da Juventude – atletas ES
Raquel Medeiros