17/09/2013 11h50 - Atualizado em 05/05/2016 13h30

Jogos Escolares do Espírito Santo na categoria juvenil entra na etapa final

Começou na noite desta segunda-feira (16), no Sesc de Guarapari, a final estadual dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). A abertura do evento contou com a presença de alunos de escolas públicas e particulares de 27 municípios, que até o dia 20 de setembro disputam vagas para os Jogos Escolares da Juventude que, neste ano, na categoria juvenil, serão realizados em Belém (PA).

Entre as apresentações e desfiles das delegações, o momento foi marcado pela passagem da tocha das mãos da pentacampeã mundial de bodyboard Neymara Carvalho para um aluno que representou todas as escolas. A atleta prestigiou o evento com palavras de incentivo aos novos talentos capixabas.

“Depois de fecharmos com chave de ouro a participação dos nossos estudantes nos Jogos da Juventude em Natal, na categoria infantil, damos início a uma nova disputa. Investimos nos JEES, desde as fases regionais até o envio dos atletas para a fase nacional, com passagens aéreas do programa Compete ES, com o objetivo de incentivar os estudantes e dar uma nova oportunidade para crianças e adolescentes que muitas vezes são detectados e se tornam talentos do esporte. A política pública do Governo para o esporte é formar tanto grandes cidadãos quanto grandes atletas em todas as esferas. Por isso, estamos trabalhando desde a inclusão social até o alto rendimento”, garantiu o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.
A etapa final do JEES está sendo disputada em quatro modalidades coletivas do juvenil, no feminino e masculino. No período de 16 e 20 de setembro, a disputa será entre as equipes de voleibol e handebol, e de 07 a 11 de outubro será a vez do futsal e basquetebol. No total, 43 equipes se enfrentarão nesta competição.

Os estudantes já sonham com o bom desempenho na competição. A aluna Ana Luiza Aguiar, que fez o juramento na cerimônia de abertura, participa pela quarta vez dos jogos e está com boas expectativas. “É muito emocionante e gratificante estar mais uma vez aqui. Nossa pontuação é resultado de muito treino e esforço. A nossa equipe de handebol está focada e tenho fé que teremos um bom resultado”, disse a estudante da Escola Castro Alves, localizada em Cariacica.

“É a primeira vez que chegamos à final. Buscamos este resultado com muita preparação e agora queremos mais do que nunca vencer esta etapa como forma de agradecimento ao nosso treinador que não está aqui conosco devido a um acidente. Queremos nos destacar e dar este presente a ele como forma de gratidão por tudo que ele sempre fez por nós”, disse a atleta Aline Menegassi, da Escola Camila Motta de Alfredo Chaves.

Jogos

Os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), competição promovida pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas todas as escolas do Estado do Espírito Santo e promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte e lazer.

Os finalistas da Etapa Final Estadual, em Guarapari, estarão classificados para os Jogos Escolares da Juventude que, neste ano, na categoria juvenil, serão realizados de 07 a 16 de novembro em Belém (PA).

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport