16/04/2012 08h15 - Atualizado em 05/05/2016 12h21

Jerônimo Monteiro recebe novo investimento do Governo do ES

A manhã de domingo dos moradores da comunidade de Barra Limpa, a 8km do Centro de Jerônimo Monteiro, não foi apenas de missa na igreja local. Isso porque na manhã do último domingo (15) a comunidade parou para acompanhar a assinatura da ordem de serviço para a construção de vestiários e cantina na quadra esportiva da comunidade, uma antiga reivindicação dos moradores.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, que foi recepcionado pelo prefeito municipal Francisco Alcemir Rosseto, do vice-prefeito Ary de Oliveira, por secretários municipais, deputado estadual Glauber Coelho, vereadores e diversas lideranças comunitárias.

E a autorização do início imediato das obras vai ratificar o investimento de R$ 126 mil na obra, sendo que R$ 117.684,74 serão repassados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

E o projeto da obra, aliado a velocidade para início imediato da obra, foram pontos elogiados pelo secretário Vandinho Leite. Para ele, o envolvimento da comunidade na discussão do projeto, e o envolvimento da equipe de trabalho do município foram fundamentais para a assinatura da ordem de serviço.

“Essa é a segunda vez que visito a comunidade. A primeira foi para discutir alguns pontos do projeto com a comunidade e fui muito bem recebido. E essa visita me fez perceber o quanto essa obra é importante e possui criatividade, pois possui vestiários que vão atender a quadra de esportes e o campo da comunidade que ficam ladeados. Terá cantina que por si só vai integrar a comunidade, mas terá um espaço para convivência que vai permitir que os jogadores de final de semana continue se encontrando para os churrascos e as festas”, descreveu Vandinho.

Clique aqui para ampliar!

O secretário aproveitou a oportunidade para destacar os projetos já em andamento no município e que contam com a parceria entre estado e município para serem desenvolvidos. E destacou ainda novos projetos que prometem continuar levando desenvolvimento social e qualidade de vida aos moradores de Jerônimo Monteiro.

“O projeto Campões de Futuro está atendendo a 300 crianças e adolescentes no município oferecendo aulas gratuitas de handebol e futsal. Inauguramos no ano passado o Campo Bom de Bola que pode atender a todos os moradores do Centro da cidade em tempo integral. Mas teremos novidades em breve. A Escola de Ensino Fundamental e Médio Jerônimo Monteiro, no Centro, está apta a receber o projeto Esporte Pela Paz – Segundo Tempo, que vai oferecer atividades esportivas gratuitas no contraturno escolar, para que nossas crianças desenvolvam o conceito de aluno em tempo integral. Ou seja, esteja na escola em tempo integral participando de atividades que permitirão desenvolver valores como ética, disciplina e trabalho em equipe”, explicou o secretário que também ressaltou o novo programa da Sesport que já foi apresentado aos prefeitos municipais e que em breve será lançado pelo Governo do Estado.

“Vamos lançar o programa Praça Saudável, que tem como objetivo revitalizar todas as praças municipais para que crianças, adolescentes, adultos e a melhor idade tenham um equipamento em favor a saúde e a prática saudável de atividades esportivas. Vamos, a princípio, melhorar a estrutura e levar esses equipamentos para exercícios físicos, de 35 a 40 praças. Mas nosso objetivo até o final do programa é atender a mais de 200 praças por todo o Espírito Santo. O nosso objetivo é trabalhar na prevenção de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no Brasil e que tem feito vítimas constantes no Estado. Trabalhando a prevenção, temos certeza que vamos reduzir os gastos médicos com doenças que podem ser prevenidas e assim, tornar o Espírito Santo o Estado com maior número de pessoas praticando atividades físicas no País”.

Clique aqui para ampliar!

O início das obras dos vestiários e da cantina em Barra Limpa foram comemorados pelos moradores e lideranças locais. Um dos “peladeiros” assumidos o vereador Carlos Roberto, o Betita, resumiu um dos benefícios da obra.

“Antes tínhamos que trocar de roupa na frente das mulheres e crianças que vinham acompanhar os jogos, ou tínhamos que nos espremer dentro dos carros pra nos vestir. Mas com essa obra, que há muito tempo a comunidade esperava, vamos ficar mais tranquilos e os jogos vão ficar mais completos. Agora, essas novidades que o secretário disse são importantíssimas. Vão trazer envolvimento da comunidade e muitos benefícios para os moradores de Jerônimo Monteiro’, disse Betita.