30/06/2011 21h23 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Jerônimo Monteiro e Presidente Kennedy recebem investimentos para ampliação do Campeões de Futuro

Os municípios de Jerônimo Monteiro e Presidente Kennedy receberam na tarde desta quinta-feira (30) importantes investimentos que vão garantir a ampliação do projeto de inclusão social Campeões de Futuro. Para isso, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) entregou novos uniformes e materiais esportivos que vão beneficiar 600 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos.

A entrega dos novos equipamentos foi muito festejada pelos alunos, pais e professores do projeto, que acompanharam de perto as cerimônias de assinatura dos termos de doação e de autorização para implantação de novos núcleos em ambos os municípios.

Em Jerônimo Monteiro, o projeto já atendia 200 alunos na modalidade de futsal. A esses alunos foram entregues novos uniformes e materiais esportivos, como bolas, arcos, redes, apitos e bombas como reposição do material já existente.

Clique aqui para ampliar!

Além deles mais 200 crianças e adolescentes passarão a ser beneficiados pelo projeto. Com a assinatura do termo de autorização pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite e pelo prefeito municipal Francisco Alcemir Rosseto, o novo núcleo de handebol já poderá colocar em prática a nova atividade no município.

O secretário comemorou a multiplicação do projeto. “Em primeiro lugar temos que parabenizar ao município que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social. E em segundo lugar devemos continuar multiplicando esse projeto que está oferecendo oportunidades para aqueles que não possuem condições de pagar uma escolinha ou até mesmo um clube para praticar modalidades esportivas, levando qualidade de vida principalmente para aqueles que estão nas regiões de maior vulnerabilidade social”, descreveu Vandinho Leite.

Clique aqui para ampliar!

Após a solenidade, o secretário embarcou para Presidente Kennedy. Nem mesmo o horário e o frio atrapalharam a vontade da população do distrito de Jaqueiras de acompanhar de perto a entrega de novos materiais esportivos e uniformes aos alunos do Campeões de Futuro.

Chegando ao distrito ele foi recepcionado por moradores locais, autoridades e alunos que fazem parte do projeto de inclusão social.

Presidente Kennedy já abriga um núcleo de basquete que atende 200 alunos, com idade entre 7 e 17 anos, entre meninos e meninas. Eles receberam das mãos do secretário novos uniformes e equipamentos esportivos como cones, bolas, apitos e bombas de reposição para que a modalidade possa continuar sendo praticada no município.

Clique aqui para ampliar!

Mas o secretário também autorizou a implantação de um novo núcleo. Dessa vez será oferecida a modalidade de judô. Aos novos alunos, que já estão procurando efetuar a matrícula, foram entregues tatames, quimonos e faixas para o início das atividades.

E para simbolizar a entrega do primeiro kit de judô o faixa verde da modalidade Lucas Barreto Amarantes, natural da cidade sulina, foi convidado. Em seu currículo o atleta possui importantes conquistas. Pentacampeão estadual, vice-campeão brasileiro de judô, categoria sub-13, além de compor a seleção capixaba de judô.

O atleta recebeu como reconhecimento de suas conquistas um novo quimono para ser utilizado no Campeonato Brasileiro de Judô, em Aracaju (SE), entre os dias 6 e 7 de agosto deste ano.

“Estou muito feliz por está aqui e quero muito continuar levando o nome do município para o Estado e para o Brasil. Por isso agradeço a confiança que estão tendo no meu trabalho. Vou me dedicar muito”, garantiu o tímido judoca.

Conheça o projeto

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação e afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade.

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis.

O trabalho desenvolvido, em parceria com as Prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a Prefeitura oferece o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiários e qualificação profissional, para que essas pessoas envolvidas no projeto social tenham conhecimento específico da importância do trabalho e para saber como executá-lo.

O projeto foi criado em 2008 e segue em fase de multiplicação. Em um projeto a médio e longo prazo, a meta do Governo do Estado é inserir 100% das crianças e adolescentes capixabas no programa. Por isso, os núcleos implantados estão em constante avaliação para que novos núcleos sejam cedidos e desenvolvidos pelos municípios capixabas.

Em cada núcleo, 200 crianças aprendem as mais diversas modalidades. Dentre elas: vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, judô, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez.

Facebook: Asscom Sesport