21/07/2011 15h57 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Instalações capixabas são inspecionadas pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo

Parte das instalações que o Comitê ES Copa 2014 cadastrou como opções para Centro de Treinamentos para o período de preparação de seleções para a Copa do Mundo no Brasil foram vistoriadas na tarde desta quinta-feira (21). Os trabalhos de inspeção foram realizados por um consultor da empresa Arena, contratada pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014 para efetuar as vistorias em todas as opções cadastradas.

Em Cariacica, onde conheceu o projeto e o andamento das obras do Estádio Estadual Kleber Andrade, onde também estava o governador em exercício Givaldo Vieira, que se mostrou otimista com o andamento das obras no estádio Kleber Andrade e com relação à escolha do espaço como Centro de Treinamento da Copa do Mundo de 2014.

“O ritmo da reforma está acelerado, com mais de 150 trabalhadores e muitas máquinas atuando e já demonstra um resultado satisfatório de acordo com o projeto. O Kleber Andrade será um marco para o esporte capixaba e será também palco de grandes atrações, já que contará com uma arena multiuso e terá a primeira pista oficial de atletismo do Estado, um atributo a mais para trazermos eventos do porte dos Jogos Olímpicos para nosso território, além da oportunidade do Governo fomentar atividades educacionais e sociais para o capixaba por meio do esporte”, afirmou Givaldo Vieira.

O secretário Vandinho Leite também destacou o desenvolvimento das obras que o Governo do Estado está realizando para o fortalecimento do esporte local e, da campanha capixaba para fazer do Espírito Santo um Centro de Treinamento para seleções.

Clique aqui para ampliar!

“É importante destacar que nossos investimentos e esforços são para fazer o esporte capixaba se desenvolver. Mas, agora também estamos nesse processo e expectativa de tornar o Espírito Santo um Centro de Treinamento para seleções que vão se preparar para a Copa do Mundo no Brasil. Estamos muito otimistas com a nossa evolução, que foi comprovada pelo inspetor do Comitê Organizador da Copa do Mundo. Ele acompanhou de perto nossos investimentos e inspecionou cada detalhe de nossas opções e pelo que parece gostou muito do que viu”, afirmou Vandinho.

Vistorias

Em Vitória, o consultor Vladimir Hinkelmann conferiu plantas, projetos e obras das instalações da Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (AERT), na Serra, o Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, e o Centro de Treinamento Jaime Navarro de Carvalho, em Vitória, incluindo o Estádio Salvador Costa, esse último foi cadastrado como opção em conjunto.

Clique aqui para ampliar!

Municiado de informações sobre os projetos executivos e daqueles que ainda serão desenvolvidos, Vladimir saiu do Espírito Santo com boa impressão. Além de obras, ele também vistoriou a mobilidade urbana, transporte público e instalações e rede hoteleira. Ele disse que a candidatura do Estado está bem encaminhada e elogiou os esforços do Governo na condução do processo de candidatura capixaba.

As vistorias começaram no início da manhã. O consultor Vladimir Hinkelmann esteve no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, sede da Sesport, em Bento Ferreira. Lá ele conheceu o projeto de reforma e ampliação do espaço que está prestes a se tornar o primeiro Centro Olímpico do Espírito Santo.

O secretário Vandinho Leite apresentou a proposta de fazer do espaço um local de formação de novos atletas e para-atletas, além de ser um espaço de constante treinamento para aqueles que já são nomes de destaque no esporte de alto rendimento.

Depois da visita à Sesport, o consultor esteve no Estádio Salvador Venâncio da Costa, ‘casa’ do Vitória Futebol Clube. Ele foi apresentado ao projeto de ampliação da praça esportiva que após a reforma contará com capacidade para dez mil expectadores, cabines de imprensa, camarotes, estacionamento amplo e duas torres comerciais.

Após o almoço, Vladimir Hinkelmann e a equipe do Comitê ES Copa 2014 foram recepcionados no canteiro de obras do Estádio Estadual Kleber Andrade. No local onde está sendo construído o primeiro estádio estadual do Espírito Santo, ele registrou as imagens do ritmo das obras, da atual estrutura, conversou com os arquitetos e engenheiros e tirou dúvidas sobre o andamento das obras.

Clique aqui para ampliar!

Finalizadas as visitas, a expectativa agora fica por conta da resposta e do relatório que será apresentado sobre as expectativas e considerações que as instalações capixabas apresentaram.

Detalhes da obra do Kleber Andrade

Atualmente, dos 22 pilares de sustentação, 18 já estão concluídos. A construção dos outros quatro começa na próxima semana. Os pilares servem para dar sustentação ao anel superior, que é a cobertura do Estádio.

As fundações do edifício educacional estão concluídas. A laje do subsolo está em fase de construção e segue o cronograma previsto de obras. E por falar em obras, 18% das atividades de construção do Estádio Estadual Kleber Andrade já foram executadas o que dá ainda mais peso à campanha capixaba.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão