03/12/2012 06h11 - Atualizado em 05/05/2016 13h05

Instalações capixabas despertam interesse do Comitê Olímpico Australiano

Depois de confirmar o Centro Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória, como sede da natação australiana, o Espírito Santo pode receber outras modalidades da Austrália para o período pré Olimpíadas Rio 2016. Neste sábado (01), uma comitiva do País visitou as instalações esportivas capixabas e gostou do que viu. Uma nova visita deve ser realizada nos próximos meses.

Segundo a diretora de Esportes do Comitê Olímpico Australiano, Fiona de Jong, as estruturas e a logística da capital capixaba são grandes atrativos para as confederações do País. "A proximidade e a capacidade de reunir várias modalidades juntas são uma grande vantagem de Vitória. Tenho certeza que outras modalidades vão se interessar", afirmou.

Ao saber da conversa de outros países com o Estado, a diretora mais uma vez reafirmou o interesse australiano. "Vamos voltar em breve com representantes das confederações. Por favor, não fechem com outros países sem conversar com a gente", pediu Fiona.

Além da representante do Comitê Olímpico Australiano, o grupo contou também com os diretores do Instituto Australiano de Esporte, Mike McGovern e Shona Halson. Eles estiveram na Estação Conhecimento, na Serra, no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, Álvares Cabral, Clube Ítalo Brasileiro, Ginásio Jones dos Santos Neves, Iate Clube e Ufes, em Vitória, além do Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica.

Para o secretário Estadual de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, o interesse australiano no Estado é consequência do trabalho que o Espírito Santo tem feito para aproveitar os grandes eventos esportivos, que se aproximam no Brasil. "Estamos nos preparamos com obras, com planejamento, com materiais e um trabalho intenso para projetar o Estado durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas".

Intercâmbio

A possibilidade de receber delegações estrangeiras abre a possibilidade de um intercâmbio entre potências do esporte e o Espírito Santo em diversas modalidades. Por isso, em conversa com a comitiva australiana, Vandinho frisou o interesse do Espírito Santo em realizar intercâmbios entre os esportes que poderão vir ao Estado para treinar.

"Esta é uma oportunidade ímpar para evoluirmos e aprendermos com países que estão em outro estágio do esporte. Não queremos só receber atletas nas nossas dependências. Esperamos das delegações estrangeiras cursos e capacitações não só para os técnicos e atletas, mas também entre os cientistas dos dois países", declarou aos australianos, que sinalizaram positivamente a condição do secretário.

Natação

Em novembro, a seleção de natação da Austrália confirmou a escolha pelo Centro Jayme Navarro de Carvalho, para treinamentos pré-Rio 2016. O anúncio oficial foi feito pelo governador Renato Casagrande.

Sede dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, a Austrália já revelou astros como o “torpedo australiano” Ian Thorpe, dono de nove medalhas olímpicas. Nas duas últimas Olimpíadas, a natação australiana acumulou trinta medalhas, sendo sete de ouro. Nos jogos de Pequim (China), realizados há quatro anos, a Austrália só somou menos medalhas do que os Estados Unidos, na natação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Facebook: Asscom Sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard