25/04/2010 19h21 - Atualizado em 05/05/2016 12h05

III Conferência Estadual de Esportes garante discussões acaloradas e 25 delegados na edição nacional em junho

A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) promoveu a III Conferência Estadual de Esportes, que teve como objetivo discutir as 10 linhas estratégicas, que vão fazer do Brasil uma potência esportiva mundial, nos próximos 10 anos. Durante o evento foram eleitos 25delegados que vão representar o Estado na III Conferência Nacional de Esportes, em Brasília no período de 3 a 6 de junho.

A Conferência Estadual, realizada neste sábado (24), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra, foi dividida em dois períodos. No primeiro, os cerca de 120 participantes foram divididos em 10 grupos para discutir as ações e metas compostas em cada linha estratégica.

Após o almoço, as conclusões dos debates em cada grupo foram levadas para a plenária, onde foram apresentadas para os demais participantes efetuarem suas considerações. Porém, apenas os delegados, eleitos nas edições municipais e regionais da Conferência, puderam votar cada proposta de alteração ao texto básico elaborado pelo Ministério do Esporte.

Membro do Comitê de Mobilização do Ministério do Esporte, César Maciel elogiou o Espírito Santo pela organização do evento e mobilização na realização da Conferência Estadual. Ele disse que a participação do Estado será de fundamental importância para o desenvolvimento de uma política esportiva, que em breve irá trazer bons frutos para o País e também para os capixabas.

“Essa organização mostra muito bem a força dos esportes no Espírito Santo e é fruto desta última gestão que desenvolveu programas importantes e sérios, como o Bolsa-Atleta Capixaba, que está diretamente beneficiando atletas e que fortalece e muito o esporte em si. Gostaria de destacar também o empenho e envolvimento dos capixabas. Tivemos uma ótima Conferência, onde o mais importante, que é a construção de um plano decenal em prol do esporte, começa em cada município, passa por esse estatuto estadual bem debatido e por isso, parabenizamos o Espírito Santo, porque assim, estão democratizando o acesso a todos os esportes”, analisou.

A secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lenise Loureiro, ficou satisfeita com o resultado dos trabalhos, que há dois anos não eram desenvolvidos em âmbito nacional e estadual. A secretária destacou a importância do calor das discussões que aconteceram sobre cada linha estratégica. “Essa discussão acalorada significa que nós capixabas estamos empenhados em trazer bons frutos de Brasília em beneficio do fortalecimento do nosso esporte. Nesse momento, com aplicação da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer na organização de um evento deste porte, mostramos que o Governo do Estado está buscando novos rumos para o nosso esporte de base e de alto rendimento”, destacou.

Site: www.sesport.es.gov.br