03/06/2009 10h37 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Governo vai direcionar projetos esportivos para locais com histórico de altos índices de homicídios

Em uma reunião técnica realizada na manhã desta quarta-feira (03), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Governo do Estado decidiu direcionar alguns projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Esportes (Sesport) para locais com histórico de altos índices de homicídios. Os primeiros municípios a receberem os projetos serão Serra e Cariacica.

Essa decisão foi realizada após o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, André Garcia, detalhar o Plano de Enfrentamento da Violência ao secretário de Estado de Esportes, Luciano Rezende, e ao corpo gerencial da secretaria. “É muito importante que, depois das ações de caráter policial, o Estado permaneça presente no lugar. Só assim o local não volta a se degradar. O esporte tem uma grande capacidade de agregar pessoas e será uma alternativa saudável para a comunidade, longe do crime e das drogas”, descreve Luciano Rezende.

“Não queremos a criação de nenhum projeto especifico. Nosso objetivo é que a Secretaria de Esportes direcione para estes locais os projetos já existentes. Com esta medida queremos dar mais opções de lazer aos nossos jovens, além de fortalecer a presença do poder público. Esta é uma ação de defesa social”, explica o subsecretário da Sesp.

“Vamos aderir ao pedido da Secretaria de Segurança. Será realizado um levantamento interno e junto à comunidade destes locais para identificarmos qual o tipo de esporte favorito nestas regiões para, em seguida, implementarmos um projeto-piloto”, acrescenta Luciano Rezende.

Durante a reunião, Rezende disse ainda que está estudando a viabilidade de instalar, nestes locais, o projeto Esporte à Meia Noite, que tem como principal instrumento a implantação de atividades esportivas, culturais e educativas de fácil aceitação entre os adolescentes, como meio de mudar comportamentos.

“Vamos elaborar um projeto que usará o esporte como ferramenta para o enfrentamento à violência no Espírito Santo. O projeto piloto deverá ser em Féu Rosa, na Serra, mas antes de determinar qual a atividade será desenvolvida, ouviremos a comunidade e a Prefeitura para conhecer qual a modalidades esportivas preferida”, pontua, Lenise Loureiro, gerente de Esportes Educacionais Comunitários e Lazer.

Plano de Enfrentamento da Violência

O Plano de Enfrentamento da Violência tem como objetivo reduzir os índices de violência no Estado, especialmente nas Regiões Especiais de Defesa Social (Reds). O Plano é executado por meio de ações policiais, que vão desde a identificação até a prisão de homicidas e traficantes que atuam nas Reds.

Vale lembrar que no Plano de Enfrentamento estão previstas diversas ações, entre elas a Ação Integrada pela Segurança, que tem como meta principal fortalecer a presença dos Poderes Públicos nestas regiões, bem como oferecer serviços e informações que resgatam valores de cidadania.

Assessoria de Comunicação/Sesp
Leonardo Nunes