20/01/2011 12h16 - Atualizado em 05/05/2016 12h08

Governo lança segundo edital do programa Compete Espírito Santo, que viabiliza passagens aéreas para atletas

“Senhoras e senhores, por favor, apertem os cintos”. A partir do próximo mês essa será a frase que os atletas e para-atletas de alto rendimento do Espírito Santo ouvirão com mais freqüência. Isso porque o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), lançou na manhã desta sexta-feira (14) o segundo edital de seleção do programa Compete Espírito Santo, que beneficia atletas e para-atletas de alto rendimento do Estado com passagens aéreas.

Os bilhetes são emitidos para que eles possam representar o Espírito Santo em competições nacionais e internacionais, dentro e fora do País.

A solenidade reuniu, no Palácio Anchieta, em Vitória, autoridades, presidentes de federações, associações, diretores de clubes, atletas e para-atletas, que ouviram do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, o discurso de quem vai trabalhar em prol do esporte capixaba.

“Estou muito motivado e com muita vontade. Quero deixar claro a todos que sou um agente público que acredita no esporte como uma forma de inclusão social. E as políticas públicas que puderem ser feitas, serão feitas. E nós estaremos à disposição de todos vocês para fazer um brilhante trabalho para a união de todos, para o bem do esporte capixaba”, discursou.


Clique aqui para ampliar!


Vandinho Leite ressaltou que o programa Compete Espírito Santo está embutido dentro de um dos eixos que o Governo do Estado vai trabalhar para fortalecer a imagem do Estado, que é a inserção nacional.

O secretário disse ainda que os atletas capixabas têm a responsabilidade de serem embaixadores do Espírito Santo no Brasil e no Mundo por suas conquistas que elevam o nome do Estado a nível nacional e internacional.

“Estamos hoje focados em trabalhar em um dos importantes eixos do Governo do Estado, que é a inserção nacional. E se tem alguém ou algumas pessoas que têm levado o Estado a uma inserção nacional, são os nossos atletas. E são diversas as conquistas. O Compete Espírito Santo proporcionou, no último ano, conquistas do Sul-americano de bodyboarding de Magno Oliveira e de Mayla Venturin, o tricampeonato brasileiro da seleção capixaba de futebol de areia, as diversas medalhas da ginástica rítmica capixaba em competições nacionais e internacionais, e também as conquistas das Olimpíadas Escolares, nas edições infantil e juvenil”, destacou.



A novidade do programa neste ano será a inclusão do futebol como um dos beneficiados. O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, disse que o Compete Espírito Santo será estendido aos representantes do Estado na Copa do Brasil - Vitória e Rio Branco são os representantes do Estado na competição -, e também ao time que representar o Espírito Santo, no Campeonato Brasileiro da Série D.

“Conversei com o governador e ele está disposto a ajudar o esporte local, assim como o futebol. E a nossa primeira contribuição será a extensão do programa Compete Espírito Santo aos representantes do Estado na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D”, destacou o secretário.

O governador Renato Casagrande destacou que o Espírito Santo possui talentos nas mais variadas áreas para mostrar ao Brasil e ao mundo. Casagrande ressaltou que um dos compromissos do Governo é fortalecer a inserção nacional do Estado, o que é, inclusive, objeto de trabalho de um dos 10 comitês por eixos estratégicos que estão sendo implantados, dentro do novo Sistema de Gestão.

“Possuímos talentos e potenciais nas mais variadas áreas e vamos intensificar a divulgação de nossos valores. O esporte talvez seja o instrumento mais apropriado para que possamos divulgar o Estado pelo Brasil e pelo mundo. Também queremos utilizar o esporte como instrumento de inclusão social e de geração de oportunidades para nossa juventude”, pontuou.

Casagrande lembrou que o lançamento do edital do Compete Espírito Santo representa mais um passo na política de valorização dos atletas capixabas. “Estamos avançando com esse importante programa, incluindo o futebol como uma das modalidades beneficiadas". O governador aproveitou para parabenizar os atletas que vêm obtendo destaque fora do Estado. “Esse programa é para que vocês possam continuar em busca de seus objetivos e contribuir para a divulgação do Espírito Santo”, afirmou.



Atualmente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibiliza aos clubes da Copa do Brasil 23 passagens, segundo informações dos clubes. E o objetivo da Sesport é complementar o restante das passagens para que toda a delegação embarque para os jogos, minimizando os custos com viagens.

Já para o Campeonato Brasileiro da Série D, a Sesport vai emitir passagens para toda a delegação, isso porque a CBF não beneficia os clubes com transporte aéreo.

Quem aprovou a iniciativa do Governo do Estado e da Sesport foi a bodyboarder capixaba, cinco vezes campeão mundial, Neymara Carvalho. A atleta revelou que no momento em que as ações do beneficio foram apresentadas pelo secretário Vandinho Leite, um filme de sua carreira passou diante de seus olhos.

“Fiquei pensando logo no início que não tínhamos nenhum tipo de benefício como esse e que precisávamos correr atrás de patrocinadores para conseguir uma passagem para uma competição. Agora esse projeto oportuniza não só aos atletas profissionais, mas aqueles que estão começando agora, a levar o nome do Estado cada vez mais para o Brasil e para o Mundo”, ressaltou.


Clique aqui para ampliar!


Beneficiado pelo programa, o também bodyboarder Magno Oliveira ressalta que o Compete Espírito Santo foi fundamental para sua conquista. “Sem essas passagens eu não teria viajado, mas consegui viajar, competi e conquistei o bicampeonato na Venezuela. E esse programa me trouxe vários benefícios e colocou o nome do Estado no topo da mídia local, nacional e até em alguns países sul-americanos. A expectativa é muito boa e os próximos anos serão pra colher esses frutos que estão sendo plantados agora”, pontuou.

A técnica da seleção capixaba e ex-treinadora da seleção brasileira de ginástica rítmica, Mônika Queiroz, destacou a forma como o programa é oferecido, mas também avaliou a importância das políticas públicas, desenvolvidas pelo Governo do Estado para o esporte do Estado.

“Primeiro vale destacar que é uma forma muito transparente de se trabalhar recursos públicos, porque existe um edital, você apresenta o seu projeto e faz sua previsão durante o ano, o que dá mais confiabilidade ao atleta, que treinará sabendo que sua viagem estará garantida. E, em segundo lugar, esse programa vai fazer com que as federações trabalhem com mais seriedade e mais profissionalismo, porque cada vez mais organizado, mais sério será seu calendário esportivo e mais opções você vai ter de ser atendido pelo projeto”, concluiu.


Clique aqui para ampliar!


As inscrições para obter o benefício serão abertas já na próxima segunda-feira (17) e serão encerradas no dia 31 de janeiro. Os detalhes estão no edital, divulgados no site da Sesport (www.sesport.es.gov.br), no campo editais.


Clique e confira o edital


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard