08/10/2011 16h03 - Atualizado em 05/05/2016 12h15

Governo lança programa que leva estrelas do esporte capixaba para regiões mais vulneráveis

A goleada da Seleção Capixaba sobre o Uruguai, por 5 a 1, na manhã deste sábado (08), durante o Desafio Internacional de Futebol de Areia marcou o lançamento oficial da Caravana Esportiva, projeto do Governo do Estado, promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). E com as arquibancadas lotadas, na arena montada na praça principal de Porto Canoa, na Serra, os torcedores capixabas puderam saudar os atuais campeões brasileiros de futebol de areia, que garantiram o início da programação da primeira Caravana Esportiva com o pé direito.

O governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira e o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite foram os responsáveis pelo lançamento do projeto, que tem como objetivo principal levar qualidade de vida, inserção e inclusão social aos capixabas de todo o Espírito Santo que não possuem acesso ao esporte e lazer.

“A Caravana Esportiva, assim como o Esporte Pela Paz e o Programa Estado Presente, é mais uma ferramenta para alcançarmos o nosso objetivo maior, de melhorar a qualidade de vida da população capixaba, principalmente, atendendo aos mais vulneráveis socialmente. Aqui em Porto Canoa e em mais 13 regiões, teremos o reforço positivo gerado pelo esporte, como forma de inclusão, de melhoria no convívio social e de formação de nossos jovens, para alcançarmos um futuro onde a cultura da paz não seja apenas um sonho distante”, afirmou o governador.

Festa Esportiva

Ao todo serão cinco dias de atividades esportivas e culturais direcionadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos que vão poder acompanhar de perto jogos de grandes nomes do esporte capixaba e ainda poderão participar das oficinas de vôlei de praia com Fábio Luiz, futebol de areia com Buru e Bruno Malias e de futevôlei com Rodrigo Lacraia e Bruno.

Além de apresentar toda a programação para os serranos, o secretário Vandinho Leite falou da importância da Caravana Esportiva. “O grande objetivo do Governo do Estado é levar qualidade de vida e as nossas ações para quem mais precisa da atenção de nossa parte. Por isso, estamos lançando mais esse importante programa que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida aos capixabas. Porque as atividades esportivas nos fazem crescer, desenvolver valores éticos e sem contar que nos ajuda a garantir o sono tranquilo de muitos pais, que saberão que os filhos estão aqui na arena praticando esporte durante esses cinco dias, longe da violência, das drogas e da criminalidade”, afirmou Vandinho.

Quem aprovou a iniciativa do Governo do Estado foram os moradores de Porto Canoa e dos bairros vizinhos que fizeram questão de agradecer ao governador Renato Casagrande e ao secretário Vandinho Leite, que foram aplaudidos na chegada à arena.

Esporte Pela Paz

Para garantir a tranquilidade das famílias capixabas, moradores das 20 regiões de maior vulnerabilidade social da Grande Vitória, o governador e o secretário Vandinho Leite ratificaram o compromisso do Governo do Estado na implantação do programa Esporte Pela Paz, que integram as ações do Programa Estado Presente.

O Esporte Pela Paz é um programa que tem como objetivo garantir qualidade de vida e inclusão por meio de modalidades esportivas para crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos.

Na Serra, o projeto está oferecendo atividades em Nova Almeida, Jacaraípe, Vila Nova de Colares e Jardim Carapina. Em Vila Velha, o projeto é oferecido nos bairros Terra Vermelha, São Torquato e Vale Encantado.

O Esporte Pela Paz é desenvolvido em parceria da Sesport com entidades públicas e privadas, que recebem núcleos de atividades esportivas. Os núcleos deverão atender aproximadamente 200 crianças e adolescentes, com carga horária dos profissionais que trabalharão nos núcleos de 20 horas semanais.

O horário de funcionamento dos núcleos, suas modalidades esportivas e complementares serão determinados de acordo com a especificidade de cada comunidade e colaborador.

Cada núcleo vai oferecer uma modalidade esportiva e recreativa, de acordo com os parceiros, como atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futebol de areia, futebol de campo, futsal, bodyboarding, ginástica artística e ginástica rítmica, futebol americano, vôlei, vôlei de praia, handebol, kickboxing, judô, boxe, jiu-jitsu, natação, surf, xadrez, capoeira e dança.

Programação da Caravana Esportiva

Sábado (08/10)
16 horas – 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Futevôlei.
20 horas – Jogo exibição de futevôlei com Rodrigo Lacraia e Bruno.

Domingo (09/10)
8 horas – Finais da 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Futevôlei.
14 horas – Torneio de escolinhas de futebol de areia da Serra
20h30min – Desafio de Futebol de Areia entre Serra x Rio Branco

Segunda-feira (10/10)
Manhã – Atividades do Esporte Pela Paz
Tarde – Atividades do Esporte Pela Paz
Noite – Atividades do Esporte Pela Paz

Terça-feira (11/10)
Manhã – Atividades do Esporte Pela Paz
Tarde – Atividades do Esporte Pela Paz
20 horas – Jogo de exibição de vôlei de praia entre Fábio Luiz e Luana x Marcela e Billy.

Quarta-feira (12/10)
8 às 14 horas – Comemoração do Dias das Crianças/Desafio de duplas de Vôlei de Praia
14 às 15 horas – Oficina de vôlei de praia com Fábio Luiz
15 às 16 horas - Oficina de futebol de areia com Buru e Bruno Malias
16 às 17 horas - Oficina de futevôlei com Rodrigo Lacraia e Bruno
*Participação das bodyboarders Neymara Carvalho e Maylla Venturin.

Clique aqui para ampliar!

Estado do Espírito Santo
Rodolfo Hackbart