17/05/2013 13h25 - Atualizado em 05/05/2016 13h22

Governo lança novo modelo de praça para o Estado

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), lançará o projeto “Praça Saudável – Construção” no próximo dia 21. O evento será realizado às 14 horas no Salão Santiago no Palácio Anchieta, em Vitória. Estarão presentes o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, prefeitos, secretário municipais de esporte e outras autoridades. Na ocasião, será apresentado o novo modelo de praça que o Governo está desenvolvendo para o Estado e 11 municípios assinarão os primeiros convênios para construção das praças. O investimento será de cerca de R$ 36 milhões.

“Esse é um projeto importantíssimo para nós e para as comunidades que serão beneficiadas. É o início de um novo conceito de praça. Vamos construir no Estado um espaço único que será voltado para o lazer, bem-estar e saúde dos moradores. Estamos investindo em um projeto que, além da prática de exercício físico proporcionará a inclusão, já que a praça contará com equipamentos que atendem de crianças a idosos e ainda a pessoas com mobilidade reduzida. É importante lembrar que este projeto também contribuirá para a diminuição dos índices de vulnerabilidade social nas regiões atendidas pelo Estado Presente”, explica o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Neste primeiro momento serão construídas 45 praças divididas da seguinte forma: 20 na região metropolitana – priorizando as áreas atendidas pelo programa Estado Presente, e as outras 25 divididas entre as microrregiões do Estado. As praças poderão ser construídas nos tamanhos de 1.500, 2.000 e 2.500 m², de acordo com a área disponível de cada município beneficiado.

A praça será contemplada com núcleo de orientação ao exercício, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada, e área de convivência, recreação e lazer. Tendo como diferencial a presença constante de profissionais de Educação Física que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios.

Praça Saudável

O projeto consiste em duas categorias: Adequação e Construção.

Na primeira, o objetivo é readequar 115 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas. Ao todo, são 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com mobilidade reduzida.

Além dos aparelhos, o município recebe kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial. Os alunos que participam das atividades recebem uniformes e fichas contendo as séries montadas pelos profissionais de Educação Física que farão o atendimento gratuitamente.

A primeira fase do projeto teve início em agosto de 2012 e já inaugurou 17 academias ao ar livre da categoria Adequação. Os municípios contemplados foram: Domingos Martins, São Domingos do Norte, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Colatina, Itaguaçu, Itarana, Píuma, Fundão, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Dores do Rio Preto, Mimoso do Sul, Ecoporanga, Fundão, Pedro Canário, Jerônimo Monteiro e Rio Bananal.

O investimento total de todo o projeto será de mais de R$ 40 milhões.

Kárita Iana