01/06/2011 16h02 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Governo lança edital do Bolsa Atleta Capixaba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, lançou nessa quarta-feira (1º) o edital do programa estadual de incentivo ao esporte de alto rendimento, o Bolsa-Atleta Capixaba, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. O objetivo do programa é oferecer bolsas, em dinheiro, para que 100 atletas capixabas de alto rendimento continuem seus treinamentos e se destaquem nos cenários nacional e internacional dos esportes.

A assinatura do edital do Bolsa Atleta 2011 é a continuidade da política de fomento ao esporte realizado pelo Governo.

Após a assinatura, Vandinho Leite discursou a todos os presentes e agradeceu ao governador pelo trabalho realizado ao esporte e a inclusão social, valorizando os projetos da atual gestão para o esporte de alto rendimento e, especialmente, ao esporte
de inclusão, para gerar oportunidades. Valorizou os para-atletas do Espírito Santo que,congratulando-os pelos ótimos resultados obtidos e garantiu a eles atendimento especial para o cadastramento do processo seletivo do Bolsa-Atleta. Reiterou, enaltecendo o
esforço feito pela Sesport para aumentar as conquistas do esporte capixaba , dando suporte para o atleta de alto rendimento.

Valdir Alvarenga Jr., para-atleta da natação, destacou a oportunidade dada pelo Governo do Estado para os atletas “é ótimo para quem recebe um benefício desses, porque dá tranquilidade para os treinamentos.”

Outro esportista que falou dos benefícios do Programa foi Portinho, do Kickboxing “É muito bom, pois a gente não necessita correr atrás de patriocinador. Isso gera uma independência e podemos focar apenas nos treinamentos e competições.”

O governador Renato Casagrande destacou a importância do projeto para a promoção do Espírito Santo. “Mais uma vez abrimos as portas do Palácio Anchieta para valorizar nossos desportistas capixabas, para a valorização dos atletas, amadores ou de alto rendimento. Queremos ver os representantes dos esportes do Espírito Santo levando o nome do nosso Estado para o Brasil e para o mundo, para que sejamos reconhecidos como um celeiro de bons profissionais”, destacou o governador.

Renato Casagrande também salientou que o Governo do Estado está empenhado em fazer do esporte um instrumento de inclusão social, de formação e de geração de oportunidades. “Assim como a educação e a cultura, o esporte será usado na formação dos cidadãos capixabas, para que jovens e crianças em situação de vulnerabilidade e de risco social possam ter possibilidades de desenvolvimento humano, de formação de caráter e de crescimento pessoal, com possibilidades de ascenderem socialmente e terem uma vida digna”, afirmou.

Ao todo, o Bolsa Atleta Capixaba vai beneficiar 100 atletas de alto rendimento. A assinatura do edital do Bolsa-Atleta 2011 é a continuidade da política de fomento ao esporte realizado pelo Governo. O programa está dividido nas categorias Estudantil, Nacional e Internacional.

Na categoria Estudantil, estão aptos os atletas que tenham participado de Campeonatos Brasileiros Escolares oficiais, dos Jogos Estudantis organizados, direta ou indiretamente, ou reconhecidos pela Sesport, no ano de 2010, e tenham conquistado no mínimo um terceiro lugar em competições de nível escolar, dentro ou fora do Brasil. O valor da bolsa é de R$ 500,00 mensais.

Para se enquadrar na categoria Nacional, o atleta deve ter no mínimo 14 anos completado em 2011, que tenha conquistado na competição máxima da temporada nacional em 2010, o primeiro, segundo ou terceiro lugar, ou esteja em primeira, segunda ou terceira colocação no ranking nacional de sua modalidade. O valor pago ao atleta mensalmente é de R$ 1,5 mil.

Para ser beneficiário da categoria Internacional, o atleta também precisa ter a idade mínima de 14 anos, no ano da concessão do incentivo, que tenha integrado a seleção nacional de sua modalidade em 2010, representando o Brasil em competições mundiais e obtido a primeira, segunda ou terceira colocação e recordes internacionais. O atleta contemplado receberá mensalmente o valor de R$ 2 mil.

O processo seletivo tem a finalidade de incentivar e apoiar atletas de alto rendimento para representar o Espírito Santo em competições oficiais, sendo que estejam em plena atividade esportiva, com reconhecidos índices e classificações em Campeonatos Nacionais e Internacionais, e que se encontrem em fase de preparação para competições.

O contrato terá validade por um ano. No ano passado, 55 atletas foram beneficiados e a expectativa deste ano é que as 100 bolsas sejam requisitadas. Os beneficiados em 2010 devem ficar atentos para o prazo para prestação de contas do benefício concedido no último ano. Apenas aqueles que prestarem contas poderão concorrer ao programa em 2011.

Clique e confira o edital

Rodolfo Harckbart
Estado do Espírito Santo