11/10/2013 14h32 - Atualizado em 05/05/2016 13h33

Governo investe R$ 2,7 mi em infraestrutura em Ponto Belo

O Governo do Espírito Santo confirmou nesta sexta-feira (11) um conjunto de investimentos para melhorar a infraestrutura no município de Ponto Belo, no extremo Norte Capixaba. Somadas, as ações realizadas pelas secretarias de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), de Esportes e Lazer (Sesport) e de Saneamento e Desenvolvimento Urbano ultrapassam R$ 2,7 milhões.

Os investimentos foram apresentados às comunidades de Ponto Belo, na praça central do município. A atividade contou com as presenças do governador Renato Casagrande, dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, de Esportes, Vandinho Leite, de Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, de deputados federal e estaduais, do prefeito municipal Edivaldo Santana, de prefeitos dos municípios da região, lideranças locais, outras autoridades e população.

O governador Renato Casagrande afirmou que o município cresce assim como todos os outros no Estado e que os investimentos vão continuar. “Para desenvolver e oportunizar o crescimento é necessário dar base, proporcionar infraestrutura adequada, mobilidade e opções de lazer por meio da construção de áreas de convívio para o bem estar da população. A entrega destas obras em Ponto Belo vem reforçar o compromisso de investimentos do nosso governo e a preocupação em levar mais oportunidade de desenvolvimento ao cidadão capixaba. O Governo continua a trabalhar de forma incansável para melhorar a vida do cidadão em todas as regiões,” pontuou o Governador.

Agricultura

Dentro do programa ‘Vida no Campo’, com investimentos na ordem de R$ 800.415,00, a Seag repassou à Prefeitura de Ponto Belo um caminhão basculante-toco, uma motoniveladora e uma retroescavadeira. Os equipamentos vão reforçar a frota do município e deverão ser utilizados em serviços para fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além do maquinário entregue nesta sexta-feira, recentemente Ponto Belo recebeu um caminhão com baú-isotérmico.

“O repasse desses equipamentos faz parte de um conjunto de investimentos que realizamos continuamente para melhorar e ampliar as estruturas municipais. Somente nos últimos anos, foram mais de 1.130 máquinas, veículos e diversos outros equipamentos entregues. Os resultados são observados com a ampliação da produção agropecuária, a melhoria da trafegabilidade das estradas vicinais dos municípios e com o crescimento das pessoas que vivem e dependem do setor agrícola capixaba”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Em um dia só comemoramos uma série de investimentos que nosso município sempre foi carente. Além disso já está em andamento o processo para implantação da telefonia móvel e Internet em Itamira. Só temos a agradecer o olhar que o Governo do Estado está tendo com Ponto Belo”, comemora o prefeito Edivaldo Santana.

Mais de R$ 500 mil em investimento no esporte

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, inaugurou a iluminação de dois campos de futebol, no Distrito de Itamira e Centro, com um investimento de aproximadamente R$ 130 mil, e ainda assinou ordem de serviço para construção de um Campo Bom de Bola II que ficará localizado no Bairro Chapisco. O campo que terá medidas oficiais com grama sintética, iluminação, alambrado e bancos de reserva, funcionará 24 horas, nos sete dias da semana podendo ser utilizados tanto para atividades da comunidade quanto para sediar competições estaduais, nacionais e internacionais.

“Ponto Belo é um dos municípios que está sendo contemplado com bastante equipamentos esportivos. Ficamos satisfeitos quando a municipalidade se organiza para receber recursos porque é a comunidade que ganha mais qualidade de vida, principalmente as crianças e adolescentes que passam a ter uma opção a mais de promoção da saúde e inclusão social. Estamos trabalhando para chegar ao final dos quatro anos de Governo com 400 obras entregues. É o maior investimento da história do Espírito Santo na área do esporte”, garantiu o Vandinho Leite.

Além dos novos investimentos, o município já conta com duas Praças Saudáveis, um Campo Bom de Bola, e três núcleos do projeto Campeões de Futuro que atende mais de 300 alunos nas modalidades de capoeira, ginástica rítmica e futebol de campo.

Saneamento e Desenvolvimento Urbano

As obras de infraestrutura urbana contam com um investimento do Governo do Estado por meio da Secretaria Estado de Saneamento Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de R$ 1.415.233,41, sendo o investimento total para conclusão das intervenções de R$ 1.463.937,85, e a diferença contrapartida municipal.

Por meio dos dez convênios firmados, as obras inauguradas contemplam a construção de praças, Rua 24h, pavimentação e drenagem de vias, construção de trevo, calçada e ciclovia, além de iluminação pública, beneficiando o centro da cidade, alguns bairros da região e o distrito de Itamira.
Interiorizar os investimentos e levar o crescimento de forma ordena a todos os municípios capixabas é um dos pontos principais trabalhados neste Governo, pontuou o secretário da Sedurb, Iranilson Casado. “A inauguração destes dez convênios demonstram mais uma vez o compromisso deste Governo em investir nos municípios capixabas, de forma equilibrada e levando mais qualidade de vida, melhorias urbanas e desenvolvimento para o capixaba,” salientou.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior