13/05/2011 11h29 - Atualizado em 05/05/2016 12h10

Governo investe em mobilidade urbana e entrega equipamento de lazer em Vila Pavão

Os moradores de Vila Pavão receberam, na manhã desta quinta-feira (12), importantes investimentos nas áreas de mobilidade urbana e de lazer, resultados de convênios firmados entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. A solenidade foi realizada na Praça São Marcos, no Centro da cidade e contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira e dos secretários de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite e de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado.

Os moradores, estudantes de escolas municipais e lideranças politicas estaduais e locais também participaram do evento. O governador Renato Casagrande reafirmou parceria com o município. "O Governo do Estado manterá as parcerias e o apoio aos municípios em obras, programas e projetos que garantam a melhoria da qualidade de vida da população. Estes quase R$ 700 milhões em investimentos que estamos autorizando hoje representam mais uma etapa nesse trabalho coletivo de atender aos cidadãos mais vulneráveis, que mais necessitam, desenvolvendo o Estado de forma mais homogênea, mais igual", destacou o governador Renato Casagrande.

A primeira ação do dia foi a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras voltadas para a melhoria urbana. Com investimentos disponibilizados pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), estão sendo investidos R$ 600 mil de um total de R$ 627 mil em obras de melhorias urbanas em Vila Pavão, na pavimentação e calçamento de 13 ruas em bairros do município, e na construção de uma escadaria - intervenções que irão melhorar a mobilidade no Centro da cidade.

O vice-governador Givaldo Vieira frisou que o desenvolvimento equilibrado em todas as regiões do Estado é fundamental. “Viemos marcar a presença do Governo Estado, que tem em seu projeto trabalhar para que o desenvolvimento seja equilibrado em todas as regiões do Estado. Queremos desenvolver ações e trabalhar não só nos grandes municípios, mas também nos pequenos. Conheço bem as demandas de Vila Pavão”, disse.

O convênio firmado entre a Sedurb e a Prefeitura prevê intervenções nas ruas Doca, Campana, Alberto Wukte, Antônio Martins, Guilherme Wukte e Crioulo Camporez, no bairro Ondina; ruas Soldado Neil e Germano Linhares, em Nova Munique; e Brasil, Projetadas 01, 02, 03, e 04, no Centro de Vila Pavão. A população da cidade também vai ganhar mais uma importante alternativa de acesso à região central, com a construção da Escadaria 1º de Maio.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, destacou o crescimento da cidade. “É muito bom ver que o município está se desenvolvendo. Aproveito para reafirmar o compromisso do Governo do Estado em dar continuidade às obras previstas e compromissos assumidos pelo Governo passado. Investir na mobilidade urbana é investir na melhoria da cidade e autoestima dos moradores”, afirmou Iranilson Casado.

As intervenções contemplam a pavimentação de 1.600 metros de ruas, 3.186,69 metros de meio fio, 3.000 metros de canaletas (1.500 metros em cada lado da rua), 157,30 m² de grama em placas, além da própria escadaria, com 86,75 m².

Obras de lazer

A cerimônia foi realizada na nova Praça São Marcos, construída com recursos repassados pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). A Praça oferece amplo espaço para atividades culturais, com palco para apresentações e playground para crianças.

“A construção dessa Praça é um benefício muito grande para a nossa comunidade e para as nossas crianças e jovens. Esse espaço estava ocioso, e não tínhamos local para desenvolver atividades. Agora esse espaço vai oferecer interação e sediar muitas atividades culturais, assim como eventos promovidos pelas escolas e pelo município”, relatou a professora de educação especial da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Rejany de Assis.

O secretário Vandinho Leite ressaltou também que o Estado e o município continuarão firmando parcerias para dar continuidade aos programas que levam benefícios para aqueles que mais precisam do apoio do Governo do Estado.

“A Praça é resultado do convênio firmado pelo Governo e também estamos construindo o Campo Bom de Bola, equipado com grama sintética, alambrado e iluminação que pode funcionar 24 horas, nos sete dias da semana e investindo no programa Campeões de Futuro, que oferece aulas gratuitas para 200 crianças e adolescentes do município. Além disso, assinamos dois novos convênios com o município. Um deles para a construção da quadra poliesportiva no Córrego de Lajinha e o outro para o campo de futebol, com vestiário na comunidade de Conceição do Quinze”, detalhou Vandinho Leite.

Os dois novos investimentos estão em fase de conclusão de licitação para a assinatura da Ordem de Serviço. A quadra poliesportiva no Córrego de Lajinha contará com recursos da ordem de R$ 324.684,88. E a obra do campo de futebol, na comunidade de Conceição do Quinze, terá investimento de R$ 149.156,90.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES