19/02/2011 19h44 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Governo inaugura quadra de areia em Pedro Canário visando inclusão social e formação de novas estrelas do futebol de areia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), inaugurou na manhã deste sábado (19) uma quadra de areia no município de Pedro Canário, em uma solenidade marcada por muita emoção dos moradores e atletas presentes. O governador Renato Casagrande foi o responsável pelo pontapé inicial do jogo amistoso entre a seleção de Pedro Canário e a Seleção Capixaba de futebol de areia.

Na ocasião, o governador e o secretário de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, também entregaram novos materiais esportivos e uniformes para os 300 alunos do programa de inclusão social Campeões de Futuro, que oferece aulas gratuitas na modalidade de futebol de campo e capoeira.

O grande público que acompanhou à solenidade acompanhou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte, como ferramenta de inclusão social.

O governador Renato Casagrande, que tem visitado em média três municípios do Estado sempre às sextas-feiras e sábados, desde que assumiu a administração no dia 1° de janeiro, destacou que a proximidade com as cidades é importante para compreender as necessidades e conhecer as potencialidades de todo o território capixaba.

“Nossa proposta é fortalecer núcleos de desenvolvimento em todas as microrregiões do Espírito Santo, para que as pessoas tenham oportunidades onde vivem, para que possam experimentar qualidade de vida na sua cidade, nos seus distritos. Ontem (18 de gevereiro) estivemos em Vargem Alta e Alegre e hoje estamos no Norte para entregar equipamentos esportivos à população. Aos poucos, vamos ampliar a presença do Governo em todo o Estado, em forma de obras e programas destinados à população mais necessitada”, disse.

Clique aqui para ampliar!

O secretário de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, ressaltou que investimentos na área esportiva vão de encontro à nova política pública que o Governo do Estado está promovendo, que é dar oportunidades a todos os capixabas.

“De acordo com dados, apresentados na última reunião de secretariado, o esporte é um dos principais responsáveis pela inserção social. Aliado à educação, podemos acabar com o número de jovens e adolescentes envolvidos com a violência e com as drogas, que são as coisas negativas”, relatou.

A nova praça esportiva do município, localizada no bairro Boa Vista, foi construída com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 114 mil. A quadra vai sediar os treinamentos da seleção de Pedro Canário, que disputa anualmente o Campeonato Estadual de Futebol de Areia.

Campeões de Futuro

Convidado de honra para participar da solenidade e entregar um kit simbólico dos novos materiais do Campeões de Futuro, o ex-jogador de futebol de areia, o goleiro Pierre Cunha, destacou a importância do programa que vem oferecendo oportunidades a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, por todo o Estado.

“Temos muitos goleiros e atacantes melhores do que Robinho, e eu me coloco entre aqueles que não tinham oportunidades. Mas agora, por meio desse programa, o Governo do Estado está oferecendo essa oportunidade e indo ainda mais longe, abrindo as portas do Palácio para que nós atletas possamos participar desse novo momento. Nós temos obrigação de devolver às crianças e adolescentes daqui o carinho que recebemos como atletas”, disse.

Clique aqui para ampliar!

Na ocasião, o ex-atleta profissional entregou ao governador um projeto para a construção de um complexo esportivo e social, que tem como destaque uma biblioteca que pretende resgatar a memória do esporte capixaba. Uma ferramenta que servirá para a educação esportiva dos moradores de Pedro Canário.

Em Pedro Canário o programa já atende a 200 crianças e adolescentes na modalidade de futebol de campo, que receberá equipamentos e uniformes de reposição. Porém, a Sesport autorizou a implantação de mais um núcleo esportivo, que passará a atender mais 100 crianças e adolescentes, na modalidade capoeira.

Por todo o Estado, o Campeões de Futuro atende a mais de 22 mil pessoas. Criado em 2008, o programa oferece aulas gratuitas em 13 modalidades esportivas (vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, lutas, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez). Com as expansões dos núcleos, os municípios que ofereciam apenas uma modalidade estão recebendo uma nova opção esportiva. Além disso, novos equipamentos esportivos e uniformes estão sendo distribuídos aos alunos e professores.

O programa é realizado em parceria com as prefeituras. Enquanto a Sesport fornece materiais esportivos, uniformes, estagiários e qualificação aos profissionais que trabalham no programa. Cabe à administração municipal oferecer um profissional de Educação Física e a estrutura física para desenvolvimento das atividades.