23/07/2011 20h06 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Governo inaugura 22º Campo Bom de Bola e reforça prática esportiva em Governador Lindenberg

A população de Governador Lindenberg, no Noroeste capixaba, comemorou neste sábado (23) a inauguração da 22ª unidade do Campo Bom de Bola. O ‘pontapé inicial’ foi dado pelo governador em exercício Givaldo Vieira e pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite. A solenidade de entrega do novo equipamento esportivo também foi marcada pela entrega de materiais esportivos e uniformes aos alunos do projeto de inclusão social Campeões de Futuro.

Acompanharam a cerimônia o prefeito municipal Asterval Antônio Altoé, autoridades políticas locais e regionais, lideranças comunitárias, moradores, atletas e os alunos do projeto Campeões de Futuro, que, desde o primeiro minuto da presença da comitiva do governador no município, lotaram a área de eventos, no bairro Bela Vista.

O novo empreendimento esportivo foi construído com recursos da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). Ao todo, foram investidos R$ 239.093,83. A nova unidade do Campo Bom de Bola vai garantir atividades físicas e esportivas para todos os moradores do município. O espaço pode ser utilizado por projetos de inclusão desenvolvidos na cidade em período integral, já que o campo possui grama sintética, alambrado e iluminação.

O governador em exercício Givaldo Vieira destacou os programas sociais esportivos que o Governo tem implantado como um dos focos prioritários da gestão.

“A prática adequada do esporte com uma estrutura fortalecida, representadas pelo novo campo soçaite e o projeto Campeões de Futuro, são as ferramentas que nossa administração já oferece ao município. A ideia é que, com essa eficiente parceria, Estado e Prefeitura promovam a inclusão social, tornem o município mais cidadão e coloquem em prática ações preventivas à violência entre crianças e adolescentes”, garantiu o governador em exercício Givaldo Vieira. Ele ainda adiantou que o 23º campo Bom de Bola será inaugurado na próxima semana, em Mucurici.

Os materiais e uniformes entregues durante a solenidade vão garantir a continuação do projeto Campeões de Futuro, que no município atende 200 crianças e adolescentes, com idade entre sete e 17 anos, oferecendo aulas gratuitas de futsal.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, ressaltou a importância do esporte e de referências esportivas para formar cidadãos. “Os projetos sociais que o Governo traz para Governador Lindenberg são responsáveis por levar disciplina, cidadania e sentimento de inclusão para os jovens e são fundamentais para que essas crianças se espelhem em bons exemplos do esporte, nas figuras dos orientadores e de atletas capixabas, representados aqui pela campeã de bodyboarder Maylla Venturin”, salientou.

Clique aqui para ampliar!

Durante a solenidade, a atleta capixaba Maylla Venturin entregou um kit simbólico com equipamentos esportivos para o aluno do projeto Campeões de Futuro Gabriel Cagliari Coradini.

Após o evento o governador em exercício e a comitiva visitaram as obras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos está construindo no município, e que já está em fase de conclusão. O Centro será inaugurado nos próximos meses.

Campo Bom de Bola

Para facilitar o processo de construção de campos de futebol soçaite, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) organizou e distribuiu para as prefeituras uma cartilha, com todas as orientações técnicas, necessárias para formalizar convênios com este objetivo.

A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo.

Já foram inauguradas as unidades dos municípios de Iconha, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Atílio Vivácqua, Santa Teresa, Vargem Alta, Ibatiba, Montanha, São Mateus, Ponto Belo, Sooretama, Águia Branca, Jaguaré, Laranja da Terra, Vila Pavão, São José do Calçado, Vila Velha, Ibitirama e Itaguaçu.

Campeões de Futuro

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos em todos os 78 municípios do Espírito Santo. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação e afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade.

O Campeões de Futuro não visa ta formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis.

O trabalho desenvolvido, em parceria com as prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a Prefeitura disponibiliza o espaço e o profissional (formado em Educação Física), e a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiários e qualificação profissional, para que as pessoas envolvidas no projeto social tenham conhecimento específico da importância do trabalho e para saber como executá-lo.

O projeto foi criado em 2008 e segue em fase de multiplicação. Em um projeto a médio e longo prazo, a meta do Governo do Estado é inserir 100% das crianças e adolescentes capixabas no programa. Por isso, os núcleos implantados estão em constante avaliação para que novos núcleos sejam cedidos e desenvolvidos pelos municípios capixabas.

Em cada núcleo, 200 crianças aprendem as mais diversas modalidades. Dentre elas: vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, judô, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão