07/05/2011 15h35 - Atualizado em 05/05/2016 12h10

Governo entrega investimentos em obras, programas e projetos no município de Boa Esperança

O governador Renato Casagrande visitou o município de Boa Esperança na tarde deste sábado (7) para entregar importantes investimentos em infraestrutura, saúde, esportes e meio ambiente, acompanhado do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado dos Esportes Vandinho Leite, do prefeito municipal Romualdo Milanese, de deputados federais, estaduais, vereadores, além de prefeitos da região.

Antes da cerimônia oficial, que aconteceu na praça Angelina Covre, o governador visitou e inaugurou as duas novas Estações de Tratamento de Água (ETA) construídas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), nas comunidades de Bela Vista e Garrucha, ambas com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.

“Vamos manter o equilíbrio do Governo do Estado do Espírito Santo, fiscal e institucional, para continuar a investir e poder ampliar as parcerias com os municípios. Não paralisamos os projetos importantes e já começamos a realizar novos investimentos. Aqui em Boa Esperança, vamos inaugurar em breve um CRAS e uma Unidade de Saúde da Família”, afirmou o governador.

Renato Casagrande também convidou a população da região para participar dos debates do PPA 2011-2014, que terá início no próximo dia 12, no município de Nova Venécia, vizinho de Boa Esperança. “Trabalhamos sempre em busca de bons resultados nas nossas políticas públicas e a população vai nos ajudar a planejar o futuro do Espírito Santo. Junto com os municípios, vamos transformar a qualidade de vida em todas as regiões do nosso estado, para que o cidadão tenha oportunidades, tenha os serviços do governo com qualidade, além de poder continuar a viver no município em que residem sem ter a necessidade de buscar um futuro melhor ou saúde e educação de qualidade em outros locais”, explicou.

Água

No total, O Governo do Estado investiu R$ 500 mil em obras de abastecimento de água, beneficiando 435 moradores das comunidades atendidas. Em Bela Vista, foram implantados 1.375 metros de redes adutoras e de distribuição, 32 novas ligações domiciliares e reservatórios. Na comunidade de Garrucha, foram implantados 3.324 metros de redes adutoras e de distribuição, 34 novas ligações domiciliares, além de dois reservatórios de água.

Os projetos foram desenvolvidos para acompanhar o crescimento populacional das localidades nos próximos 20 anos. A construção foi feita no modelo Pró-Rural, da Cesan, onde a empresa implanta a infraestrutura e oferece treinamento. Os moradores operam o sistema em regime de autogestão junto com a Prefeitura.

Esportes

Os moradores de Boa Esperança também receberam materiais esportivos e uniformes aos alunos do Campeões de Futuro. No município são oferecidas atividades da modalidade de futsal para 200 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas.

“Boa Esperança utiliza o esporte como meio de inclusão social, com o apoio dos nosso programa Campeões de Futuro, em parceria com a prefeitura e, principalmente, com o acompanhamento dos familiares, nossos aliados na formação do caráter dos jovens capixabas. Vamos continuar a levar o esporte e o lazer como forma de inclusão e, em breve, voltaremos ao município para inaugurar a unidade do Campo Bom de Bola que está construção”, destacou o secretário de Esportes Vandinho Leite.

A atleta capixaba Geisiane Mandelli, de 23 anos, que iniciou sua carreira no atletismo em um projeto social e foi medalha de prata nos jogos sulamericanos em Medelim, na Colômbia, além de campeã do Troféu Brasil de atletismo, entregou um kit simbólico ao aluno Bryan Siqueira, que representou os integrantes do programa no município.

Outras ações

O governador também entregou ao município um microônibus adquirido com recursos da Secretaria Estadual da Saúde e um caminhão, que o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) repassou ao município, para o transporte de mudas de arvores nativas, destinadas ao reflorestamento.

No município, o Governo também está investindo em 123 casas populares, numa parceria entre governos Federal, Estadual e prefeitura, no valor de R$ 2,9 milhões.

Também foi construído um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que ainda será equipado e entregue à população, além de uma Unidade de Saúde da Família.

Boa esperança comemora os seus 47 anos de emancipação política e o prefeito municipal também recebeu da Funasa um caminhão, no valor de R$ 250 mil.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Charley Fernandes