17/12/2009 22h16 - Atualizado em 05/05/2016 11h50

Governo entra para a história do esporte capixaba com o Pró-ESporte

Os Oscar do Esporte capixaba em 2009 vai para...o Governo do Estado do Espírito Santo. A premiação é claro não foi entregue em forma de troféu, mas em muitas palmas pela comunidade esportiva do Estado, que na noite desta quinta-feira (17), no Centro de Convenções de Vila Velha, viram o governador do Estado, Paulo Hartung, sancionar as Leis de Incentivo e Fundo de Apoio ao esporte do Espírito Santo (Pró-ESporte) e o Bolsa-Atleta Capixaba.

Mesmo com a agenda apertada, o governador fez questão de fechar o ano de ouro do esporte capixaba com mais uma medalha dourada. Sancionou o Pró-ESporte, numa festa promovida pelas Secretarias de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e de Educação (Sedu), e ainda lembrou, que o Espírito Santo está muito bem representado no cenário nacional e internacional. Pontuou ainda que em 2009 o esporte capixaba cresceu muito e, afirmou ainda que o ano de 2010 promete ainda mais.

“O esporte me ensinou muito e quando dizem que sou um craque em montar uma equipe de governo, lembro que não foi a política que me ensinou isso, e sim, o esporte. Estamos equipando o Estado inteiro para que o nosso esporte se fortaleça ainda mais”, ressaltou.

O secretário Estadual de Esportes Lazer, Luciano Rezende, voltou a lembrar que a sanção das Leis é um marco histórico para o esporte capixaba e, disse ainda: “Temos que homenagear nosso esporte e nossos atletas com ações como essas, que incentivam o crescimento do nosso esporte, dando oportunidade para os atletas. E temos que abrir as portas a eles antes de se tornarem conhecidos e com várias conquistas”.

Após a sanção das Leis a cerimônia continuou com a entrega dos melhores do ano em cada modalidade, indicado por suas federações, de acordo com os resultados conquistados por cada um durante a temporada. Antes, cinco grandes atletas capixabas e um árbitro de futebol receberam uma homenagem especial pelos títulos que alcançaram em 2009. Anderson Varejão (basquete), Buru (futebol de areia), Frank Brown (voo livre), Neymara Carvalho (bodyboarding), Nacif Elias Junior (judô) e Wallace Valente (árbitro de futebol) foram os destaques da noite.

Depois da entrega dos mais bem federados em cada modalidade o segundo momento mais esperado da noite, a entrega do prêmio do melhor atleta do ano. Na briga estavam o jogador de vôlei de praia, Alison Cerutti, a nadadora, Carol Bilich e a triatleta, Pâmella Oliveira.

A triatleta foi eleita a melhor esportiva do Espírito Santo no ano, premiação oferecida pela secretaria estadual de Esportes.
Fora do Estado em treinamento, Pâmella Oliveira não pôde comparecer ao evento. O prêmio foi recebido por um tio. Ela venceu, com 58% dos votos, seguida da nadadora Carol Bilich (30%), e do jogador de Vôlei de Praia Alison Cerutti (10%).

A eleição foi feita através da internet e a campeã conhecida depois de receber ais de mil votos. Dos 37 atletas indicados pelas federações, três foram escolhidos por um júri formado por jornalistas e editores dos principais jornais esportivos do Espírito Santo.


Todos os premiados

Aquática - Thamy Ventorin
Atletismo - Alexandro Paulo da Silva
Automobilismo - João Resegue Lopes
Badminton - Marcos Silva de Jesus
Basquetebol - Anderson França Varejão
Beach Soccer - Venícius Ribeiro (Buru)
Bodyboarding - Magno Oliveira
Bodybuilding - Rodrigo Scardini Silveira
Capoeira - Polita Raulino Augusta
Ciclismo - Welington Antônio Calvacante
Corrida de Aventura - Douglas Peres de Oliveira
Desporto Escolar - Pandya Moscon Ramos Gomes
Frescobol - Tacyanno de Brito Silva
Futebol – Evandro Silva Resende
Futebol de Mesa - Sérgio Aboudib Ferreira Pinto
Futevôlei - Diego Nogueira
Ginástica - Emanuelle Leal Lopes E Lima
Golfe - Eduardo dos Santos Dessandes
Handebol - Luiz Eugênio
Hípica - Anderson Deps
Iatismo - Leonardo Venturini Filho
Jiu-Jitsu - João Pedro Oliveira Rodrigues
Judô - Kamila Moreira Silva
Karatê - Mariana Machado Emidio
Kick Boxing - Laécio Nunes
Lutas Associadas - Bruno de Paula Pires
Motociclismo - Roger Hoffmann
Muaythai - Gilson da Silva Gomes
Paradesporto - Daniel Mendes da Silva
Pesca - Marcio Maciel
Remo - Aloísio Rios Santos
Surf - Kristian Kimerson
Tae Kwon Do - Cícero Fábio Lima Costa
Tênis - Teidman Vasconcelos Lana
Tênis de Mesa - Henrique Camanho
Tiro Prático - Abrahão Fellipi da Costa Junior
Triatlo - Pâmella Nascimento de Oliveira
Voleibol - Alison Conti Cerutti
Vôo Livre - Frank Thomas Brown
Xadrez - Jorge Humberto M. Bittencourt
Olímpíadas Escolares - Carolina Bilich Queiroz e
Paraolimpíadas Escolares - Lara Tinelli

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3314-3526
Twitter: @sesport
Site: www.sesport.es.gov.br
Orkut: Comunicação Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard