21/03/2011 05h39 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Governo do Estado lança o Comitê Capixaba 2016

Nesta quarta-feira (23), às 9 horas, o Governo do Estado dará mais uma prova da ação do Espírito Santo para se inserir nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Em solenidade no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande assinará o Decreto que cria o Comitê Capixaba 2016.

O Comitê terá como objetivo realizar estudos, projetos, eventos e ações visando à inserção do Espírito Santo como Centro de Treinamento de preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que serão disputados na cidade do Rio de Janeiro.

Além disso, o Comitê funcionará como um mecanismo de desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de captação, adequação e preparação de equipamentos esportivos no Estado para que estes possam funcionar como local de treinamento pré-jogos, atendendo aos requisitos dos Comitês Olímpicos Brasileiro e Internacional.

Uma das vantagens do Espírito Santo é o posicionamento geográfico do Estado – próximo a cidade sede da competição. Clima muito parecido com o do Rio - propiciando aos atletas e para-atletas um período de aclimatação e preparação similar.

Composição

O Comitê será integrado por membros de diversos setores, desde o Governo do Estado, a segmentos econômicos privados do Espírito Santo. Farão parte dele a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que terá o secretário Vandinho Leite como coordenador geral, as Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a Superintendência Estadual de Comunicação, Federações Esportivas do Estado, a Fundação Espírito Santo Turismo & Eventos – Espírito Santo Convention & Visitors Bureaux, o Sindicato dos Restaurantes, Bares, e Similares (Sindibares), o Movimento Empresarial do Espírito Santo – “Espírito Santo em Ação” e a Agência de Desenvolvimento do Turismo Metropolitano – Adetur Metropolitana.

A composição do Comitê Capixaba 2016 evidencia também o fato de uma de suas metas ser o desenvolvimento de políticas públicas que oportunizem a fomentação do esporte, turismo e dos negócios, inserindo o Espírito Santo no cenário nacional e internacional, um dos principais eixos estratégicos do Governo do Estado.

Ainda poderão integrar o Comitê Capixaba 2016 representantes de Prefeituras Municipais e de outros setores, sob avaliação da coordenação do Comitê, que ficará responsável por formular os convites.

Ações e perspectivas

Para o secretário Vandinho Leite o envolvimento do Governo do Estado com o projeto de tornar o Espírito Santo um Centro de Treinamento de preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos mostra que os próximos anos de grandes investimentos esportivos no Brasil, também será uma realidade no Estado.

“Possuímos algumas opções de Centro de Treinamento e vamos cadastrá-las. Uma delas é o Centro de Treinamento Estadual Jayme Navarro de Carvalho abriga dois ginásios poliesportivos, um com piso oficial e com medidas exigidas pelas Confederações Brasileiras, uma academia equipada que é usada por atletas e pela comunidade. Após a conclusão o CT passará a contar com dois novos ginásios – um para lutas e outro para ginástica, ambos equipados e aparelhados -, duas quadras de areia para a prática de voleibol e parque aquático com piscinas olímpicas”, disse.

Outras opções de Centro de Treinamento que serão cadastradas junto ao Comitê Organizador das Olimpíadas, de acordo com Vandinho Leite serão: o Iate Clube, a AERT (Associação Esportiva e Recreativa Tubarão), o Clube de Golfe da Serra, o Centro Esportivo de Boxe Barradão e a Prefeitura de Vila Velha que nos apresentou o Ginásio João Goulart, o Tartarugão como opção, entre outras.

Passo a passo

Para ser um Centro de Treinamento reconhecido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, cada candidato precisa atender uma série de requisitos que fazem parte do regulamento do processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, documento que possui vinte e cinco páginas.

E cada requisito possui um prazo para entrega que deverá ser respeitado por cada Comitê Organizador.

Confira cada um dos prazos:

• Inscrições para Locais de Treinamento Pré-Jogos : até 05/04/11 (terça-feira) - 18 horas;

• Divulgação dos Participantes : 15/04/11;

• Confirmação Participação : 15/04 a 22/04/11;

• Seminário de Orientação : 05/05/11

• Assinatura em Termo de Adesão : 13/05/11.

• Visita técnica aos Locais: 18 de julho a 21 de outubro;

• Orçamento e Cronograma para obras nos Locais de Treinamentos: 16/12/2011;

• Divulgação de lista dos Locais que cumpriram o regulamento: 13/01/2012;

• Assinatura de Termo de Compromisso: 16/01 a 27/01/2012;

• Lançamento do GUIA com Locais de Treinamentos Pré-Jogos: Julho 2012;

• Visitas técnicas e acompanhamento: em 2013 e 2014.

• Atualização do GUIA e verificação do cumprimento do pactuado no Termo de compromisso: julho 2015.