28/05/2011 15h54 - Atualizado em 05/05/2016 12h10

Governo do Estado lança Esporte Pela Paz em Terra Vermelha

O Governo do Estado lançou neste sábado (28), em Terra Vermelha, Vila Velha, o Programa Estado Presente que alia ações de combate à criminalidade com políticas públicas destinadas a reduzir as desigualdades sociais. A cerimônia teve a participação de cerca de 5 mil pessoas e contou com as presenças do governador, Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira e do prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga.

Durante o lançamento do programa foram realizadas ações de cidadania, entrega de equipamentos públicos, assinatura de convênios e apresentação de novos projetos da administração estadual que visam atender à Grande terra Vermelha. A Região foi escolhida para ser a primeira de uma série de 30 aglomerados de bairros, dos quais, 20 estão localizados na Grande Vitória e 10 espalhadas pelo interior do Espírito Santo. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

O governador Renato Casagrande, acompanhado do vice-governador Givaldo Vieira e do prefeito municipal Neucimar Fraga, chegou ao local do evento bem cedo, antes das 9 horas e, após cumprimentar autoridades e cidadãos, assinou convênios de cooperação com a prefeitura de Vila Velha.

“O Estado Presente é um programa de integração entre as diversas secretarias e órgãos de governo, com foco em regiões de maior vulnerabilidade, mas também de articulação com os municípios, com o governo federal e a sociedade civil, para que possamos aliar os investimentos em nossas polícias, na repressão e na investigação dos crimes, aos investimentos na área social”, destacou o governador.

Renato Casagrande afirmou que a proposta é fazer chegar, além da infraestrutura, o esporte, o lazer, a cultura, a geração de oportunidades, educação e a saúde a essas regiões. “Recentemente estivemos em Terra Vermelha para autorizar obras de pavimentação e estamos construindo moradias para a população mais carente, porque sabemos que esta ainda é uma região com muitas necessidades. Sabemos também que este é um trabalho de longo prazo, mas a partir de agora, com o novo Programa, todas as ações de Governo estarão integradas, com foco na melhoria da qualidade de vida da nossa população e na redução da criminalidade”, disse.

A cerimônia contou com as presenças de diversos prefeitos, secretários de Estado, deputados federais, estaduais, autoridades, vereadores, membros de entidades de defesa dos direitos humanos, das polícias, do judiciário, presidentes de ONGs e sociedade civil organizada, além das mais de mil pessoas que circulavam pelo local, usufruindo os serviços médicos, jurídicos e de emissão de documentos.

O conceito do programa convida a uma mudança de paradigma nas políticas públicas de segurança, conforme destaca o coordenador do Estado Presente e Secretário de Estado de Ações Estratégicas, André Garcia. “Nosso objetivo é envolver todas as secretarias de Governo no combate à criminalidade, tratando a questão de forma integrada sobre três eixos de ação – trabalho policial em repressão qualificada, políticas públicas diversas e parcerias com prefeituras e entidades da sociedade”.

Em discurso, o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Henrique Herkenhoff, disse que “o programa não se esgota em um dia. É um conjunto de ações que envolve todo o Governo Estadual para atender aos segmentos mais carentes da sociedade.” Segundo ele, o Estado Presente vai enfrentar a criminalidade, mas também o quadro de desigualdades que resulta no aumento da vulnerabilidade social.

“Claro que vamos adotar ações repressivas e aqui estão as novas viaturas adquiridas com a mais moderna tecnologia, mas todo o governo está envolvido em um conjunto de ações que irão resgatar as pessoas para a cidadania, com mais Educação, Saúde, Esportes, Cultura, geração de emprego e renda. Este é um programa que irá marcar o Governo daqui para a frente!", afirmou Herkenhoff.

O prefeito de Vila Velha, município do primeiro aglomerado contemplado com o programa, considerou a parceria com o Governo do Estado importante para a promoção da cidadania na Região da Grande Terra Vermelha. "Com a presença dos governos Federal, Estadual e Municipal tenho certeza que será feita a diferença no desenvolvimento de Terra Vermelha e bairros vizinhos. Para se ter idéia, são mais de R$ 200 milhões em investimentos para importantes obras de infraestrutura, saúde, educação, além de drenagem e pavimentação em toda região", destacou o prefeito Neucimar Fraga.


Clique aqui para ampliar!


Ainda durante o evento, o governador Renato Casagrande entregou 22 viaturas à Polícia Militar e 14 viaturas à Polícia Civil, além de dois veículos para a patrulha escolar da Secretaria da Educação. Houve ainda o lançamento de novos serviços como o Procon Móvel, o Profic Mulher e o Esporte pela Paz.

Estado Presente

O programa Estado Presente é a ação do governo do Estado para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Espírito Santo. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

Os 30 aglomerados foram identificados a partir do cruzamento de dados de Vulnerabilidade Social e de informações de crimes letais intencionais, registrados nos últimos anos no Espírito Santo.

A região escolhida para as primeiras ações do Programa Estado Presente é a Grande Terra Vermelha, composta pelos bairros Morada da Barra, João Goulart, Normília da Cunha, Ulisses Guimarães, Barramares (Estrela), Cidade da Barra, São Conrado, Riviera da Barra, Brunela, Terra Vermelha e 23 de Maio. Oportunamente, as próximas localidades serão anunciadas.

Para que as ações tenham sucesso, o Programa Estado Presente conta com estratégia integrada entre iniciativas das secretarias estaduais e a atuação das prefeituras dos locais mapeados.

Os indicadores serão acompanhados mensalmente, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ações Estratégicas. Caberá às secretarias de Segurança (por meio de atuações da Polícia Militar e Civil) e de Justiça, a repressão qualificada, inibindo crimes como homicídios e tráfico de drogas.

Ao mesmo tempo, para reduzir a vulnerabilidade social, entram em cena as secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, de Esportes e Lazer, de Educação, de Saúde, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico e Socia, da Ciência e Tecnologia, de Governo, Superintendência de Comunicação e Defensoria Pública.

Muitos destas ações contam com a participação das prefeituras, que possuem ferramentas de inserção e atuação nestas comunidades. Também são parceiros importantes as entidades do Sistema “S” (Sesi, Senai, Senac), entidades do terceiro setor e sociedade civil organizada.

Ação Integrada pela Cidadania

Em paralelo ao lançamento do Programa Estado Presente, foi realizada uma Ação Integrada pela Cidadania, com vários serviços para a população, como emissão de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, orientação jurídica e atendimento médico. O evento foi realizado no Campo do Caic.

A programação contou com apresentações culturais como palhaços, grupos de dança, contadores de histórias, rodas de capoeira, além de brincadeiras para as crianças.


Clique aqui para ampliar!


A Ação Integrada pela Cidadania faz parte do Programa Estado Presente e tem o apoio das secretarias estaduais, da Prefeitura de Vila Velha, do Poder Judiciário, do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Ministério Público, Exército brasileiro, Central Única Favelas (Cufa), entre outros órgãos estaduais. O evento contou com ajuda de aproximadamente 600 voluntários.

Esporte

Uma das ações do programa Estado Presente é o Esporte pela Paz, que terá como objetivo proporcionar oportunidades de prática de atividades físicas, esportivas e culturais para crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos de idade, que vivem em áreas de vulnerabilidade social. O maior objetivo do Esporte pela Paz é promover a inclusão social.

A Grande Terra Vermelha receberá a 1ª unidade do Esporte pela Paz, que contará também com a parceria do Instituto Gomes Cardozo (Barradão), que vai oferecer, inicialmente, estrutura para a prática de Boxe, Judô e Taekowndo, com 100 crianças por modalidade, totalizando 300 beneficiados diretos pela ação.

Durante a cerimônia de lançamento do programa os servidores da Sesport comandaram, de um estande exclusivo, brincadeiras como chute ao gol, oficinas e exibições de Boxe, Kung Fu e Judô.

Terra Vermelha abrigará o primeiro núcleo do projeto, que também beneficiará os bairros vizinhos de Morada da Barra, João Goulart, Normília da Cunha, Ulisses Guimarães, Barramares, Cidade da Barra, São Conrado, Riviera da Barra, Brunela, Solar de Vênus e 23 de Maio.

As duas primeiras fases do Esporte pela Paz atenderão ao todo vinte bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória e a terceira fase do projeto incluirá os dez municípios do interior do Estado que registraram o maior número de homicídios em 2010.

Confira as ações das seguintes Secretarias no programa:


Educação



Procon



Justiça



Segurança Pública



Desenvolvimento



Ciência e Tecnologia


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914 /(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Texto: Marcelo Lobato

Assessoria de Comunicação Governo do Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart
27 – 9945-7534
rodolfo.leal@seg.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secretaria Extraodinária de Ações Estratégicas
Gustavo Tenório
27 – 9961-0214
gustavo.tenorio@seae.es.gov.br

Assessoria de Comunicação Sesp
Rubens Gomes/ Talyta Cavalcante/ Cláudio Figueiredo
(27) 3636-1572 / 9607-2978/ 9846-1111/ 9 975-7858
rubens.gomes@sesp.es.gov.br
eveline.cavalcante@sesp.es.gov.br
claudio.figueiredo@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard