18/02/2011 16h42 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Governo do Estado investe no esporte mirando inclusão social e alto rendimento

O futebol de areia capixaba é reconhecido no Brasil e no mundo por sua qualidade e por revelar grandes nomes para a modalidade, idealizada por brasileiros. Atualmente, o futebol de areia do Espírito Santo é tricampeão brasileiro, mas possui atletas campeões latinos, sul-americanos, europeus e mundiais. E para fortalecer esse esporte, que vem crescendo a cada ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) inaugura uma quadra de areia na cidade de Pedro Canário, neste sábado (19), às 8h30, com objetivo de dar oportunidades a novos talentos.

A solenidade contará com as presenças do governador Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e lideranças políticas locais.

A nova praça esportiva do município, localizada no bairro Boa Vista, foi construída com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 114 mil. A quadra vai sediar os treinamentos da seleção de Pedro Canário, que disputa anualmente o Campeonato Estadual de Futebol de Areia.

O pontapé inicial será dado no amistoso entre a seleção capixaba de futebol de areia e a seleção de Pedro Canário, às 10 horas, durante o qual o selecionado local entregará as faixas de campeão brasileiros às estrelas do futebol de areia que venceram o campeonato nacional no final do ano passado, em São Paulo, derrotando os donos da casa.

A partida será após a solenidade de entrega de materiais esportivos e uniformes aos alunos do programa de inclusão social Campeões de Futuro, que oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, por todo o Estado.

Novo núcleo

Em Pedro Canário, o programa já atende 200 crianças e adolescentes na modalidade de futebol de campo, que receberá equipamentos e uniformes de reposição. Porém, a Sesport autorizou a implantação de mais um núcleo esportivo, que passará a atender mais 100 crianças e adolescentes, na modalidade capoeira.

Às 11 horas, em Mucurici, o governador, o vice-governador e Vandinho Leite participam da solenidade de entrega de 90 casas populares para moradores do Balneário de Mucurici. Além disso, 300 crianças e adolescentes receberão da Sesport materiais esportivos e uniformes para o desenvolvimento das atividades do programa Campeões de Futuro. Na cidade, o programa oferece aulas gratuitas de futebol de campo e voleibol.

De lá, a comitiva do governador embarca para o município de Ecoporanga, onde, às 15h30, acontece a solenidade de ordem de serviço para construção da unidade do programa Campo Bom de Bola, uma iniciativa do Governo do Estado, que por meio da Sesport vai construir 80 campos de futebol soçaite por todo o Espírito Santo. Cada unidade terá grama sintética, alambrado e iluminação, a partir de investimentos estaduais.

Cartilha

Para facilitar o processo de construção dos campos de futebol soçaite, a Sesport organizou e distribui, a cada prefeitura do Estado, uma cartilha com a documentação técnica necessária para formalizar os convênios. A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo. O valor de investimento de cada unidade gira em torno de R$ 239 mil.

Serão entregues, ainda, materiais esportivos ao núcleo de futsal do programa Campeões de Futuro, que oferece aulas gratuitas para 400 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, nas modalidades de futsal e basquetebol.

Por todo o Estado, o Campeões de Futuro atende mais de 22 mil pessoas. Criado em 2008, o programa oferece aulas gratuitas em 13 modalidades esportivas (vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, lutas, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez). Com as expansões dos núcleos, os municípios que ofereciam apenas uma modalidade estão recebendo uma nova modalidade. Além disso, novos equipamentos esportivos e uniformes estão sendo distribuídos aos alunos e professores.

O programa é realizado em parceria com as prefeituras. Enquanto a Sesport fornece materiais esportivos, uniformes, estagiários e qualificação aos profissionais que trabalham no programa. Cabe à administração municipal oferecer um profissional de Educação Física e a estrutura física para desenvolvimento das atividades.