13/03/2010 10h56 - Atualizado em 05/05/2016 11h51

Governo do Estado inicia obras do Novo Estádio Estadual Kleber Andrade

No lugar em que se viam craques, estavam tratores. Na platéia, onde antes se via torcedores apaixonados, estavam ex-jogadores e personalidades. Foi nesse cenário que, no gramado do antigo estádio Kleber Andrade, o governador Paulo Hartung, junto aos responsáveis pela mais nova empreitada do esporte capixaba, assinou a ordem de serviço e deu o ponta pé inicial para as obras do Novo Estádio Estadual Kleber Andrade. O governador fez questão de agradecer a todos que viabilizaram essa obra e, garantiu que a verba, para a conclusão do projeto já está no caixa do Governo.

“É a realização de um grande sonho. Um sonho que se prolongou muito e que o Governo do Estado passa a colocar em prática e a torná-lo realidade. Agora, daremos um pontapé inicial para que um sonho de mais de 40 anos se torne realidade”, explicou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende.

Um palco que tem tudo para alavancar o futebol capixaba, na avaliação do secretário. “O Novo Estádio Estadual Kleber Andrade sem dúvidas vai alavancar o futebol do Estado, e levá-lo de volta à primeira divisão do futebol brasileiro. Mas o Novo Kleber Andrade será um palco de excelência e vai obedecer ao conceito sustentável, reutilizando a água da chuva e a luz solar. Um projeto verde, que será uma arena multiuso para todos os clubes e capixabas”, destacou.

O governador Paulo Hartung afirmou que era com muita alegria que autorizava o início das obras do Novo Estádio Estadual Kleber Andrade. Hartung ressaltou que as obras representam a realização do sonho de muitos capixabas.

“Podemos citar a figura saudosa de Kleber Andrade. Mas falo também de um conjunto de capixabas que trabalharam pelo desenvolvimento do esporte e que sonharam com um futebol desenvolvido em nosso Estado. Essa obra vai dar um equipamento importante para o Espírito Santo. Vamos ter uma arena para os esportes e para a cultura. Estamos fazendo aqui o que há de mais moderno no Brasil e no mundo”, afirmou.

Hartung lembrou que muitos obstáculos foram superados para que o Governo pudesse autorizar o início das obras. “Adquirir esse patrimônio não foi fácil. Havia muitas questões judiciais que precisaram ser superadas. Depois organizamos o projeto e tocamos a licitação, que foi muito disputada. Estamos começando essa obra como começamos todas as outras obras pelo Estado afora. O dinheiro está no caixa do Governo, para que a obra tenha começo, meio e fim”, pontuou.

O governador destacou que o Estádio Estadual Kleber Andrade será o estádio de todos os clubes e de todos os capixabas. “Esse estádio será uma alavanca para o desenvolvimento do esporte e do futebol capixaba. O Governo já tem feito muita coisa, os clubes têm dado passos importantes, mas faltava isso, faltava o nosso Maracanã. E hoje estamos colocando esse sonho de pé.

Presente na solenidade, que reuniu centenas de pessoas, o ex-goleiro do Rio Branco Jorge Reis, não conseguiu jogar no Kleber Andrade finalizado. Passados 27 anos o ex-atleta não esconde a ansiedade de ver aquele que será o maior palco do futebol capixaba pronto.

“Já estive no lançamento da pedra fundamental do estádio junto com o Kleber Andrade, e hoje estou mais feliz ainda porque o estádio está se tornando realidade. A verba está separada, guardada para o estádio e tomara Deus, que dia 21 de junho de 2013, aniversário do Rio Branco, seja a inauguração desse estádio”.

Kleber Andrade foi presidente do Rio Branco, na década de 70. Foi ele o responsável pela idealização do estádio. Falecido em 1978, não pode ver a inauguração do campo, mas foi eternizado doando seu nome à nova casa do seu clube de coração.

Herdeiro do ex-cartola, Antonio Cesar Andrade, emocionou-se ao falar a história do seu pai na luta para construir um estádio de todos os clubes e capixabas.

“É uma história que vem desde 1970, quando o Brasil foi tricampeão mundial. Foi nesse ano, que a diretoria do Rio Branco, presidenciado pelo meu pai, teve a decisão de construir esse estádio. Infelizmente ele morreu em 1978, oito anos depois de ter iniciada construção. O Rio Branco e a população capixaba não tiveram condições de concluir a obra, mas agora com a reforma e ampliação, que o Governo do Estado vai realizar, a gente vai conseguir se Deus quiser, daqui a três anos, inaugurar esse estádio no dia 21 de julho de 2013, aniversário de 100 anos do Rio Branco”, comemorou.

Informações técnicas

O Estádio está localizado em Campo Grande, Cariacica. O valor da reforma será de R$ 86.333.053,61, com prazo de 20 meses para conclusão. O terreno tem 85.715,00 m² de extensão. A área de construção é de 38.017,78 m², e a obra abrangerá 5.407,76 m², totalizando 43.425,54 m² construídos. A reforma do estádio prevê uma estrutura para recepcionar 23 mil torcedores, com possibilidade de ampliação para 26 mil em sua configuração final.

Para o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Pedro Firme, a complexidade da obra será um grande desafio para o órgão.

“Este é um empreendimento singular, distinto de qualquer outro que o Estado tenha realizado. Vamos fiscalizar simultaneamente a execução de projetos técnicos, serviços de engenharia complexos e o contrato administrativo com a construtora. Essa integração de disciplinas vai demandar profissionais com conhecimentos distintos, que certamente vão contribuir para que a obra seja realizada com qualidade e a um preço justo”, explicou Firme.

O Estádio terá uma moderna arena multiuso, que poderá ser palco de grandes eventos, jogos de futebol, competições de atletismo – uma vez que terá a primeira pista oficial do Espírito Santo – e atividades educacionais, comunitárias e sociais.

Os autores do projeto pensaram num espaço “verde”, que valorize o meio ambiente evitando desperdícios, com reutilização da água proveniente das chuvas e aproveitamento da luz solar. Além disso, cinco quadras poliesportivas ao redor do estádio já estão no projeto. O Estádio terá ainda o Edifício Educativo, que abrigará inúmeras atividades sociais, geridas em parceria com a Prefeitura de Cariacica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
9901-9914
3235-7192
assessoria.sesport@gmail.com

Assessoria de Comunicação do Iopes
Bernardo Aguirre
3320-8505 / 9972-5862
bernardoaguirre@iopes.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard