17/07/2011 17h37 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Governo do Estado inaugura Cras e autoriza obra do Campo Bom de Bola em São Roque do Canaã

A população de São Roque do Canaã já tem um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A unidade foi inaugurada na manhã deste sábado (16) pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), Rodrigo Coelho. Durante o evento, o Governo também autorizou a ordem de serviço para a construção de Campo Bom de Bola, no município.

O novo Cras, construído em uma área de 468 metros quadrados, foi co-financiado pelo Estado no valor de R$ 400 mil com objetivo de oferecer aos usuários, um espaço melhor e mais acolhedor. Nele, os profissionais de assistência social e psicologia podem prestar às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social da região, atendimentos com os serviços de Proteção Social Básica voltados para o resgate do convívio sócio familiar e comunitário.

O governador Renato Casagrande salientou que o governo está investindo fortemente na redução da pobreza no Estado e que as ações com este propósito serão intensificadas neste ano, com a formulação de um cadastro para mapear as famílias carentes e equipes de assistentes sociais, existentes nos municípios, farão o acompanhamento dos grupos identificados, fazendo visitas domiciliares e fazendo o encaminhamento às unidades do Cras.

“Lançamos o programa de redução da pobreza neste ano, e ele já está em operação por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social. Direcionamos para os municípios recursos por meio do fundo a fundo, eliminando a burocracia do passado. Este programa tem metas claras e queremos ampliar o número de beneficiados. Já estamos trabalhando a redução da pobreza nos municípios em parceria com as prefeituras, mas agora estamos intensificando a ação”, disse o governador.

O cidadão de São Roque do Canaã encontrará no Cras atividades de inclusão social, qualificação profissional, recepção e acolhida, grupos ou oficinas de convivência (jovens e idosos), visitas domiciliares, encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial e outras políticas públicas, encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único e ainda articulação e fortalecimento de grupos sociais locais através do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como foco prevenir, potencializar e contribuir para autonomia das famílias vulneráveis.

Para o secretário Rodrigo Coelho a entrega do Cras representa uma forte estratégia para acabar com a pobreza. “A inauguração do Cras não é inauguração de uma obra. É a apresentação para a população de uma estratégia para redução da pobreza e da extrema pobreza e assim, uma forma de levar aos mais vulneráveis a oportunidade de alcançar a emancipação”, disse o secretário.

Em todos os municípios capixabas existe um ou mais Centros de Referência de Assistência Social, que desenvolve as políticas de assistência social junto aqueles que necessitam de acolhida. O local para construção das unidades é sempre aquele cuja realidade seja desfavorecida socialmente, a fim de facilitar o acesso do público alvo.

A cada Cras entregue à população, facilita-se o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social, principalmente aos jovens, às políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida e a garantia dos direitos sociais.

O Cras de São Roque do Canaã está localizado a Rua Lourenço Roldi, bairro São Roquinho.

Esportes

A solenidade em São Roque do Canaã serviu ainda para que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) assinasse a ordem de serviço para a construção no município da unidade do Campo Bom de Bola, com campo de grama sintética, iluminação e alambrado no valor de R$ 239.093,39.

Durante a solenidade o governador Renato Casagrande, o secretário Vandinho Leite, o prefeito municipal Marcos Guerra e o representante da empreiteira assinaram a ordem de serviço que garante o início imediato das obras da unidade.

Em seu discurso o governador frisou que os programas desenvolvidos na pasta de esportes e lazer têm sido de grande importância para a inclusão social e formação de novos cidadãos.

“O esporte é uma ferramenta de inclusão social importante para a formação do caráter das nossas crianças e adolescentes. E a construção do Campo Bom de Bola vai fortalecer esse nosso investimento em cidadania e qualidade de vida. Por se tratar de um espaço que funciona em tempo integral, será um importante aliado do Governo do Estado e dos municípios no trabalho de enfrentamento da criminalidade”, afirmou.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite ratificou as palavras do governador e destacou ainda
as funcionalidades do Campo Bom de Bola. “Esse é um investimento importante. Ele vai garantir a construção de um espaço que vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. É um equipamento que se administrado com consciência, não vai precisar de manutenção nos próximos três anos. O campo Bom de Bola será um espaço que vai garantir qualidade de vida para as crianças, adolescentes, jovens, adultos e a terceira idade. Além disso, vai oferecer inclusão social para afastar nossos jovens da criminalidade”, destacou Vandinho.

Assessoria de Comunicação / SEASTDH
Rodrigo Sant’ana / Flávia Pinheiro