18/02/2011 11h38 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Governo do Estado inaugura a oitava unidade do Campo Bom de Bola e amplia investimentos esportivos no Sul do Estado

A oitava das oitenta unidades do programa Campo Bom de Bola foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (18), em Vargem Alta. O campo de futebol soçaite, que conta com grama sintética, alambrado e iluminação, foi inaugurado pelo governador Renato Casagrande, do vice-governador, Givaldo Vieira, e do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite. O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela, após uma visita de trabalho à unidade do colégio Salesiano, também prestigiou o evento da Sesport.

A estreia da nova praça esportiva foi feita por crianças de escolas locais, meninos e meninas, em um quadrangular promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

O programa que está levando investimentos esportivos para todo o Espírito Santo tem como objetivo promover a inclusão social e a qualidade de vida para todos os capixabas, descentralizando os investimentos, que em sua maioria são disponibilizados para a região da Grande Vitória.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, ressaltou a importância de investimentos no esporte, que agem como ferramenta de inclusão social. “Esses são investimentos que promovem a qualidade de vida e oferecem oportunidade de inclusão social em período integral. As unidades do Campo Bom de Bola possuem características que permitem o funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, por ter iluminação”, destacou.

Clique aqui para ampliar!

Vandinho Leite disse também que as comunidades serão beneficiadas e podem se unir para organizar para a utilização da unidade, “que pode sediar aulas de projetos sociais como o Campeões de Futuro”.

Ele ressaltou ainda o ritmo de continuidade dos programas que o governador Renato Casagrande vem seguindo, fundamental para que os capixabas continuem sendo beneficiados.

Cartilha

Para facilitar o processo de construção dos campos de futebol soçaite, a Sesport organizou e distribui, para cada prefeitura do Estado, uma cartilha com a documentação técnica necessária para formalizar os convênios. A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo. O valor de investimento de cada unidade gira em torno de R$ 239 mil.

Durante a solenidade em Vargem Alta o governador entregou um trator de R$ 100 mil para a Associação Comunitária de Castelinho, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura.

Clique aqui para ampliar!

O vice-governador Givaldo Vieira pontuou a participação do Governo do Estado, que nesses primeiros meses de gestão tem se demonstrado ativo em todas as regiões capixabas. “Essa é mais uma importante obra do nosso Governo, realizada com recursos do povo e para os capixabas. É a oitava inauguração do projeto “Bom de Bola”, da Secretaria de Esportes, que incentiva a prática esportiva e funciona para combater a má conduta, o tráfico de drogas, e dissemina a disciplina e ética”, afirmou o vice-governador.

Alegre

O município alegrense também recebeu investimentos na área esportiva. Após a solenidade em Vargem Alta, a comitiva do governador se deslocou até Alegre para assinatura da ordem de serviço para construção da quadra poliesportiva, no distrito de Santa Angélica. Uma antiga reivindicação dos moradores locais.

Além de visitar a região, ouvir as demandas da comunidade e da prefeitura, o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, garantiram que investimentos serão realizados em todos os municípios capixabas com o compromisso de promover a inclusão social.

Os investimentos para a construção da quadra poliesportiva no distrito de Santa Angélica são de R$ 415.995,62.

O governador e o secretário aproveitaram a oportunidade para entregar materiais esportivos e uniformes aos alunos do programa Campeões de Futuro, que no município oferece aulas gratuitas de futsal para 200 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos.

Por todo o Estado o Campeões de Futuro atende mais de 22 mil pessoas. Criado em 2008, o programa oferece aulas gratuitas em 13 modalidades esportivas (vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, lutas, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez). Com as expansões dos núcleos, os municípios que ofereciam apenas uma modalidade estão recebendo uma nova. Além disso, novos equipamentos esportivos e uniformes estão sendo distribuídos aos alunos e professores.

O programa é realizado em parceria com as prefeituras. Enquanto a Sesport fornece materiais esportivos, uniformes, estagiários e qualificação aos profissionais que trabalham no programa, cabe à administração municipal oferecer um profissional de Educação Física e a estrutura física para desenvolvimento das atividades.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart
rodolfo.leal@seg.es.gov.br
@Rodolfo_Harck