02/06/2011 10h15 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Governo do Estado faz investimento no esporte em Guarapari

Tímido, Tarcisio Pompermayer Aarão, 12 anos, morador de Guarapari, num primeiro instante parece ser uma criança comum perto dos amiguinhos da mesma idade. Mas, quando entra na quadra para jogar handebol, como ponta, ele garante que deixa de lado o jeito pacato e joga pra valer. O menino que sonha em ser um atleta profissional, há dois anos faz parte do projeto “Campeões de Futuro” e já tem boas histórias para contar sobre esta nova experiência com o esporte.

Como Tarcísio, outros jovens, que gostam de esporte em Guarapari foram ao CRAS, no bairro Santa Mônica, na manhã desta quinta-feira (02), e acompanharam a solenidade de assinatura da ordem de serviço construção de Campo Bom de Bola; reforma e ampliação do Ginásio de Esportes “Carlos Fernandes Maria de Oliveira”, conhecido “Ginásio Polivalente”, obras realizadas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sesport).

Na ocasião, também foram entregues uniformes, equipamentos e materiais esportivos do projeto “Campeões de Futuro” para repor as modalidades de handebol e vôlei, beneficiando no total 400 crianças e adolescentes. Uma nova modalidade, o futebol de areia, foi anunciada e atenderá 600 crianças.

Participaram do evento o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Vandinho Leite; o prefeito de Guarapari, Edson Figueiredo Magalhães; o vice-governador, Edvaldo Gomes da Silva; a secretária municipal de Esporte e Lazer, Adriane Serpa; a atleta de handebol Aline Silva, conhecida como Chicória e autoridades municipais e da região.

O vice-governador Givaldo Vieira parabenizou os jovens do município que participam do projeto pelo empenho e dedicação ao esporte. “Estamos usando o esporte como ferramenta da inclusão social. É através do esporte que criamos outras oportunidades de ocupação, de lazer e principalmente, de educação. Os alunos aprendem valores, ética e disciplina, por isso chamamos este projeto de Campeões de Futuro. Todos, independente de serem atletas ou não, certamente, serão campeões na vida”, afirmou Givaldo Vieira.

O secretário Vandinho Leite destacou a dedicação da equipe que coordena o projeto em Guarapari. “Estamos aqui hoje para ampliar o número de jovens que serão atendidos pelo projeto Campeões de Futuro. Estou muito animado com este projeto, porque o esporte afasta os jovens do contato com as drogas e isso é muito importante. Estive com a coordenadora do projeto, Joelma Pompermayer e com os professores Helena Monteiro e José Carneiro, que lidam diretamente com os meninos, e agradeço muito a eles pela dedicação. No município, o trabalho está sendo muito bem feito”, disse o secretário Vandinho Leite.

A atleta Aline Silva foi homenageada pela dedicação ao esporte. Há dois anos é moradora de Guarapari e atua como estagiária do “Campeões de Futuro” na cidade. Ela fez a entrega do kit esportivo simbólico ao aluno Tarcísio Pompermayer. “Estou muito feliz por ter sido escolhido para receber o kit. Gosto muito de jogar handebol e quero aprender cada vez mais. Depois que entrei no projeto já fiz várias amizades e pretendo permanecer no projeto por mais tempo”, disse Tarcísio.

Prova de que o esporte une as famílias, o aluno da modalidade futsal, André Luis Gonçalves Gama de Abreu, 9 anos, acompanhado de sua fiel torcedora, sua mãe Sirléia, participa de todos os jogos. André é o atacante do time e não economiza na hora de marcar gols nas partidas. “A quadra é perto da minha casa e lá encontro com os meus amigos. No projeto, eu passo boa parte do tempo depois que saio da escola. Gosto muito do professor, que treina a gente, porque ele sempre nos incentiva a jogar e lembra como é importante ter um objetivo na vida”, comentou André Luis.

Revelação entre os alunos também da modalidade handebol do projeto “Campeões de Futuro”, Iara Soares do Nascimento, 15 anos, conta que devido ao bom desempenho nono esporte, ganhou uma bolsa de estudos em uma escola particular da cidade e que já participou de competições na região. “O handebol já me deu coisas boas, e só tenho a agradecer. Na última Copa Vitória Garra, o time que faço parte foi o campeão. Tenho participado de olimpíadas escolares e treino em busca de melhores resultados”, frisou Iara.

Tel: (27)9901-9914/ (27) 3235-7192
Assessoria.sesport@gmail.com