10/03/2009 08h03 - Atualizado em 05/05/2016 11h41

Governo do Estado apresenta proposta de inserção do Espírito Santo na Copa 2014

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), apresentou, na tarde desta segunda-feira (09), a proposta de inserção do Espírito Santo na Copa do Mundo de 2014, em um evento realizado no Hotel Ilha do Boi.

O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; além do vice-governador Ricardo Ferraço, do senador Renato Casagrande, dos secretários estaduais Luciano Rezende (Sesport) e Marcus Vicente (Setur), de representantes de órgãos e entidades dos mais diversos setores da sociedade e deputados estaduais e federais.

O secretário de Turismo apresentou a proposta, que tem como meta abrigar até quatro seleções de futebol no Espírito Santo, na pré-temporada da Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo de 2014.

O trabalho, elaborado pelas equipes da Setur e Sesport, reúne parceiros do turismo, do esporte e do desenvolvimento estadual, considerando todos os fatores que propiciam o êxito do projeto, como a localização geográfica privilegiada do Estado, o crescimento econômico, investimentos realizados e a infraestrutura de acessos.

Copa 2014

“A Copa do Mundo de 2014 será um dos maiores eventos realizados no Brasil em todos os tempos”, segundo o ministro Luiz Barretto, e o objetivo do Espírito Santo é se organizar para participar do espetáculo.

Uma das ações fundamentais para a pré-temporada é a organização do corpo de voluntários, atribuição da Sesport. “Nós vamos reunir e treinar um grande corpo de voluntários entre os estudantes de ensino médio e universitários. Organizaremos clínicas para capacitação de professores, atletas e dirigentes esportivos. Além disso, iremos concluir as obras do Estádio Estadual Kleber Andrade e do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho”, esclarece o secretário de Esportes Luciano Rezende.

“Ao abrigar equipes em um evento deste porte, o Estado ganhará em movimentação econômica, turística, divulgação, investimentos e infraestrutura. Só para se ter um exemplo, a Copa de 2014 trará 30 mil jornalistas de todo o mundo ao Brasil. Ao abrigar uma única seleção em terras capixabas, entre 900 jornalistas se hospedarão no Estado. Fora a hospedagem, transporte e a alimentação - setores aquecidos com o evento - a visibilidade gerada pela mídia em todo o mundo renderá desdobramentos incalculáveis”, explica o secretário de Turismo, Marcus Vicente.

Em seu pronunciamento, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, comentou a possibilidade da participação do Estado. “Se depender de mim, a solicitação do Governo do Estado será atendida. O Espírito Santo sai na frente pela sua localização estratégica e pelo planejamento aqui mostrado”.

O próximo passo para captação de seleções para a pré-temporada no Estado será a criação de uma comissão público/privada que trabalhará junto à CBF e às confederações de futebol dos países participantes na intenção de abrigá-los.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – Sesport
Filipe Calmon
27- 3314-3526 / 9901-9914
assessoria.sesport@gmail.com

Assessoria de Comunicação – Setur
Andressa Moreno
27-3224-6072 / 9802-5542
imprensa@turismo.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard