18/08/2009 15h20 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Governo do Estado abre mais 8 mil vagas para crianças e adolescentes praticarem esportes

O protocolo de intenções do projeto ‘Campeões de Futuro’ foi assinado, nesta terça-feira (18), pelo governador Paulo Hartung e pelo secretário estadual de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, e por representantes de 42 municípios capixabas. O projeto vai beneficiar mais 8 mil crianças em risco social a partir deste mês. Somados às cidades contempladas anteriormente, o projeto alcança o número de 13.500 crianças atendidas. A solenidade foi realizada no Centro de Treinamento Esportivo Jayme Navarro de Carvalho, na Sesport, em Bento Ferreira, Vitória.

A cerimônia começou com crianças de Afonso Cláudio simulando exercícios aprendidos durante os treinamentos da modalidade de atletismo, oferecida pelo projeto. Em seguida, os curumins da aldeia indígena de Aracruz apresentaram uma coreografia típica e foram sucedidos pela equipe campeã de dança dos Jogos dos Idosos, de Cachoeiro de Itapemirim.

Em seu discurso, Luciano Rezende enfatizou o sucesso do projeto e a crescente procura pelos municípios do Estado. “Conseguimos antecipar de dezembro para agosto a meta de levar o Campeões de Futuro para todos os municípios do Estado, e fomos além. O território indígena de Aracruz, por exemplo, receberá um núcleo de futebol e atenderá a 200 crianças. Com isso, no fim do ano, poderemos ampliar o atendimento e disponibilizar mais um núcleo para cada cidade”, comemora.

Segundo ele, a simplicidade do projeto oportuniza este crescimento. “O Campeões de Futuro é um projeto simples. O Estado, por meio da Sesport, oferece a metodologia, a capacitação, todo o material necessário para a prática, como bolas, redes, uniformes e contrata dois estagiários por núcleo. A contrapartida do município é destacar um professor de Educação Física para supervisionar o trabalho e disponibilizar um local adequado para a prática da modalidade”, explica.

Gilson Amaro, prefeito de Santa Teresa e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), falou em nome dos prefeitos capixabas. “O esporte e o projeto Campeões de Futuro são ferramentas fundamentais para trazer mais paz, cultura, amor e felicidade ao nosso Estado. Essas crianças ainda vão nos orgulhar muito”, enfatiza.

“Nós precisamos cultivar hábitos saudáveis de vida. Saber o que estamos comendo e praticar atividade física, pelo menos três vezes na semana é o mínimo. Os alunos do ‘Campeões de Futuro’ crescerão neste bom ambiente, se afastando das drogas ilícitas e do álcool e aprendendo os bons valores que o esporte tem a ensinar. Este projeto é especial, pois une o Governo do Estado com os município para cumprir bem o seu dever de formar cidadãos conscientes dos direitos e dos deveres. É um gol de placa”, disse o governador Paulo Hartung.

O projeto

O “Campeões de Futuro” é desenvolvido pela Sesport e oferecido aos municípios capixabas, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Aqueles que apresentaram localidades com taxas menores foram convidados a participar.

A Sesport disponibiliza a metodologia, o treinamento, estagiários e o material necessário ao desenvolvimento do projeto. Os municípios participantes devem oferecer um local apropriado para a prática esportiva e um profissional de Educação Física. Após o período de treinamento, a Sesport continua acompanhando as atividades do núcleo.

O objetivo é promover, para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, a prática do esporte e do lazer; garantir saúde, educação e cultura; auxiliar na inserção da comunidade; e formar cidadãos atuantes e conscientes de seus deveres e direitos na sociedade.

As atividades focam alunos da rede pública de ensino capixaba, mas aqueles que estiverem fora deste sistema educacional também têm oportunidade de se integrar.

As ações do projeto não se resumem apenas às práticas esportivas. Há a verificação da saúde e do desempenho escolar de cada participante. Além disso, os estudantes participam de palestras e passeios culturais.

Os municípios que quiserem aderir ao projeto devem enviar um ofício à Sesport, requerendo a participação.

Abaixo, a lista dos municípios recém-conveniados e a modalidade contemplada:

Alfredo Chaves - Futebol de Campo - 200 vagas
Água Doce do Norte - Futsal - 200 vagas
Águia Branca - Handebol - 200 vagas
Alto Rio Novo - Futsal - 200 vagas
Anchieta - Voleibol - 200 vagas
Atílio Vivacqua - Ginástica rítmica - 100 vagas
Aracruz/Funai - Futebol de campo - 200 vagas
Baixo Guandu - Futsal - 200 vagas
Barra de São Francisco - Futebol de campo - 200 vagas
Boa Esperança - Futsal - 200 vagas
Bom Jesus do Norte - Basquete - 200 vagas
Brejetuba - Voleibol - 200 vagas
Castelo Futsal - 200 vagas
Colatina - Ginástica rítmica - 100 vagas
Conceição do Castelo - Basquetebol - 200 vagas
Dores do Rio Preto - Voleibol - 200 vagas
Guarapari - Handebol - 200 vagas
Guaçuí - Ginástica rítmica - 100 vagas
Ibatiba - Ginástica rítmica - 100 vagas
Ibiraçu - Futebol de campo - 200 vagas
Ibitirama - A definir
Itaguaçu - Ginástica rítmica - 100 vagas
Irupi - Futsal - 200 vagas
Iúna - Voleibol - 200 vagas
Jaguaré Futebol de campo - 200 - vagas
Jerônimo Monteiro - Futebol de campo - 200 vagas
João Neiva - Handebol - 200 vagas
Laranja da Terra - Futsal - 200 vagas
Mantenópolis - A definir
Marataízes - Futebol de campo - 200 vagas
Muniz Freire - Handebol - 200 vagas
Nova Venécia - Ginástica rítmica - 100 vagas
Pedro Canário - Futebol de campo - 200 vagas
Pinheiros - Ginástica rítmica - 100 vagas
Ponto Belo - Futebol de campo - 200 vagas
Presidente Kennedy - Basquetebol - 200 vagas
Santa Tereza - Futsal - 200 vagas
Santa Leopoldina - Ginástica rítmica - 100 vagas
São Domingos do Norte - Futebol de campo - 200 vagas
São José do Calçado - A definir
Sooretama - Ginástica rítmica - 100 vagas
Viana Basquetebol - 200 vagas -
Vila Velha - Voleibol - 200 vagas
Vila Pavão - Futsal - 200 vagas
Vitória - Basquetebol - 200 vagas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
assessoria.sesport@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard