08/09/2011 17h19 - Atualizado em 05/05/2016 12h13

Governo do Espírito Santo garante investimentos em saneamento básico e esportes a moradores de Pedro Canário

Os moradores de Pedro Canário, no extremo Norte do Estado, fizeram festa para receber do Governo do Espírito Santo importantes investimentos nas áreas de esporte e de saneamento básico, na tarde desta quinta-feira (08). Em retribuição à receptividade, o governador Renato Casagrande garantiu que novas ações do governo vão beneficiar ainda a região. São R$ 1,39 milhão em obras de esgotamento sanitário.

Ao lado do governador estavam o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, deputados federais e estaduais vereadores, lideranças locais, professores municipais, alunos de projetos sociais e os moradores que lotaram o local da cerimônia, no Centro da cidade.

“Nós estamos assinando uma ordem de serviço sem precedentes. São mais de R$1 milhão, que vão garantir que passemos de 30% do esgotamento tratado para mais de 60%. E esses são investimentos fundamentais para garantir mais qualidade de vida ao povo de Pedro Canário”, destacou Casagrande.

O investimento será realizado com recursos próprios da Cesan. A previsão é que as obras sejam concluídas em 12 meses. Serão beneficiados 1.100 moradores dos bairros Esplanada e Novo Horizonte, que vão contar com os serviços de coleta e tratamento de esgoto oferecidos pela Companhia.

Serão implantados cerca de seis mil metros de redes coletoras e emissários de esgoto, além de 312 ligações prediais e três estações elevatórias com capacidade para bombear 18 litros de esgoto por segundo. O esgoto deixará de ser lançado na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

A ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário de Pedro Canário é parte do Programa Estadual de Saneamento que vai investir, até 2014, mais R$ 1 bilhão em água e esgoto nos 52 municípios onde a Cesan atua. É o maior investimento da história do Espírito Santo em obras de saneamento. Somente para o município de Pedro Canário estão previstos recursos de mais de R$ 4 milhões para obras de esgoto.

Ele ressaltou ainda a importância dos investimentos na área de esportes e lazer que estão garantindo oportunidade e opções às crianças e adolescentes do município. “Já entregamos uma quadra de areia. Agora entregamos mais uma, no Centro Comunitário de Franco Rossetti que vai ser, sem dúvidas, uma excelente ferramenta de inclusão social. E não vamos parar por aí. Ainda temos a construção de mais uma quadra, no bairro Canarinho, a reforma do campo do Bairro Camata e ainda o Campo Bom de Bola, todos em fase de conclusão”, disse.

Na área de esportes e lazer serão investidos R$ 1.042.312,04 em obras que vão de quadras de futebol de areia, reforma de campo e construção do Campo Bom de Bola. Obras essas que foram visitadas pelo governador Renato Casagrande e por sua comitiva.

A quadra de futebol de areia do Centro Comunitário Franco Rossetti é a segunda, de três quadras, que já foram inauguradas neste ano. A primeira foi no bairro Boa Vista, em fevereiro passado. A unidade desta quinta-feira (08) foi festejada pelo significado que possui a obra.

Clique aqui para ampliar!

O secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite falou dessa importância. Segundo ele, a quadra de futebol de areia é “uma importante ferramenta de inclusão social. É uma obra que está estrategicamente localizada, pois o Centro Franco Rossetti oferece oportunidades para que crianças e adolescentes possam se distanciar das drogas, da criminalidade e da violência”, avaliou.

Vandinho Leite destacou ainda que os demais investimentos garantidos e que estão em execução no município irão reafirmar o compromisso da Sesport e do Governo do Espírito Santo na descentralização dos investimentos e na garantia de oportunidades para aqueles que necessitam das ações do Estado.

“Nosso compromisso e garantir políticas públicas de investimentos nos diversos setores para aqueles que mais precisam das ações do Governo do Estado. Por isso estamos aqui em Pedro Canário garantindo a continuação de nossas obras na área de esportes e lazer e testemunhando o compromisso do governador em distribuir novos investimentos, também na área de saneamento e esgotamento”, frisou.

Os investimentos esportivos foram comemorados por Aparecida Souza, coordenadora do Centro Franco Rossetti. “Essa é uma obra de inclusão social sem dúvidas. Só essa quadra de areia vai beneficiar não somente as nossas 400 crianças e adolescentes que são assistidos pelo projeto, mas a comunidade como todo. Já temos ciência que a população fará uso e tem mesmo que fazer, porque só assim vamos garantir a durabilidade desse investimento, de forma que ele atenda e inclua todos da comunidade”, agradeceu.

Assessoria do Governo do Estado
Rodolfo Hackbart