07/09/2012 14h21 - Atualizado em 05/05/2016 13h03

Governo do Espírito Santo busca investimento federal para ser referência nacional em treinamento de atletas e paratletas

O Espírito Santo deve ganhar em breve mais um investimento federal para o esporte. Na tarde desta quinta-feira (6), o Secretário de Esportes e Lazer Vandinho Leite esteve em Brasília onde apresentou para o secretário de alto rendimento do Ministério dos Esportes, Ricardo Leyser, projeto técnico para implantação no Estado da Rede Nacional de Treinamento de Atletas.

O investimento estimado seria de aproximadamente R$ 19 milhões, previsto em gastos como contratação de pessoal técnico, material esportivo, locação de espaços e contrapartidas como bolsa para os atletas de melhores resultados em competições.

Após duas horas de encontro, entre apresentação do Secretário Vandinho Leite e debates técnicos, o Espírito Santo recebeu sinal verde para formalização e trâmites do projeto que após a execução do ciclo de formação e funcionamento pode chegar aos R$ 30 milhões.

Na avaliação do Secretário a reunião vai resultar em benefícios aos futuros atletas: "É mais um projeto ousado. Vamos criar milhares de vagas para a prática esportiva. Precisamos dar oportunidade e ainda buscar talento em nosso Estado”.

Rede Nacional de Atletas

O projeto consiste no incentivo a prática esportiva na formação de base - iniciação no esporte - até o trabalho para formação dos atletas para seguir carreira profissional - alto rendimento.

Cerca de nove entidades foram contatadas para participar do projeto - detentoras de equipamentos aprovados para treinos nos Jogos Rio 2016. São elas: Aert, Aest, Álvares Cabral, Ítalo-brasileiro, Estação Conhecimento Serra, Ginásio Tartarugão, Iate Clube, Ufes, além da CBTri (Confederação Brasileira de Triatlo).

As modalidades serão as seguintes: atletismo, futebol (feminino), judô, ginástica artística, natação, natação paralímpica, remo, vela, windsurf, tênis, tênis (cadeirante), tiro com arco, triatlo, vôlei, vôlei de praia, sendo que cada entidade vai trabalhar pelo menos duas modalidades.

"Esse investimento vem ao encontro do nosso anseio de fomentar a prática esportiva e ainda ajudar aos clubes sociais e entidades esportivas parceiras", ressaltou Vandinho Leite que complementou: "vamos criar oportunidades para que toda criança, todo adolescente capixaba possa pelo menos ter a chance de escolher o caminho do esporte".

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914 / (27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard