21/07/2011 07h59 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Governo do ES oficializa o lançamento do Esporte Pela Paz

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) está levando mais um projeto de inclusão social com geração de oportunidades a moradores das 30 regiões de maior vulnerabilidade social do Estado. Trata-se do projeto Esporte Pela Paz, que vai oferecer atividades esportivas e culturais a crianças e adolescentes, e que também faz parte do programa Estado Presente.

A cerimônia de lançamento do Esporte Pela Paz aconteceu na noite desta quarta-feira (20), no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, sede da Sesport, em Bento Ferreira, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, de diversos secretários de Estado, autoridades políticas municipais, dirigentes esportivos, pais e atletas. A festa de lançamento foi coroada com as apresentações das seleções brasileira e capixaba de ginástica rítmica, que fizeram apresentações no conjunto e no individual, arrancando aplausos dos presentes.


Clique aqui para ampliar!


O governador Renato Casagrande apresentou as ações do Estado Presente e destacou a importância da inserção do esporte, cultura e lazer no dia a dia das crianças e adolescentes, e também das famílias capixabas.

“Estamos aqui hoje lançando mais que um projeto de esportes. Trata-se de um novo conceito de combate à criminalidade, não somente com repressão policial e ações isoladas, mas sim trazendo o Esporte Pela Paz como parte integrante de uma ação muito maior, o Programa Estado Presente. É um conceito mais amplo, em que diversas secretarias devem possuir um trabalho específico para os núcleos de vulnerabilidade identificados pelo Governo. Vamos modificar a realidade destas regiões, com a cultura, o lazer, a educação e o esporte como mecanismos de inclusão social”, destacou o governador.


Clique aqui para ampliar!


O secretário Vandinho Leite ressaltou que as atividades do Esporte Pela Paz serão dividia em três categorias para que elas possam atender além de crianças e adolescentes – os públicos alvos, mas também os jovens, adultos e os integrantes da terceira idade.

Vandinho destacou que esse é um plano de Governo que está aberto para ser desenvolvido com entidades públicas, privadas e com os atletas do Espírito Santo que serão convidados para serem padrinhos dos núcleos, que vão oferecer ao todo 23 modalidades esportivas.

“Não existe alto rendimento se não houver inclusão social e vice-versa. Os alunos que estão começando agora na vida esportiva precisam de um espelho para que possam traçar seus objetivos. Quando se trabalha em núcleo de boxe, os meninos querem ser igual ao Popó, quando se trabalha no bodyboarding, os meninos e as meninas querem ser iguais a Neymara Carvalho, Maylla Venturin, Magno Oliveira. Então estamos oferecendo essa condição. Queremos incluir socialmente, oferecer atividades no contra turno escolar, mas não negamos que dentro desses núcleos aparecerão novos talentos do alto rendimento do Espírito Santo”, disse Vandinho.





Clique aqui para ampliar!


Terra Vermelha receberá o primeiro núcleo do Esporte pela Paz. E o início das atividades será possível porque a Sesport firmou uma parceria com Instituto Gomes Cardozo (Barradão). No espaço esportivo, serão oferecidos Boxe, Judô e Taekowndo. Cada modalidade com 100 crianças, totalizando 300 beneficiados diretos pela ação.

As parcerias são formalizadas a partir da assinatura do Termo de Colaboração e Termo de Permissão de uso da imagem e voz do atleta que adota o núcleo. Até o dia 31 deste mês, está aberto o período para cadastramento das entidades interessadas em receber o núcleo do Esporte Pela Paz, esses direcionados a crianças e adolescentes.

Modalidades


Clique aqui para ampliar!




Clique aqui para ampliar!



Serão oferecidas 23 modalidades esportivas. Cada uma será coordenada por um profissional de educação física ou um técnico esportivo, contratado por meio de processo seletivo simplificado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). Além de professores de educação física, também foram selecionados técnicos esportivos e pedagogos.

As modalidades esportivas ofertadas pelo Esporte Pela Paz são: atletismo, ciclismo, basquetebol, futebol de areia, futebol de campo, ginástica rítmica, voleibol, boxe, judô, handebol, natação, bodyboarding, badminton, futebol americano, futsal, ginástica artística, vôlei de praia, jiu-jitsu, taekwondo, kickboxing, karatê e xadrez. Os alunos ainda poderão praticar capoeira e danças.

Locais de implantação

A primeira e segunda fase do Esporte pela Paz atenderá ao todo, vinte aglomerados de bairros da Região Metropolitana da Grande Vitória, e a terceira fase do projeto incluirá os dez municípios do interior do Estado que registraram o maior número de homicídios em 2010.

Primeira Região abrange Terra Vermelha, Morada da Barra, João Goulart, Normília da Cunha, Ulisses Guimarães, Barramares, Cidade da Barra, São Conrado, Riveira da Barra, Brunela, Solar de Vênus e 23 maio.

Segunda Região conta com Feu Rosa e Vila Nova de Colares. Na terceira estão envolvidos os bairros São Pedro, Nova Palestina, Conquista, Redenção, Santo André, Ilha das Caeiras, Santos Reis, São José, Comdusa e Resistência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
Youtube: Sesport

Assessoria do Governo do Estado
Rodolfo Hackbart
(27) 9945-7534
rodolfo.leal@seg.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard