09/05/2012 09h23 - Atualizado em 05/05/2016 12h23

Governo do ES lança o 38º núcleo do Esporte Pela Paz

Cem crianças e adolescentes de Soteco, em Vila Velha, passaram a integrar o projeto Esporte Pela Paz. Na noite desta terça-feira (08), o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), lançou mais um núcleo do projeto, que vai oferecer aulas gratuitas de karatê para meninos e meninas com idade entre seis e 17 anos.

A modalidade será oferecida na Escola Municipal Vila Olímpica, em Soteco, que será o parceiro no desenvolvimento das atividades. Além de materiais esportivos e uniformes aos alunos, o projeto ainda garante profissionais de educação física, pedagogos e estagiário para a coordenação das aulas. Todo o investimento será feito pela Sesport.

Este será o 38º núcleo do projeto, que tem a meta de inaugurar 65 em toda a Grande Vitória até o final do ano. O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, destacou que os projetos sociais são importantes ferramentas para ofertar oportunidades a crianças e adolescentes.

Os novos materiais foram entregues

"Estamos desenvolvendo, por todo o Espírito Santo, 150 obras de infraestrutura esportiva, mas serão os 400 núcleos de inclusão social que passaremos a oferecer que vão ajudar a mudar a realidade destas crianças e o atual cenário do crescente número da violência envolvendo jovens", descreveu.

O secretário aproveitou a presença dos pais na solenidade de lançamento do núcleo em Soteco para fazer um apelo. "É importante que possamos desenvolver este projeto em parceria. E não é parceria entre o Governo do Estado e o município, ou com a iniciativa privada, a parceria mais importante deve ser com as famílias”, destacou.

“Os pais devem educar seus filhos, dispensar algum tempo para poder acompanhá-los nas atividades porque, se não fizermos isso, nossos adolescentes e crianças serão adotados pelo crime. Trabalhando juntos vamos gerar oportunidades para que, a cada dia, possamos ter mais pessoas envolvidas com atividades positivas e, a cada dia menos, investirmos em combate à criminalidade", frisou o secretário.

Pentacampeã mundial, a bodyboarder capixaba Neymara Carvalho compareceu à solenidade para justificar a importância do projeto Esporte Pela Paz. "Também sou parceira do Governo do Espírito Santo. Recebi um núcleo na Barra do Jucu e estamos desenvolvendo esse projeto, que é muito importante para transferirmos o conhecimento adquirido ao longo dos anos para que esses alunos tenham as mesmas oportunidades que tivemos", concluiu.

Viana

Na próxima quinta-feira (10) o lançamento do novo núcleo de Esporte Pela Paz será realizado em Areinha, em Viana. Na ocasião, o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, os representantes do parceiro do projeto a Associação Comunitária dos Bairros Soreco e Guarita e a Prefeitura Municipal, farão a assinatura dos termos de colaboração, permissão de uso e doação de materiais aos alunos do projeto, que vai oferecer aulas gratuitas de futebol de campo para 200 crianças e adolescentes no bairro.

A solenidade será realizada na Avenida Guarapari, em frente ao Supermercado Central de Compras, às 19 horas.