27/01/2012 07h50 - Atualizado em 05/05/2016 12h16

Governo do ES investirá mais de R$ 800 mil na infraestrutura esportiva de Afonso Cláudio, Castelo e Vargem Alta

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), investirá R$ 828.558,50 nos municípios de Afonso Cláudio, Vargem Alta e Castelo. O convênio firmado com as Prefeituras prevê, ainda em 2012, a construção de quadras poliesportivas, alambrados e a instalação de iluminação em estádio municipal.

Com o objetivo de conversar com as comunidades que receberão os investimentos e apresentar os projetos aos moradores de cada região, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, realizou visitas na última quarta-feira (25). O secretário esteve no distrito de Colina do Cruzeiro, em Afonso Cláudio, em Vila Maria, na sede de Vargem Alta, e no Conjunto Residencial Castelo 3, em Castelo.

Clique aqui para ampliar!

Acompanhado de equipes técnicas, formadas pela Sesport e pelos municípios, e por lideranças políticas e comunitárias, Vandinho apresentou as plantas de cada projeto, e ouviu as necessidades dos moradores.

“É importante ter esse contato com os moradores, que contarão com intervenções estruturantes, promotoras da qualidade de vida e da inclusão social. Esses investimentos já estão conveniados, ou seja, já possuem garantias do Governo do Estado de que serão executados e estão com verba reservada. As obras fazem parte do programa de Governo de descentralização dos investimentos, para incluir e atender àqueles que mais precisam”, destacou o secretário.

A primeira localidade visitada por Vandinho Leite foi a Vila do Cruzeiro, em Afonso Cláudio. Ao lado do prefeito em exercício Pedro Vill, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Altamiro Cassiano, o Juninho, vereadores e lideranças comunitárias, o secretário apresentou o projeto que vai garantir a construção da praça esportiva. Para isso, o Governo do Estado, por meio da Sesport, vai investir R$ 254.159,01.

Clique aqui para ampliar!

Após a intervenção, o novo espaço contará com pista de skate, campo de bocha, dois banheiros - um com acesso para cadeirantes -, área livre para mesa de jogos (dominó, dama, xadrez), canteiro com área verde e um espaço livre para circulação de 2.500 m².

Em Vargem Alta, o secretário Vandinho Leite foi até a comunidade de Vila Maria, que possui um campo sem vestiários. O espaço é utilizado por alunos do projeto estadual de inclusão social Campeões de Futuro, que praticam, de graça e com a coordenação de profissionais de educação física, aulas de futebol de campo.

Para a construção dos espaços serão repassados para a prefeitura R$ 93.364,02. Além dele, também está garantida a instalação de iluminação do Estádio Municipal, que está localizado na sede do município. O espaço está sendo finalizado e possui arquibancadas para cinco mil pessoas. Porém, o campo não possui iluminação, que será instalada com repasse de R$ 153.509,19 com recurso estadual.

O prefeito municipal em exercício, João Bosco Dias, o Bosquinho, agradeceu o investimento do Governo do Estado em esportes e lazer. “É importante saber que o município de Vargem Alta pode contar com a parceria do Governo do Estado. Estamos recebendo investimentos depois de um trabalho em conjunto. E estamos nos colocando à disposição da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e do esporte capixaba para sediar competições de relevância nacional e internacional”, ressaltou o prefeito.

Em sua última visita do dia, Vandinho Leite se encontrou com os moradores do Conjunto Residencial Castelo 3. Lá, o Governo do Estado, por meio da Sesport, vai construir a quadra poliesportiva na praça principal da comunidade.

Reunidos no local onde a obra será realizada, moradores, lideranças comunitárias, políticas e a equipe da prefeitura revisaram a planta do projeto. Com investimento de R$ 327.526,28 o novo equipamento esportivo chega após anos de espera do bairro que abriga mais de duas mil famílias.

A quadra poliesportiva contará com vestiários, sanitários, cobertura metálica, iluminação, tabelas de basquetebol, traves com redes, e postes de sustentação para rede de vôlei.

“Não adianta desenvolver um projeto e não ouvir os anseios da comunidade. Por isso nos reunimos com moradores e levamos a equipe técnica, pois precisamos saber se aquele projeto possui as características que vão atender as expectativas dos moradores”, concluiu Vandinho.