17/02/2012 15h42 - Atualizado em 05/05/2016 12h17

Governo do ES inaugura escola e amplia atendimento esportivo na Serra

O governador Renato Casagrande inaugurou, nesta sexta-feira (17), a nova Escola Estadual de Ensino Médio Vila Nova de Colares, localizada no município da Serra. Na ocasião, o Governo do Estado e o município da Serra firmaram parceria para a implantação do Projeto “Esporte pela Paz”, que irá oferecer aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas às crianças e adolescentes da região.

Também participaram do evento o secretário de Estado da Educação Klinger Barbosa Alves, dos Esportes Vandinho Leite, de Ações Estratégicas André Garcia, o prefeito municipal Sérgio Vidigal, o deputado federal Audifax Barcelos, o deputado estadual Roberto Carlos, a vice-prefeita Madalena Santana, a superintendente de Educação de Carapina Priscila Cibien Baratella, vereadores e autoridades locais.

O governador Renato Casagrande ressaltou a importância dos investimentos na educação do Estado. “Destinamos 30% do orçamento do Espírito Santo à Educação e temos muito orgulho por alcançarmos essa marca. No último ano foram mais de R$ 103 milhões aplicados em infraestrutura física e, neste ano, daremos continuidade, pois a educação é o caminho mais rápido para a geração de oportunidades”, afirmou.

Clique aqui para ampliar!

Renato Casagrande destacou ainda que até o fim desta gestão as escolas estarão equipadas com quadras de esportes, laboratórios de Informática, de Ciências, e que os investimentos no Esporte serão importantes aliados à formação dos jovens capixabas.

“Temos que tornar o ambiente escolar mais atrativo para o estudante, porque a qualidade da educação estadual se dá pelo somatório do desempenho de cada escola. A Educação bem estruturada, e os nossos programas e projetos na área dos Esportes, se transformarão, nesta gestão, em importantes instrumentos para construirmos uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos. Porque a nossa tarefa é fazer mais para quem mais precisa”, disse.

Escola

A nova unidade de ensino contará com 16 salas de aula, laboratórios de informática, Química, Biologia, Física e Matemática, pátio externo coberto, quadra com vestiário e mini quadras para a prática de diversas atividades esportivas. A área, no total, possui 8,7 mil metros quadrados e está preparada para receber 1.920 estudantes, divididos em três turnos.

Clique aqui para ampliar!

O secretário de Educação, Klinger Barbosa Alves, considerou que a inauguração da unidade é muito mais que um evento puramente escolar, significa, acima de tudo, abrir as portas do futuro para os jovens da região. “É apostar que estamos no caminho da cidadania e do conhecimento”, frisou.

O Gerente de Rede Física da Sedu, Aurélio Meneguelli Ribeiro, revela que a valorização do patrimônio público é fundamental para garantir maior durabilidade da estrutura da escola, além de melhores condições aos usuários e maiores benefícios à sociedade. “É essencial que a comunidade escolar perceba que todo o esforço da construção é em prol dela mesma. O patrimônio é meu, é seu, é nosso. Portanto, é preciso preservá-lo”, afirmou.

Esportes

O núcleo do projeto Esporte Pela Paz em Vila Nova de Colares vai oferecer aulas gratuitas de judô para 100 crianças e adolescentes da Serra. O projeto tem como objetivo oferecer integração, formação e inclusão social por meio de atividades esportivas nas 20 regiões de maior vulnerabilidade social, que foram mapeadas pelo Programa Estado Presente.

Clique aqui para ampliar!

O projeto é monitorado por profissionais de educação física e pedagogos contratados pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que vão coordenar também todas as atividades desenvolvidas nos 65 núcleos que serão espalhados pela Grande Vitória.

Em Vila Nova de Colares, o Governo do Estado também entregou nesta sexta-feira (17) uniformes e equipamentos esportivos, como quimonos, tatames e faixas pra o início das aulas após o Carnaval.

O secretário Vandinho Leite destacou a importância do projeto não só para o município serrano, mas para todos os moradores das regiões que receberão as atividades gratuitas do projeto Esporte Pela Paz.

Clique aqui para ampliar!

"O Esporte Pela Paz é um instrumento de inclusão social e de promoção da qualidade de vida. Estamos desenvolvendo esse projeto para que as milhares de crianças e adolescentes que vamos atender nos 65 núcleos por toda a Grande Vitória tenham a possibilidade de escolher um futuro melhor na vida e dar um retorno para a sociedade. Nosso objetivo é investir agora com o esporte e com a inclusão para que possamos ter, no futuro, uma sociedade mais justa e com pessoas com formação social de primeiro mundo", frisou Vandinho.

Clique aqui para ampliar!

Após o recesso de Carnaval, os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos devem procurar a sede da associação de moradores do bairro Vila Nova de Colares para inscrever os alunos para uma das 70 vagas ainda disponíveis.

Orkut: Comunicação
Sesport Youtube: Sesport