27/09/2013 16h12 - Atualizado em 05/05/2016 13h31

Governo do ES entrega Unidade de Saúde, quadra esportiva e equipamentos agrícolas em Itarana

O município de Itarana, na microrregião Central-Serrana do Espírito Santo, recebeu nessa sexta-feira (27), do Governo do Estado, uma nova Unidade Saúde da Família, uma quadra poliesportiva, na comunidade de Alto Jatiboca, além de equipamentos agrícolas.

Participaram das solenidades o governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira, o prefeito Ademar Schneider, a vice-prefeita Leonila Fiorotti Galazi, a deputada federal Rose de Freitas, os deputados estaduais Janete de Sá, Gilsinho Lopes, o secretário de Estado da Agricultura Enio Bergoli, dos Esportes Vandinho Leite, além de vereadores, prefeitos dos municípios vizinhos e comunidade em geral.

"Nossa determinação é fazer mais para quem mais precisa, em todas as regiões, e Itarana não poderia ficar de fora. Estamos trazendo um grande volume de investimentos ao município, em diversas áreas de atuação do Governo, para elevar, cada vez mais, a qualidade de vida dos cidadãos, que poderão contar sempre com o nosso trabalho, seja em parceria com a prefeitura, seja em obras, programas e projetos com recursos próprios do Estado", destacou o governador.

Renato Casagrande também anunciou que Alto Jatibocas vai ter telefonia móvel e internet 3G, que haverá a ampliação e construção de quadra na escola local e que também será realizado projeto para o asfaltamento da estrada que liga o distrito à sede do município. "Temos que garantir as mesmas condições de vida, com qualidade e conforto, para quem mora em Jatibocas, assim como acontece nas maiores cidades do Estado", disse.

Alto Jatibocas

O distrito recebeu pela segunda vez em sua história a visita de um governador do Estado, no dia em que foi entregue à população da localidade uma nova quadra poliesportiva, reformada e ampliada pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), com o valor de R$229.775,10.

Foram feitas reformas e melhorias na estrutura da quadra existente, principalmente nas instalações elétricas, sanitárias, cobertura, entre outras. E também foi construído um novo vestiário e um palco para atividades culturais, como parte da ampliação da quadra.

"Este é um investimento de baixo custo, mas que será de grande utilidade para os moradores do local, para diversas atividades em comunidade, extrapolando a área dos esportes", afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite.

Unidade Saúde da Família Dr. Gilmar José Bridi

Foi a 33ª entregue desde o início de 2011, num investimento de R$ 936 mil, em obras e equipamentos, e que beneficiarão mais de seis mil habitantes. São 5 consultórios, espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 75 lugares e ambientes administrativos. O espaço físico é de 600 m².

O padrão do projeto arquitetônico adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre 04 e 05 metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A edificação conta também com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Equipamentos agrícolas

Os agricultores de Itarana receberam um pacote de investimentos para beneficiar a infraestrutura rural com a entrega de máquinas e equipamentos adquiridos com recursos do Governo do Espírito Santo. As entregas aconteceram nesta sexta-feira (27), e o investimento total é de R$ 458.200,00.

A maior parte dos recursos foi transferida, por meio de convênio, pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro das ações do Programa ‘Vida no Campo’. O objetivo é promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar no município, a partir da aquisição de veículos, máquinas e implementos em geral.

“O Governo do Espírito Santo realiza estas entregas para dar mais conforto a quem mora e trabalha no campo. Hoje, temos de fazer uma agricultura com máquinas e equipamentos para diminuir o esforço dos produtores rurais, que realizam um trabalho pesado e sofrido. Por isso, a Seag desenvolve essa estrutura de programas”, defendeu o secretário Enio Bergoli.

O convênio foi firmado por meio do Projeto de Infraestrutura Produtiva e contempla as entregas de um caminhão com carroceria, um trator agrícola, um pulverizador, uma piladeira de café e um classificador de café para auxiliar os trabalhos de diversas associações de pequenos produtores de Itarana.

A Associação do Produtores Rurais de Jatiboca recebeu um trator agrícola que vai auxiliar 17 famílias associadas, além de atender demandas de toda a comunidade. “Vamos usar o equipamento para aração da terra e para trazer os produtos da lavoura. Até agora, como não tínhamos um trator, o jeito era alugar o equipamento, mas nem sempre é fácil encontrar a disposição”, afirmou o presidente da associação Gildar Buctke.

Já a associação do assentamento de Matutina agora conta com um caminhão com carroceria para fazer o transporte da produção. “Com o veículo, vai ficar mais fácil levar os produtos para entregar para a merenda escolar e também a compra de insumos agrícolas”, afirmou o presidente da associação, Adelar Borges.

Além disso, o município recebeu também com um caminhão basculante, adquirido com recursos do Governo do Espírito Santo.

Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616