18/03/2012 07h34 - Atualizado em 05/05/2016 12h20

Governo do ES entrega obras de infraestrutura em Afonso Cláudio

Um ano após as fortes chuvas que causaram grandes estragos em Afonso Cláudio, danificando pontes, máquinas, produções agrícolas e bens dos moradores, o governador Renato Casagrande voltou ao município. E desta vez, participou de inaugurações de equipamentos que vão garantir mobilidade urbana e inclusão social no município.

Acompanhado do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, da deputada federal Rose de Freitas, do prefeito municipal, Wilson Costa, e de vereadores e lideranças locais, o governador inaugurou a 57ª unidade do Campo Bom de Bola, entregou também duas pontes construídas com recursos federal e estadual, o calçamento da principal avenida da comunidade de Piracema e um ginásio poliesportivo no mesmo distrito – reformada e ampliada com emenda parlamentar do então senador Renato Casagrande.

Aos moradores de Piracema, o governador frisou que os investimentos em infraestrutura física continuarão não só em Afonso Cláudio, mas por todo o Espírito Santo, levando atendimento aos capixabas que mais precisam das ações do Governo do Estado.

Casagrande, porém, disse que o investimento na atenção às famílias, aos jovens e aos adolescentes capixabas continuará se intensificando. E, segundo o governador, o investimento em ferramentas de prevenção à criminalidade e às drogas será decisivo para a redução dos índices de atividades ilícitas no Estado.

“Estamos passando por um período de enfrentamento da criminalidade, do consumo de drogas. Estamos aparelhando as nossas polícias, estamos contratando novos policiais, mas isso não é tudo. Temos que usar todas as ferramentas para criar uma rede de proteção social, para que nossos jovens tenham qualidade de vida e oportunidades. E o esporte é um grande instrumento de socialização. Nossos projetos sociais estão beneficiando muitas crianças e adolescentes na Grande Vitória e no interior. Até o segundo semestre serão mais de 50 mil jovens atendidos pelos projetos Campeões de Futuro, Esporte Pela Paz e Segundo Tempo”, pontuou o governador.

Os projetos sociais citados oferecem aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas e buscam atender crianças e adolescentes nos mais diversos locais do Espírito Santo. Seja em espaços privados, em parceria com diversas entidades como no Esporte Pela Paz, oferecido nas 20 regiões mais vulneráveis da Grande Vitória, no Campeões de Futuro, oferecido em parceria com as prefeituras municipais por todo o Estado ou nas escolas da rede pública estadual, com o Esporte Pela Paz – Segundo Tempo.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite ressaltou que, juntos, até o final do prazo de implantação, os projetos sociais vão contabilizar 400 núcleos. “O trabalho tem sido intenso e vai se intensificar muito mais porque estamos trabalhando firme para que os nossos projetos sociais se multipliquem. O trabalho que o município de Afonso Cláudio tem realizado é excelente e tem atendido muitos jovens. Temos que continuar investindo em obra, em estrutura física, mas temos que continuar investindo nas pessoas e investindo em inclusão social nos 400 núcleos que serão implantados por todo o Espírito Santo”, afirmou Vandinho.

Com a entrega do Campo Bom de Bola, um campo de futebol soçaite equipado com grama sintética, alambrado e iluminação, os projetos sociais desenvolvidos em Afonso Cláudio ganham um novo espaço para que essas atividades continuem levando benefícios aos moradores locais.

Para a construção da unidade esportiva, a prefeitura municipal recebeu o repasse de R$ 239.093,39 por meio de convênio celebrado entre o governo municipal e estadual.

Mas os investimentos em infraestrutura esportiva no município não param por aí. Os moradores do Bairro Colina do Cruzeiro receberão uma quadra poliesportiva novinha. Para isso, serão investidos R$ 254.159,01, repassados por meio de um convênio já celebrado entre as duas gestões. Agora a Prefeitura licitará a obra para que a ordem de serviço seja assinada.

Já no Bairro São Vicente, o Governo do Estado, por meio da Sesport está investindo R$ 1.088.597,61 na reforma e ampliação da sede social da Associação do Vila Nova, um importante clube de Afonso Cláudio que reúne os moradores nas tradicionais práticas esportivas e nos campeonatos municipais.

Assessoria de Comunicação do Governo Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart