31/08/2011 06h53 - Atualizado em 05/05/2016 12h13

Governo do ES autoriza a construção do Campo Bom de Bola em Viana

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), e a Prefeitura de Viana assinaram, na noite desta terça-feira (30), a ordem de serviço para a construção da unidade do Campo Bom de Bola no município. O vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite e a prefeita de Viana, Ângela Sias participaram da solenidade.

Além da ordem de serviço para a construção do Campo Bom de Bola, foram entregues materiais esportivos e uniformes aos alunos do projeto de inclusão social Campeões de Futuro. O projeto oferece no município aulas gratuitas da modalidade de basquete, para 200 crianças e adolescentes, que acompanharam a entrega simbólica de um kit com os novos uniformes. A entrega foi feita pela ginasta capixaba Geovanna Santos.

Clique aqui para ampliar!

Acompanharam a cerimônia, que aconteceu na praça central do município, em frente da sede da prefeitura, moradores, atletas, dirigentes esportivos e lideranças locais.

O vice-governador Givaldo Vieira classificou o Campo Bom de Bola como um equipamento importante para estimular a prática do esporte, aperfeiçoar a saúde e auxiliar a prevenção do uso de drogas no município. "O Governo oferecerá em poucos meses um espaço preparado para atender aos jovens, adultos e os moradores da melhor idade, onde, por meio das diversas modalidades, poderá fortalecer a saúde e prática de cidadania. Essa solenidade ainda marca a reposição de materiais esportivos para 200 crianças e adolescentes do projeto Campeões de Futuro, que atende, em todo o Estado, 23 mil jovens capixabas", afirmou o vice-governador. No final de seu discurso, ele adiantou que, por meio de convênios, o Governo pode apoiar o projeto em Viana com a implantação de outras modalidades, como acontece em vários municípios.

Clique aqui para ampliar!

Para a construção do Campo Bom de Bola foram repassados R$ 239.093,83 por meio de convênio que foi celebrado com a Prefeitura municipal. O campo de grama sintética é equipado ainda com alambrado e iluminação artificial.

Clique aqui para ampliar!

O secretário Vandinho Leite apresentou as ações da Sesport e destacou as ações que estão levando oportunidades para os capixabas de todo o Espírito Santo. Além disso, ele disse que os novos investimentos esportivos, que estão sendo implantados no município, são fundamentais para a continuação do oferecimento de inclusão social e qualidade de vida aos vianenses.

“O principal objetivo das ações do Governo do Estado é formar cidadãos. Mas não descartamos a possibilidade de que cada um desses núcleos revele novos talentos para o esporte capixaba. Porque a marca do Governo Estadual é a inclusão social e a prevenção da criminalidade, violência e drogas, por meio do esporte e do lazer”, disse.

O secretário destacou ainda a importância do Campo Bom de Bola nas comunidades que receberam o investimento esportivo. “Uma obra dessas, bem organizada, vai nos permitir oferecer a cada capixaba a oportunidade de se prevenir das doenças cardiovasculares, que é um dos maiores causadores de mortes no Brasil. Isso porque o equipamento esportivo pode ser utilizado 24 horas por dia, sete dias por semana”, concluiu.

Campo Bom de Bola

Para facilitar o processo de construção de campos de futebol soçaite, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) organizou e distribuiu para todas as prefeituras capixabas uma cartilha, com a documentação técnica necessária para formalizar convênios com este objetivo.

A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo.

Enquanto à Sesport cabe o repasse dos recursos e o acompanhamento da obra, e a prestação de contas, cabe a cada Prefeitura a elaboração do edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela construção do Campo Bom de Bola.

Já foram inauguradas as unidades do Campo Bom de Bola dos municípios de Iconha, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Atílio Vivácqua, Santa Teresa, Vargem Alta, Ibatiba, Montanha, São Mateus, Ponto Belo, Sooretama, Águia Branca, Jaguaré, Laranja da Terra, Vila Pavão, Guaçuí, São José do Calçado, Vila Velha, Ibitirama, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Mucurici, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Jaguaré e em Divino de São Lourenço.

Assessoria de Comunicação do vice-governador
Gabriela Galvão