21/10/2013 18h24 - Atualizado em 05/05/2016 13h33

Governo do ES anuncia novo projeto de basquete e apoio ao Cetaf

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em parceria com as prefeituras de Vitória e Vila Velha, anunciaram, nesta segunda-feira (21), um novo projeto de basquete para o Estado e ainda apoio ao Vila Velha Centro de Treinamento Arremessando para o Futuro (Cetaf), mais conhecido como Vila Velha Cetaf. O anúncio foi feito no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O apoio repassado pelo Governo será na ordem de R$ 400 mil, procedente de convênio e do Programa Compete Espírito Santo que fornece passagens aéreas para atletas capixabas competirem em outros estados e países. Os dois municípios entram com o apoio de R$ 600 mil juntos. Uma soma que chega a R$ 1 milhão.

Na ocasião, foi apresentada a nova marca da equipe, que passa a se chamar Espírito Santo Basquetebol/Cetaf, e o novo modelo de uniforme. Estavam presentes no anúncio além do governador, Renato Casagrande, e do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, os prefeitos municipais Luciano Rezende e Rodney Miranda, os secretários de esportes e lazer municipais Alexandre Salgado e Wallace Valente, e o diretor presidente do clube, Luiz Felipe Azevedo.

Clique aqui para ampliar

“Este momento é um marco para o basquete capixaba. Fechamos uma parceria hoje que vai dar mais força para a equipe e garantir sua participação na liga oficial de basquete do Brasil, o Novo Basquete Brasil (NBB). Possibilitamos um arranjo inédito de incentivo como projeto piloto para outras modalidades coletivas. Isso significa a projeção dos nossos atletas que levarão o nome do Espírito Santo para todo o mundo”, disse o governador.

Novo modelo de uniforme da equipe

O secretário Vandinho Leite enfatizou o investimento do Governo no esporte capixaba. “Hoje se abre um novo cenário para o esporte nas modalidades coletivas. Vamos apoiar a equipe do Cetaf na disputa da temporada 2013/2014, em conjunto com as cidades que mais respiram esporte no Estado, dando início a união de esforços que garantem ainda mais o crescimento do esporte capixaba. Os nossos programas, projetos e obras estão crescendo. Podemos observar isso com a quantidade de resultados positivos dos nossos atletas”, disse lembrando ainda que o atual investimento do Governo é o maior já realizado na história do esporte capixaba.

Novo modelo de uniforme da equipe

“Agora estamos de fato no NBB, pelo 8ª ano consecutivo. Fico feliz por ver que neste momento nasce um projeto piloto que vai reestruturar as modalidades coletivas no Estado. Agradecemos aos Governos Estadual e Municipal pela confiança e por este novo cenário do esporte”, frisou o diretor do Cetaf, Luiz Felipe que há duas semana havia anunciado a saída da equipe do NBB por falta de patrocínio.

Luiz Felipe ainda anunciou nomes que voltarão para o Espírito Santo. “Estamos acertando para trazer de volta nossos capixabas que foram levantar outras bandeiras por falta de incentivos: Ricardo Gasper, Daniel Filé e Edwanderson Carvalho que estavam em São Paulo, e uma novidade, o americano Rashaun Mclemore, que atualmente está no Rio de Janeiro”.

O atleta Ricardo Gasper, que estava presente no evento de anúncio, ficou satisfeito com as novidades. “Não tem coisa melhor para um atleta do que estar em casa tendo apoio da família e dos torcedores conterrâneos. Isso faz toda a diferença na vida de uma atleta. Estou feliz com o crescimento do esporte no Estado e sei que temos grandes nomes, de várias modalidades, que estão sendo destaque pelo mundo e agora vamos ter condições de trazer de volta. Estou cheio de gás para iniciar essa nova temporada no Cetaf”.

NBB

Com o retorno do Espírito Santo Basquete/Cetaf, a sexta edição do NBB volta a ter participação de 17 equipes, uma a menos que a temporada passada. Ao todo 15 times permanecem na disputa do campeonato nacional: o atual campeão Flamengo (RJ), Uberlândia (MG), Bauru (SP), São José (SP), Brasília (DF), Franca (SP), Pinheiros (SP), Paulistano (SP), Minas Tênis Clube (MG), Basquete Cearense (CE), Limeira (SP), Liga Sorocabana (SP), Mogi das Cruzes (SP), Vila Velha (ES) e Palmeiras (SP). Além desses tem os estreantes Macaé Basquete (RJ) e o Goiânia (GO).

A estreia do Espírito Santo Basquete está prevista para o dia 16 de novembro, contra o Minas Tênis Clube, no Ginásio do Tartarugão, em Vila Velha.

Kárita Iana
Facebook: Asscom Sesport