15/03/2012 05h57 - Atualizado em 05/05/2016 12h20

Governo do ES amplia número de pessoas atendidas pelo Esporte Pela Paz

Centenas de crianças e adolescentes, acompanhados por pais, tios e avós acompanharam a cerimônia de entrega de materiais esportivos e uniformes aos núcleos que desenvolvem o projeto Esporte Pela Paz, em Jacaraípe, na Serra. A solenidade que aconteceu na Praça da Avenida Guarani, no final da noite desta terça-feira (13) contou com as presenças do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Também compareceram ao evento, o prefeito do município Sérgio Vidigal, o subsecretário de Estado de Esportes e Lazer Renato Oliveira, vereadores, líderes comunitários e atletas renomados, como as bodyboarders Neymara Carvalho, Chris Kale e Maylla Venturin.

Em Jacaraípe o projeto Esporte Pela Paz beneficia 350 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que participam de atividades esportivas e recreativas gratuitamente. São oferecidas aulas gratuitas de bodyboarding, futebol de campo e dança, em parceria com o Instituto Neymara Carvalho, Centro Comunitário de Jacaraípe e Ministério Apostólico da Reconciliação, respectivamente.

Cabe a Sesport o fornecimento de equipamentos esportivos, uniformes e a contração de profissionais de educação física e pedagogos para desenvolverem o projeto, assim como avaliação dos resultados. Já os parceiros, que também são chamados de colaboradores, cabe a indicação do local para a realização das atividades.

As ações fazem parte do Esporte Pela Paz, integrado ao Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, do Governo do Estado, e tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social.

“Estamos garantindo não somente materiais esportivos hoje na Serra, mas incentivos, oportunidades para as nossas crianças e jovens traçarem um futuro melhor, longe das drogas e da criminalidade. Os nossos esforços sempre serão focados na melhoria da qualidade de vida de todos os capixabas, principalmente os mais necessitados, em todas as regiões”, destacou o governador Renato Casagrande.

O município de Serra possui nove núcleos em funcionamento, atendendo a 920 capixabas. Ao final da implantação dos núcleos, 60 locais contarão com atividades do Esporte Pela Paz, totalizando 15 mil crianças e adolescentes beneficiados pela ação e envolvidos com a prática de atividades esportivas e recreativas.

Além de materiais esportivos, a Sesport garante aos alunos do projeto profissionais de educação física e pedagogos, responsáveis por coordenar as ações desenvolvidas em cada núcleo.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite disse durante a solenidade que o Esporte Pela Paz é um instrumento não apenas de inclusão social, mas de formação social e um agente de prevenção a atividades ilícitas.

Vandinho explica os benefícios do projeto

"Estamos oferecendo, junto com os nossos parceiros, essas atividades que serão desenvolvidas no contraturno escolar para que nossas crianças e adolescentes gastem suas energias com atividades positivas. As drogas estão destruindo, assolando as nossas famílias e precisamos trabalhar em conjunto para que todos possam ter um futuro melhor, com uma segunda opção que é de integração, de formação", explicou o secretário.

Maylla Venturin agradece ao governador pela parceria

Contabilizando as entregas desta terça, sete núcleos já receberam os novos equipamentos esportivos e uniformes. Alguns núcleos já desenvolviam as atividades, mas agora contam com todos os recursos para as aulas. Já receberam os equipamentos e os uniformes os núcleos de Nova Almeida (2), Jacaraípe (3), na Serra, São Pedro, Santo André, Nova Palestina e São José, em Vitória e da Barra do Jucu, em Vila Velha.

Assessoria de Comunicação Governo do ES
Rodolfo Harckbart