23/03/2011 11h46 - Atualizado em 05/05/2016 12h09

Governo cria Comitê Capixaba 2016 para projetar o Espírito Santo durante os Jogos Olímpicos no Brasil

O Espírito Santo está se preparando para participar dos principais eventos esportivos mundiais que serão realizados no país nos próximos anos, como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio, em 2016. Para isso, o governador Renato Casagrande assinou, na manhã desta quarta-feira (23), o Decreto criando o Comitê Capixaba 2016.

“Estamos nos preparando para receber os jogos olímpicos no Brasil e o Espírito Santo já deu o pontapé inicial para participar efetivamente dessa celebração, que ultrapassa as fronteiras do esporte e pode contribuir muito com o nosso desenvolvimento econômico, social e cultural. O nosso Estado tem todas as condições, inclusive naturais, para ser um dos pólos de treinamento de delegações internacionais, para entrar de vez no roteiro esportivo e cultural, e vamos trabalhar para isso”, afirmou o governador Renato Casagrande.


Clique aqui para ampliar!


O governador destacou ainda que os investimentos que o Governo do Estado prepara para essa participação nas Olimpíadas 2016 também serão de uso e para o benefício de atletas e da sociedade capixaba. “Vamos estruturar o Kleber Andrade, além de transformar outras instalações, como o Jayme Navarro de Carvalho, em importantes Centros de Treinamento, não somente para receber as equipes internacionais, mas para que os nossos atletas e que os nossos jovens tenham a oportunidade de treinar em espaços dotados de equipamentos de qualidade, voltados à melhoria do desempenho”, disse.


Clique aqui para ampliar!


A solenide, que aconteceu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, foi acompanhada pelo Diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Agberto Guimarães, do vice-governador Givaldo Vieira, dos secretários de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e de Turismo, Alexandre Passos, além de autoridades esportivas, atletas e empresários.

O Comitê terá como objetivo realizar estudos, projetos, eventos e ações visando à inserção do Espírito Santo como Centro de Treinamento de preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que serão disputados na cidade do Rio de Janeiro.

Além disso, o Comitê funcionará como um mecanismo de desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de captação, adequação e preparação de equipamentos esportivos no Estado para que estes possam funcionar como local de treinamento pré-jogos, atendendo aos requisitos dos Comitês Olímpicos Brasileiro e Internacional.


Clique aqui para ampliar!


“Nesse primeiro momento vamos cadastrar nossas opções de Centros de Treinamentoas e vamos trabalhar em conjunto para dar condições para que esses locais se tornem de fato, Centros de Treinamentos”, descatou o sectretário Vandinho Leite.

O secretário afirmou ainda que o Espírito Santo, por ser um celeiro de talentos e por possuir atletas com potencial olímpico, não poderia estar de fora dessa disputa. “São 205 Comitês Olímpicos pelo Mundo. E é isso que nos motiva a trabalhar.Temos informações que esses Comitês já estão pensando em 2016 e queremos nos apresentar para cada um deles. No ano que vem, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentarão um guia com todos os Centros de Treinamento Cadastrados, durante os Jogos Olímpicos de Londres. E vamos trabalhar para que as nossas instalações estejam nesse guia para 2016”, disse.

O mais importante de todo esse processo, de acordo com o secretário Vandinho Leite, será o legado que o Governo do Estado e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos poderão deixar para o esporte do Espírito Santo.

“Nossos esforços deixarão um legado para o esporte capixaba, seja ele do alto rendimento ou de inclusão social. Porque queremos tratar o atleta de alto rendimento como referência, para que os nossos futuros atletas, que estão na base e no projeto de inclusão social tenham alguém em que se espelhar”, frisou.


Clique aqui para ampliar!


O Diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Agberto Guimarães, em seu discurso, destacou alguns pontos que colocam o Espírito Santo no rumo certo para ser um Centro de Treinamento para o período Pré-Jogos.

“Essa iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo é fundamental para a candidatura como Centro de Treinamento. E vale destacar que é um trabalho pioneiro, tendo em vista que é o primeiro Estado que vejo lançando um movimento como esse. A capital possui uma rede hoteleira de alto nível, que vale ser destacada. E a favor desse projeto capixaba estão o fato do Estado possuir um histórico de organização de eventos esportivos a nivel nacional e internacional e um Centro de Treinamento, que o governador me informou que está em fase de construção”, concluiu.


Clique aqui para ampliar!


Medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, o jogador de vôlei de praia FábioLuiz foi nomeado embaixador do Comitê Capixaba 2016.

"Estou muito emocionado e honrado por ter recebido do governador esse convite. Teremos agora muito trabalho pela frente e espero representar bem todos os atletas e para-atletas olímpicos e não olímpicos", disse.

Composição

O Comitê será integrado por membros de diversos setores, desde o Governo do Estado, a segmentos econômicos privados do Espírito Santo. Farão parte dele a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), que terá o secretário Vandinho Leite como coordenador geral, as Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a Superintendência Estadual de Comunicação, Federações Esportivas do Estado, a Fundação Espírito Santo Turismo & Eventos – Espírito Santo Convention & Visitors Bureaux, o Sindicato dos Restaurantes, Bares, e Similares (Sindibares), o Movimento Empresarial do Espírito Santo – “Espírito Santo em Ação” e a Agência de Desenvolvimento do Turismo Metropolitano – Adetur Metropolitana.

A composição do Comitê Capixaba 2016 evidencia também o fato de uma de suas metas ser o desenvolvimento de políticas públicas que oportunizem a fomentação do esporte, turismo e dos negócios, inserindo o Espírito Santo no cenário nacional e internacional, um dos principais eixos estratégicos do Governo do Estado.

Ainda poderão integrar o Comitê Capixaba 2016 representantes de Prefeituras Municipais e de outros setores, sob avaliação da coordenação do Comitê, que ficará responsável por formular os convites.

Passo a passo

Para ser um Centro de Treinamento reconhecido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, cada candidato precisa atender uma série de requisitos que fazem parte do regulamento do processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, documento que possui vinte e cinco páginas.

E cada requisito possui um prazo para entrega que deverá ser respeitado por cada Comitê Organizador.

Confira cada um dos prazos:

• Inscrições para Locais de Treinamento Pré-Jogos : até 05/04/11 (terça-feira) - 18 horas;

• Divulgação dos Participantes : 15/04/11;

• Confirmação Participação : 15/04 a 22/04/11;

• Seminário de Orientação : 05/05/11

• Assinatura em Termo de Adesão : 13/05/11.

• Visita técnica aos Locais: 18 de julho a 21 de outubro;

• Orçamento e Cronograma para obras nos Locais de Treinamentos: 16/12/2011;

• Divulgação de lista dos Locais que cumpriram o regulamento: 13/01/2012;

• Assinatura de Termo de Compromisso: 16/01 a 27/01/2012;

• Lançamento do GUIA com Locais de Treinamentos Pré-Jogos: Julho 2012;

• Visitas técnicas e acompanhamento: em 2013 e 2014.

• Atualização do GUIA e verificação do cumprimento do pactuado no Termo de compromisso: julho 2015.

Informações à Imprensa:
Júnior Costa
(27) 9901-9914
(27) 3235-7192
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Twitter: @sesport
Orkut: Comunicação Sesport
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard