19/07/2011 14h03 - Atualizado em 05/05/2016 12h11

Governo autoriza a construção do Campo Bom de Bola em Cachoeiro de Itapemirim

Seiscentas crianças e adolescentes do projeto de inclusão social Campeões de Futuro receberam na manhã desta terça-feira (19) novos materiais esportivos e uniformes que vão garantir a continuação das atividades oferecidas pelo projeto, que oferece aulas gratuitas de cinco modalidades esportivas.

Ginástica rítmica, jiu-jitsu e judô, basquete, natação e agora o atletismo são as modalidades que atendem aos alunos do projeto apenas no município de Cachoeiro de Itapemirim, onde aconteceu a solenidade, nesta terça, que contou com as presenças do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social Rodrigo Coelho e do prefeito municipal Carlos Castiglione.

Os moradores do bairro Village da Luz, onde aconteceu à solenidade, ainda puderam acompanhar de perto a assinatura da ordem de serviço que vai garantir a construção de mais uma unidade do Campo Bom de Bola, campo com grama sintética, alambrado e iluminação artificial.

Clique aqui para ampliar!

Durante a cerimônia o vice-governador destacou o crescimento das ações do Governo do Estado que focam o esporte como forma de inclusão social. “Estamos vendo este campo hoje, que possui uma infraestrutura precária. Mas, vamos voltar daqui a alguns meses e vocês verão como o novo campo será bonito, pode ser usado 24 horas por dia e irá valorizar a comunidade. Este é um importante equipamento de educação, esporte e lazer. Deste campo pode sair um campeão, um atleta e, principalmente, um cidadão”, destacou Givaldo.

O secretário Vandinho Leite ressaltou ainda que as políticas públicas de incentivo ao esporte de formação e de alto rendimento estão sendo descentralizadas pelo Governo do Espírito Santo.

Clique aqui para ampliar!

"Estamos com 110 obras sendo executadas por todo o Estado. Estas obras vão garantir esporte e lazer, mas acima disso, vão garantir inclusão social e oportunidades para que nossas crianças e adolescentes sejam pessoas melhores. Verdadeiros campeões na vida, pois terão disciplina e ética. Terão valores que estão embutidos no esporte e que dão valor à qualidade de vida e à educação. E aqui estamos dando a ordem de serviço para a construção de mais uma unidade do Campo Bom de Bola que vai garantir um espaço democrático e que se for administrado com consciência vai oferecer oportunidades para todos os moradores e projetos sociais do município”, pontuou Vandinho.

O piloto de motovelocidade Marcos Câmara foi o atleta convidado para entregar o kit simbólico dos novos uniformes à aluna do projeto Camile Schubert, que pratica ginástica rítmica.

Clique aqui para ampliar!

Para facilitar o processo de construção de campos de futebol soçaite, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) organizou e distribuiu para a Prefeitura de Castelo, uma cartilha com a documentação técnica necessária para formalizar convênios com este objetivo.

A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo.

Já foram inauguradas as unidades dos municípios de Iconha, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Atílio Vivácqua, Santa Teresa, Vargem Alta, Ibatiba, Montanha, São Mateus, Ponto Belo, Sooretama, Águia Branca, Jaguaré, Laranja da Terra, Vila Pavão, São José do Calçado, Vila Velha, Ibitirama e Itaguaçu.

Campeões de Futuro

O Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação e afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade.

Clique aqui para ampliar!

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis.

O trabalho desenvolvido, em parceria com as prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a Prefeitura oferece o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiários e qualificação profissional, para que essas pessoas envolvidas no projeto social tenham conhecimento específico da importância do trabalho e para saber como executá-lo.

O projeto foi criado em 2008 e segue em fase de multiplicação. Em um projeto a médio e longo prazo, a meta do Governo do Estado é inserir 100% das crianças e adolescentes capixabas no programa. Por isso, os núcleos implantados estão em constante avaliação para que novos núcleos sejam cedidos e desenvolvidos pelos municípios capixabas.

Clique aqui para ampliar!

Em cada núcleo, 200 crianças aprendem as mais diversas modalidades. Dentre elas: vôlei, atletismo, ginástica rítmica, futebol de areia, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, judô, bodyboarding, natação, capoeira e xadrez.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão