01/10/2013 19h25 - Atualizado em 05/05/2016 13h31

Governador recebe medalhistas capixabas dos Jogos Escolares da Juventude

Na tarde desta quarta-feira (1º), o governador Renato Casagrande juntamente com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, recebeu mais de 60 atletas capixabas que foram medalhistas dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 12 a 14 anos, disputados em Natal (RN). O evento que aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, também contou com a participação de técnicos das equipes, representantes das instituições escolares e pais. Os jovens foram recepcionados pela importante participação na maior competição esportiva estudantil do país. Ao todo, 16 medalhas foram conquistadas para o Espírito Santo: sete ouros, seis pratas e três bronzes.

Emocionados duplamente, com o sucesso que alcançaram na competição e a recepção do governador, os atletas homenagearam Renato Casagrande com materiais dos jogos autografados por eles.

“Fico feliz pelos resultados alcançados por vocês. Por ver os atletas capixabas se tornando referência. Os convidamos aqui hoje para dizer que estamos orgulhosos. Os Jogos estão crescendo a cada ano e isso é importantíssimo, porque mostra que por meio do esporte as escolas estão avançando em disciplina e capacidade de trabalho em equipe, o que nos ajuda a construir um Estado melhor. Parabenizo a todos, especialmente as escolas e famílias pelo incentivo. Estamos e vamos continuar investindo no esporte como instrumento de inclusão social, promoção da saúde e diminuição da vulnerabilidade social”, ressaltou o governador.

Durante o evento o secretário Vandinho Leite falou dos investimentos no esporte capixaba. “Estamos muito animados porque por meio de vocês o Espírito Santo está consolidando algumas modalidades e mostrando evolução em outras como no atletismo, que conquistamos nossa primeira medalha este ano. O esporte tem crescido muito no Estado, e no que depender do Governo vai crescer muito mais. Estamos fazendo o maior investimento da história do Espírito Santo em esporte. Porque a nossa política pública é além de grandes atletas formar também grandes cidadãos. Por isso, estamos trabalhando desde a inclusão social até o alto rendimento”, explicou.

A ginasta Mayra Siñeriz traduziu a emoção de todos os atletas. “Estamos muito felizes e satisfeitos porque nos esforçamos muito para chegar até aqui. Somos conscientes que são os investimentos do Governo que nos ajudam a realizar nossos sonhos a cada dia. É por meio dos Jogos Escolares, Compete ES, e Bolsa Atleta que estamos tendo a oportunidade de mostrar nosso trabalho e sermos reconhecidos. Por isso gostaria de expressar a nossa gratidão”, disse.

Já o diretor de uma das escolas mais premiadas na competição, Colégio Castro Alves, falou da visibilidade do Estado. “Hoje o Espírito Santo tem uma nova imagem lá fora. Em outros anos da competição não representávamos ameaças, hoje somos grandes candidatos a medalhas e isso está sendo visto. Outros estados estão reconhecendo nosso potencial. Fico extremamente feliz por isso. Parabenizo além do Governo, a todas as escolas e atletas que sei que se esforçam muito”, frisou Getúlio Azevedo de Carvalho.

Conquistas

Ao todo, o Espírito Santo conquistou 16 medalhas, entre modalidades individuais e coletivas, sendo sete de ouro, seis de prata e três de bronze. Somente na ginástica rítmica, com Mayra Siñeriz, foram três ouros e, na natação, Fernanda Andrade conquistou três pratas. Um feito inédito para o Estado nesta edição da competição foi a medalha de ouro de Paulo Henrique de Santana no hexatlo, sendo o primeiro atleta do masculino a conquistar a medalha para o Espírito Santo.

Outra peculiaridade desta competição foi a convocação pelo COB dos atletas de vôlei Diego Henrique Mendes e Matheus Araújo, da Escola José Modeneze, de Linhares, que juntos com sua técnica Kesley Bonicenha, integrarão a Seleção Escolar, que participará de treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema (RJ) entre 16 e 21 de dezembro deste ano. Durante os Jogos, os atletas foram observados por membros da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

O Centro Olímpico do Espírito Santo também teve importante representatividade na competição. Das 16 medalhas conquistadas, seis foram de atletas do COES.

Etapa 15 a 17 anos

A etapa para os atletas de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude será realizada em Belém (PA), entre os dias 7 e 16 de novembro. As finais estaduais, que dão o passaporte para os atletas capixabas participarem da competição, ainda estão acontecendo. No próximo dia 07 acontece a abertura da última etapa estadual, onde disputarão atletas das modalidades de basquete e futsal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Kárita Iana
(27) 9901-9914 / 3636-7027
www.sesport.es.gov.br
assessoria.sesport@gmail.com
Facebook: Asscom Sesport
Youtube: Sesport

Raquel Medeiros
R2M Comunicação e Marketing
raquel@r2mcomunicacao.com.br
(27) 3181-0269/ 9922-2566
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard