09/03/2012 17h33 - Atualizado em 05/05/2016 12h20

Governador inaugura obras de esporte e infraestrutura em Vila Pavão

O governador Renato Casagrande esteve no município de Vila Pavão, no Noroeste do Espírito Santo, nesta sexta-feira (09), onde inaugurou obras de pavimentação de ruas, uma unidade do Campo Bom de Bola, assinou a ordem de serviço de uma nova quadra poliesportiva e, ainda, durante a solenidade, foi assinado um convênio para a construção da Unidade de Saúde da Família municipal.

Também participaram do evento o vice-governador Givaldo Vieira, os secretários de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, além do prefeito Ivan Lauer e do vice Valdez Ferrari, deputados estaduais, federais, vereadores, prefeitos da região e autoridades religiosas, dentre outros.

"Definimos como prioridade de Governo fazer o desenvolvimento chegar aos municípios do Espírito Santo, em todas as regiões. Estamos cuidando da infraestrutura, do esporte como meio de inclusão, da agricultura, ou seja, de todas as áreas de atuação da administração estadual. E vamos manter as parcerias com o município para que, cada vez mais, possamos gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida dos pavoenses", destacou o governador Casagrande.

Infraestrutura

Os benefícios envolvem também a melhoria na mobilidade de bairros e pontos turísticos da região. Mais de quatro mil pessoas serão favorecidas diretamente com a conclusão da pavimentação e drenagem das ruas Doca Campana, Alberto Wutke, Antonio Martins, Guilherme Wutke e Crioulo Camponês, no bairro Ondina; Soldado Neil e Germano Linhares, em Nova Munique; e ruas Brasil, Projetadas 1, 2, 3 e 4,no Centro da cidade.

Também está entre as ruas contempladas a via de acesso à Igreja Luterana, símbolo da presença de descendentes pomeranos e alemães no município. O calçamento da via era demanda antiga da população e facilitará o acesso de pedestres e motoristas ao templo. A Igrejona – como é conhecida pela população – também é muito frequentada por abrigar espaços para palestras, seminários e eventos em geral. No mesmo terreno, também é cultivada uma horta comunitária de ervas medicinais.

Todas as obras fazem parte de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura de Vila Pavão. O investimento total foi de R$ 806.474,27 e Sedurb fez o repasse de R$ 774 mil para a viabilização do projeto.

O secretário Iranilson Casado reforçou a presença da Sedurb no município, e garantiu que a pasta continuará levando melhorias à população. “Estamos entregando obras edificantes e ao mesmo tempo proporcionando desenvolvimento à cidade. Estivemos aqui em Vila Pavão ano passando assinando convênio para a pavimentação e hoje temos a satisfação de entregar as vias novas. E temos certeza que voltaremos aqui em breve para trazer novos recursos e entregar os equipamentos que forem concluídos. Essa é nossa meta: levar desenvolvimento de forma mais igual aos municípios”.

Esporte

Vila Pavão recebeu também do Governo do Estado um Campo Bom de Bola nesta sexta-feira (09). Durante o evento, na Praça da Igreja Católica, o governador assinou a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na localidade de Córrego de Lajinha.

Clique aqui para ampliar!

Com investimento de R$ 387.788,67, dos quais, R$ 319 mil repassados pela Sesport, a quadra poliesportiva vai contar com cobertura metálica, traves para futsal - com redes - postes de sustentação de rede de voleibol e tabelas de basquete.

O Campo Bom de Bola inaugurado, no valor de R$ 239.093,83, vai beneficiar crianças e adolescentes de projetos sociais e moradores do município, oferecendo um equipamento esportivo de qualidade e com durabilidade, que permite sua utilização 24 horas por dia, sete dias por semana. O novo campo tem com principal motivo oferecer qualidade de vida aos moradores.

A unidade possui grama sintética, alambrado e iluminação, o que permite o uso ininterrupto por grande período sem a paralisação da unidade para manutenção. Pode abrigar projetos de inclusão social, assim como pode ser sede de atividades direcionadas a terceira idade. A grama sintética permite que muitas atividades esportivas, não exclusivamente, o futebol seja oferecido.

"Já entregamos 55 unidades do Campo Bom de Bola, e chegaremos a 80 no total. Ao mesmo tempo, os núcleos para atenção aos nossos jovens e crianças já somam 400 unidades. São grandes os desafios para levar a inclusão social por meio do esporte, mas vamos trabalhar sempre nesta direção, para fazer chegar este benefício a todos os municípios", destacou o secretário Vandinho Leite.

O projeto Campeões de Futuro, por todo o Espírito Santo, já chegou à marca de 23 mil crianças e adolescentes atendidas em 161 núcleos. Em 2011 foram implantados 20 núcleos, beneficiando em média dois mil capixabas com idade entre 6 e 17 anos. No município de Vila Pavão o projeto atende a 200 crianças e adolescentes na modalidade de Futsal.

Unidade Saúde da Família

No valor de R$ 1.357.123,00, esta será a 8ª unidade construída com recursos da administração estadual. Até 2014, o Governo do Espírito Santo vai financiar 62 Unidades Saúde da Família em 44 municípios. Cada unidade terá consultórios médicos (clínico e ginecológico) e odontológico, salas de observação, esterilização, acolhimento, vacinação, nebulização, farmácia, almoxarifado, copa, sala de estudo, depósito de resíduo hospitalar.

A obra ocupará 600 m² de área construída e foi planejada dentro do novo padrão de projeto arquitetônico, que inclui características ecologicamente corretas, como jardim interior e ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A capacidade de atendimento gira em torne de 6 a 8 mil pacientes.

Confira outras fotos da solenidade:

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani