14/12/2011 09h08 - Atualizado em 05/05/2016 12h16

Governador inaugura CRAS, Delegacia e Campo Bom de Bola em Jerônimo Monteiro

O governador Renato Casagrande esteve na tarde desta terça-feira (13) no município de Jerônimo Monteiro, onde inaugurou a nova sede da Delegacia de Polícia Civil, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e uma unidade do Campo Bom de Bola. O Centro conta com laboratório de informática, auditório, brinquedoteca e sala de atendimento psicossocial. No local também haverá espaço para atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa Família. A Delegacia irá atender a uma população aproximada de 11 mil pessoas.

Participaram também da solenidade os secretários de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH), Rodrigo Coelho, de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhof, de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, e o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, entre outras autoridades estaduais e locais.

Delegacia

Segundo o chefe de Polícia, a nova estrutura da Delegacia conta com recepção, seis salas, seis banheiros e duas celas de triagem. O Departamento de Identificação, utilizado para emissão de Carteira de Identidade, tem três salas, quatro banheiros e uma recepção. Além de cozinha, refeitório e banheiros específicos para pessoas com deficiência. Foram investidos na obra cerca de R$ 1.100.000,00.

A unidade conta com efetivo de dois agentes de polícia, um escrivão e um delegado. A DP está localizada no Centro da cidade, em um prédio com 353 m². As obras foram gerenciadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Novas delegacias

Até o final de dezembro está prevista a inauguração da Delegacia de Polícia (DP) de Jaguaré, e os Distritos de Polícia (DPs) de Santo Antônio e Jardim Camburi, em Vitória.

CRAS

O CRAS faz parte de uma política pública de assistência, que visa à realização de atividades de forma integrada para garantir a universalização dos direitos sociais, contribuir com a inclusão, além de assegurar ações de assistência centradas na convivência familiar e comunitária.

De acordo com o secretário Rodrigo Coelho, as unidades dão provimento aos serviços de proteção social básica para famílias, indivíduos e grupos de baixa renda. “A idéia do Centro é assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família e que garantam a convivência familiar e comunitária. O CRAS é a porta de entrada da assistência social para as famílias em vulnerabilidade social”, ressalta.

No CRAS de Jerônimo Monteiro será desenvolvido o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que tem por objetivo o acompanhamento de famílias, visitas domiciliares, atividades de inclusão digital, encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial, palestras, campanhas socioeducativas, projetos de enfrentamento à pobreza, grupos de convivência para idosos, serviços para crianças de 0 a 6 anos de idade, benefícios eventuais e de prestação continuada, programas de transferência de renda e grupos de incentivo ao protagonismo juvenil (ProJovem Adolescente).

Atualmente, o município possui 832 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de 195 assistidos pelo Benefício de Prestação Continuada, entre idosos e pessoas com deficiência.

Campo Bom de Bola

Jerônimo Monteiro inaugurou a 40ª unidade do Campo Bom de Bola. Equipado com grama sintética, alambrado e iluminação artificial, o novo espaço esportivo foi construído no centro da cidade, por meio de recursos provenientes do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) celebrou convênio com a administração municipal.

Foram investidos R$ 239.093,83 que garantiram a construção da unidade que poderá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana sem interrupção. O material utilizado garante a utilização do espaço para o desenvolvimento de atividades esportivas e socioesportivas que garantem a inclusão social.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite ficou feliz com a inauguração de mais uma unidade e surpreso, por ter sido recepcionado por diversas crianças e adolescentes que já esperavam a inauguração da unidade para começar a brincar no novo espaço esportivo.

“Esse é o nosso maior retorno. Esse é um investimento que estamos promovendo por todo o Espírito Santo e que temos percebido que tem levado inclusão social e oportunidades para todos os capixabas. Ficamos feliz por ser recepcionados com festa por essas crianças e adolescentes e por esse retorno. Esperamos que nesse espaço sejam formados grandes atletas, mas acima de tudo, grandes cidadãos”, disse.

Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEADH
Rodrigo Ferreira Sant’Ana