22/04/2012 14h32 - Atualizado em 05/05/2016 12h21

Governador Casagrande inaugura obras de pavimentação da Rota do Conilon, em Rio Bananal

Mais uma rodovia pavimentada foi entregue à população capixaba na manhã deste sábado. O trecho pertence à ES 432 e faz parte da Rota do Conilon, ligando a sede de Vila Valério à localidade de Tiradentes, em Rio Bananal, região produtora do café que dá nome à rota.

O Governador Renato Casagrande chegou à Vila Valério às 8h30, acompanhado dos secretários estaduais dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno e de Esportes, Vandinho Leite. Eles foram recebidos por autoridades locais e estaduais, lideranças comunitárias e moradores da região.

A comitiva seguiu em carreata pelo trecho de 17 quilômetros que recebeu a pavimentação até o local onde foi realizada a solenidade de inauguração das obras, em Tiradentes. Durante o percurso houve o descerramento da placa inaugural.

As obras foram realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e são resultado de um investimento de R$ 18.808.065,85 do Governo do Espírito Santo.

Em sua fala, o secretário Fábio Damasceno destacou a importância da rodovia para o crescimento da região. “A estrada traz desenvolvimento e descentraliza a economia, melhorando a rede logística do nosso Estado. Além disso, o projeto garantiu um traçado seguro e bem sinalizado, sobretudo para o tráfego noturno. Mas o mais importante é a facilidade de acesso às escolas e melhoria para a saúde, já que a pavimentação acaba com a poeira da estrada antiga”, disse.

Obras de pavimentação

A nova via tem 17 quilômetros de extensão e liga o município de Vila Valério ao distrito de Tiradentes, em Rio Bananal.

Foram construídas pistas de rolamento com 3,50 metros em cada sentido da rodovia, com acostamento variando entre 1 e 2 metros ao longo do trecho.
Além disso, foi construído um trevo de acesso à Sooretama e duas pontes, uma sobre o Rio São José, com 53 metros de extensão, e outra sobre o Rio São Jorge, com 25 metros de extensão.

Tratores agrícolas

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou dois tratores agrícolas ao município de Rio Bananal, neste sábado (21). O evento foi realizado no distrito de São Jorge de Tiradentes, próximo à Rodovia ES 432.

Os recursos do Governo foram direcionados ao município por emendas parlamentares. Os valores foram de R$ 90 mil para a aquisição de um trator com arado e de R$ 50 mil para outro trator, que teve contrapartida da Prefeitura de Rio Bananal de R$ 19 mil. Os tratores darão apoio aos agricultores no plantio, na irrigação e na aragem da terra, possibilitando melhores condições. Com as novas máquinas, os produtores terão a oportunidade de agilizar suas plantações melhorando o desempenho de sua produção e, consequentemente, gerando mais renda local.

As obras da ES 432, inauguradas neste sábado, também são fundamentais para estimular a economia da região e facilitar o escoamento da produção agrícola, principal atividade econômica do município e seus vizinhos. "Estamos dando passos adiante nesta região e buscando alternativas para manter investimentos em obras e equipamentos e, então, continuar a promover o desenvolvimento de Rio Bananal e região", declarou Casagrande.

Esportes

A solenidade em Rio Bananal também serviu para a implantação do projeto Campeões de Futuro, que por meio do esporte tem oferecido inclusão social para mais de 23 mil capixabas por todo o Espírito Santo. E por coincidência o município de Rio Bananal era um dos poucos que ainda não contavam com as ações do projeto que tem beneficiado crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos desde 2008.

Neste sábado (21) o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite e o prefeito municipal Felismino Ardizzon, assinaram o protocolo de intenções que garante a implantação do projeto no município ribanense.

A modalidade oferecida será o futebol de campo e atenderá a 200 jovens do município. Aos alunos foram entregues uniformes e materiais esportivos como bolas, redes, cones, bombas e apitos para que as atividades possam ser utilizadas.

O governador Renato Casagrande voltou a elogiar o amplo programa desenvolvido pela Sesport para atender crianças e adolescentes, por meio de atividades esportivas e recreativas aos mais de 23 mil capixabas por todo o Estado.

“A Secretaria de Esportes tem desenvolvido um amplo programa para atender milhares de jovens no Espírito Santo, oferecendo atividades esportivas que são coordenadas por profissionais e que contam com todo o aparato garantido com equipamentos de alta qualidade”, ressaltou.

“As pessoas muitas vezes se apegam apenas ao valor do investimento que é feito para o desenvolvimento das atividades, mas esquecem de observar o tamanho do benefício que o projeto proporciona”, disse o secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite.

O secretário ainda afirmou que novos investimentos serão realizados para que mais capixabas possam ser atendidos por atividades que complementam as atividades escolares. “Serão mais de 400 núcleos de inclusão social por todo o Espírito Santo, que vai nos permitir trabalhar as atividades no contraturno escolar. Atividades que vão nos permitir criar o conceito de ‘aluno em tempo integral’, ou seja, que possuirá atividades também após o período escolar”, concluiu Vandinho.

Orkut: Comunicação
Sesport Youtube: Sesport