08/07/2009 15h40 - Atualizado em 05/05/2016 11h42

Ginastas capixabas voltam vitoriosas de Torneio na Bulgária

As atletas que representaram o Brasil no Torneio Internacional de Ginástica Rítmica “Summer of Kyustendil”, na Bulgária, durante os dias 03, 04 e 05 de julho, trouxeram para o Espírito Santo nove medalhas e três troféus. Este número só não foi maior devido ao regulamento permitir que apenas uma ginasta de cada país suba ao pódio por prova. Caso isso fosse possível, os Espírito Santo conquistaria com mais quatro medalhas e um troféu. As ginastas e a técnica Gizela Batista viajaram com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), e voltaram vitoriosas para Vitória nesta terça-feira (07).

Emanuelle Lima, de 13 anos, ganhou quatro medalhas de ouro nos aparelhos Corda, Bola e Arco, e ainda foi campeã geral do Juvenil. Na mesma categoria, Carolina Garcia, de 13 anos, ficou em segundo lugar nos três aparelhos, mas como apenas uma atleta de cada país pode subir ao pódio, não recebeu as premiações. Segundo a presidente da federação Espírito-Santense de Ginástica, Dalza Batista, esse tipo de restrição é comum. “Infelizmente isso acontece, principalmente na Europa. É preciso se acostumar e não perder a motivação”, comenta.

Ginastas da Bulgária, Bélgica, Áustria e Brasil participaram do torneio. “Estava muito difícil, todas as ginastas eram muito boas. Por isso, é um orgulho trazer essas medalhas para o Estado”, declara a atleta Carolina Garcia. Além disso, para Dalza Batista, o resultado tem um sabor especial. “Essa premiação veio na terra onde foi criada a ginástica, na Bulgária, o que mostra que o esporte no Espírito Santo está no caminho certo”, enfatiza.

Na classificação pré-infantil, Mayra Sineriz, de 10 anos, conquistou duas medalhas de bronze: uma na apresentação com Mãos Livres e outra no aparelho Corda, e o troféu de 3º lugar no Individual Geral. No Infantil, Anna Clara Deps, de 11 anos, recebeu uma medalha de prata pelo resultado na prova de Mãos Livres e um troféu de 3º lugar no Individual Geral.

As quatro capixabas foram as únicas brasileiras que participaram da competição. Segundo Gizela Batista, os treinos para o torneio começaram em janeiro. “Os nossos bons resultados são conseqüência de muito treino, esforço e dedicação”, comemora. A técnica disse também que duas das atletas já se preparam para o Campeonato Brasileiro Juvenil, que começa em agosto.

A equipe treina diariamente no Ginásio Audifax Barreto, na Sesport, em Bento Ferreira, Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914
Texto: Mariana Machado
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard