13/04/2011 19h24 - Atualizado em 05/05/2016 12h10

Fundão recebe investimentos em obras e em inclusão social por meio do esporte

“Para as crianças de Fundão, as atividades do programa Campeões de Futuro ampliam as opções nas áreas de lazer e esporte. Elas tiram as crianças das ruas e as afastam da violência. Eles seguem regras para permanecer nas atividades oferecidas pelo programa. Para isso, precisam tirar boas notas na escola e ter bom comportamento. Nosso objetivo não é formar atletas, mas cidadãos”, esse foi o depoimento do coordenador do núcleo de natação do programa, do município de Fundão, Moacyr De Carli Pereira, durante a solenidade de entrega de materiais esportivos e uniformes e de assinatura de ordem de serviço para a construção da unidade do Campo Bom de Bola, ambos do Governo do Estado, nesta quarta-feira (13), no distrito de Timbuí.

O evento contou com a presença do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado de Esportes e Lazer,Vandinho Leite, do prefeito Marcos Fernandes Moraes, do subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Renato Oliveira, e de diversas autoridades políticas locais. A pentacampeã mundial de bodyboarding, Neymara Carvalho, também esteve na solenidade e entregou um kit simbólico ao aluno Estéfano Gomes, de 13 anos.

Ao todo, 200 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, são beneficiadas pelo Campeões de Futuro no município. E com a entrega de novos equipamentos e uniformes, mais 100 alunos serão beneficiados na modalidade de natação. O programa oferece ainda atividades na modalidade de bodyboarding.

Com a construção da unidade do Campo Bom de Bola, o município terá mais um espaço esportivo para desenvolvimento de atividades físicas e de projetos de inclusão social, assim como o Campeões de Futuro.

Equipado com grama sintética, alambrado e iluminação, o Campo Bom de Bola pode ser utilizado 24 horas, sete dias por semana. O investimento neste projeto, que ultrapassa a ordem de R$ 239.000,00, já proporcionou a construção de 12 campos de futebol soçaite no Estado, de um total de 80 que serão oferecidos aos capixabas até 2014.

O vice-governador Givaldo Vieira reafirmou a importância de programas e projetos esportivos como políticas públicas para a promoção da inclusão social. “O Campo Bom de Bola oferece acesso livre para nossos jovens praticarem esportes e, desde que de forma organizada, torna-se uma grande ferramenta para incluí-los e torná-los cidadãos”, destacou. Ele também lembrou a história da atleta capixaba Neymara Carvalho, para incentivar as crianças presentes:

“A Neymara iniciou no bodyboarding após encontrar uma prancha perdida na praia, quando trabalhava em um quiosque em Vila Velha e começou a treinar sozinha. Ela não teve a oportunidade que o projeto Campeões de Futuro oferece, de um treinamento ideal, estrutura e, ainda assim, se tornou uma supercampeã. O governo Casagrande quer prepará-los para se tornarem verdadeiros campeões, principalmente em cidadania, educação e convivência em grupo”, concluiu o vice-governador.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, mais uma vez destacou a importância dos valores que o esporte é capaz de levar às milhares de crianças e adolescentes que fazem parte do programa Campeões de Futuro. “Neymara Carvalho é a nossa convidada hoje para simbolizar um atleta de alto rendimento do Espírito Santo que venceu por meio do esporte. Pode ter certeza que muitos aqui, que fazem parte do programa, continuarão no esporte, mas o que é mais importante é que todos levem para a vida os valores morais que o esporte tem a oferecer a cada um de vocês”, disse o secretário, que revelou ainda ter recebido duas importantes missões do governador Renato Casagrande:

“A primeira delas é dar continuidade e avançar com as obras iniciadas no governo passado, que significa um desprendimento político em prol do avanço social. A segunda é oferecer inclusão social e qualidade de vida para aqueles mais necessitados, que estão em condições de vulnerabilidade social”.

A pentacampeã mundial de bodyboarding, Neymara Carvalho, também destacou as ações sociais que o esporte promove na vida de muitas crianças e adolescentes. Disse ainda que o esporte é um importante aliado “para a realização dos nossos sonhos, pois nos dá condições de conhecer muitos lugares no Mundo e também diversas culturas”.

Campo Bom de Bola

O investimento no projeto é de R$ 239 mil para a construção do campo de grama sintética, alambrado e iluminação. Para orientar no processo de construção dos campos de futebol soçaite, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) organizou e distribuiu, para cada prefeitura do Estado, uma cartilha com a documentação técnica necessária para formalizar os convênios.

A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo.

Já foram inauguradas as unidades dos municípios de Iconha, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Atílio Vivácqua, Santa Teresa, Vargem Alta, Ibatiba, Montanha, São Mateus, Ponto Belo e Sooretama.

da vice-governadoria do Espírito Santo
Gabriela Galvão