31/07/2009 13h55 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Final estadual de judô das Olimpíadas Escolares será no Ginásio da Sesport com 101 estudantes

As provas de judô das finais estaduais das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES) serão realizadas, neste domingo (02), no Ginásio Poliesportivo Jayme Navarro de Carvalho, na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória. A competição terá início às 8 horas.

A etapa final desta modalidade das OES reunirá 101 estudantes capixabas dos municípios de Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Serra, Colatina, Vitória, Guarapari, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim.

Participam 24 meninas e 46 meninos da categoria infantil e, do juvenil são 25 judocas do masculino e seis do feminino. Um atleta de cada categoria e naipe se classificará para o brasileiro, que começa em 10 de setembro para os atletas de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG), e em 05 de novembro para os competidores de 15 a 17 anos, em Londrina e em Maringá (PR).

Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo são organizadas pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O campeonato envolve instituições particulares, públicas municipais, estaduais, federais de todos os municípios capixabas, em disputas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

As OES foram criadas a fim de aumentar a participação das escolas do Estado em atividades esportivas e de mobilizar a juventude estudantil capixaba em torno do esporte e lazer. Outros objetivos são o de contribuir para o desenvolvimento social do aluno e oferecer acesso à prática do esporte escolar aos estudantes.

Os atletas são divididos nas categorias masculino e feminino e em duas faixas etárias: a infantil, composta por alunos de 12 a 14 anos; e a juvenil, de 15 a 17 anos.

O torneio estadual é dividido em quatro etapas: municipal, regional, final Sul e Norte e finais estaduais. Os campeões municipais das OES disputam entre si uma vaga para as finais Norte e Sul. Nesta fase, os vencedores regionais se encontram em mais uma etapa eliminatória antes das finais estaduais. Depois, os campeões estaduais de cada modalidade representam o Espírito Santo na etapa nacional.

Assessoria de Comunicacao da Sesport
Filipe Calmon