31/07/2009 14h03 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Finais estaduais de vôlei das Olimpíadas Escolares serão realizadas em Santa Maria de Jetibá

Nesta terça-feira (04), será realizado o Congresso Técnico para as Finais Estaduais de Voleibol das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES). A reunião acontecerá no Ginásio de Esportes Hermann Roelke, em Santa Maria de Jetibá. A partir das 8 horas da quarta-feira (05), começam os jogos da competição estadual, que prosseguem até o sábado (08).

O Congresso Técnico, na terça-feira (04), reunirá os times competidores com a organização das OES, para os sorteios das chaves dos jogos e dos horários das partidas e discussão de questões e dúvidas que não foram sanadas pelo regulamento. Ainda na terça-feira (04), será realizada a Abertura das Finais Estaduais de vôlei das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo, às 18 horas.

São três equipes da Região Metropolitana de Vitória, seis da Região Norte e mais seis da Região Sul do Estado, dos municípios de Piúma, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Guaçuí, Linhares, São Gabnriel da Palha, Aracruz, Vitória, Santa Tereza, Vila Velha, Cariacica e Santa Maria de Jetibá.

Os times de meninos e meninas do infantil e do juvenil competirão por quatro vagas na fase nacional das OE, uma para cada categoria e naipe. A etapa nacional das Olimpíadas terá início dia 10 de setembro para a categoria infantil, em Poços de Caldas (MG), e em 05 de novembro para a categoria juvenil, em Maringá e em Londrina (PR).

OLIMPÍADAS ESCOLARES
As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo são organizadas pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O campeonato envolve instituições particulares e públicas (municipais, estaduais e federais), de todos os municípios capixabas, em disputas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.
As OES foram criadas a fim de aumentar a participação das escolas do Estado em atividades esportivas e mobilizar a juventude estudantil capixaba em torno do esporte e lazer. Outros objetivos são o de contribuir para o desenvolvimento social do aluno e oferecer acesso à prática do esporte escolar aos estudantes.
Os atletas são divididos nas categorias masculino e feminino e em duas faixas etárias: a infantil, composta por alunos de 12 a 14 anos; e a juvenil, de 15 a 17 anos.
O torneio Estadual é dividido em quatro etapas: municipal, regional, finais sul e norte e finais estaduais. Os campeões municipais das OES disputam entre si uma vaga para as finais Norte e Sul. Nesta fase, os vencedores regionais se encontram em mais uma etapa eliminatória antes das finais estaduais. Depois, os campeões estaduais de cada modalidade representam o Espírito Santo na etapa nacional.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914