11/08/2009 08h45 - Atualizado em 05/05/2016 11h44

Finais estaduais de handebol infantil das Olimpíadas Escolares serão realizadas em Castelo

Nesta terça-feira (11), será realizado o Congresso Técnico para as Finais Estaduais de handebol infantil das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES). A reunião acontece no Ginásio de Esportes Alexandre Frauches, em Castelo. Os jogos começam no mesmo dia, a partir das 16h30, e prosseguem até o sábado (15).

O Congresso Técnico, nesta terça-feira (11), reúne os representantes de cada time com a organização da OES, para discutir questões relacionadas à competição e sortear os times na fase de grupos do torneio.

A competição envolve 16 equipes dos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Alto Rio Novo, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Linhares, Mantenópolis, Montanha, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

As escolas competirão por duas vagas para a fase nacional das Olimpíadas Escolares, uma para o torneio masculino e outra para o feminino. A etapa nacional começa no dia 10 de setembro, em Poços de Caldas (MG).

Olimpíadas Escolares
As Olimpíadas Escolares do Espírito Santo são organizadas pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). O campeonato envolve instituições públicas municipais, estaduais, federais e particulares de todos os municípios capixabas em disputas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.
As OES foram criadas a fim de aumentar a participação das escolas do Estado em atividades esportivas e mobilizar a juventude estudantil capixaba em torno do esporte e lazer. Outros objetivos são o de possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas, contribuir para o desenvolvimento social do aluno e oferecer acesso à prática do esporte escolar aos estudantes.
Os atletas são divididos nas categorias masculino e feminino e em duas faixas etárias: a infantil, composta por alunos de 12 a 14 anos; e a juvenil, de 15 a 17 anos.
O torneio Estadual é dividido em quatro etapas: municipal, regional, finais sul e norte e finais estaduais. Os campeões municipais das OES disputam entre si uma vaga para as finais Norte e Sul. Nesta fase, os vencedores regionais se encontram em mais uma etapa eliminatória antes das finais estaduais. Depois, os campeões estaduais de cada modalidade representam o Espírito Santo na etapa nacional.

Filipe Calmon
(27) 3314.3526/ 9901.9914